Você tem poros dilatados? Saiba como tratar!

Os poros dilatados são um problema principalmente para quem tem pele oleosa. A dilatação dos poros também é mais frequente no verão, devido ao suor (que sai através dos poros) e também pelo aumento da oleosidade da pele causado pelo calor.

Os poros se dilatam devido ao aumento das glândulas sebáceas e da secreção de sebo. Os poros são basicamente pontos na pele de onde saem a secreção sebácea e os pelos. A glândula sebácea e o pelo dividem o mesmo poro, mas há uma regra: quanto maior o pelo, menor é a glândula sebácea. Por isso, em áreas sebáceas com muitos poros, como a zona “T” (boca, nariz e olhos), e sem os pelos, a secreção tende a ser maior.

Poros dilatados podem causar espinhas?
A mistura de sebo com células mortas que saem pelos poros protege sua pele de bactérias, vírus, além de vento e chuva. Algumas vezes, entretanto, quando o poro está obstruído e o sebo com células mortas tenta sair e não consegue, resulta em acne (dilatação e inflamação do poro).

Qual é a causa dos poros dilatados?
Pele oleosa: As pessoas que têm naturalmente pele oleosa tendem a ter poros dilatados. Isso ocorre porque o óleo e as células mortas que se depositam ao redor dos poros fazem com que essa pele ao redor dos orifícios dos poros fique inchada, fazendo com que os poros pareçam maiores do que realmente são.

Idade: Conforme envelhecemos, a nossa pele perde sua elasticidade, o que faz com que os poros fiquem mais evidentes. A exposição ao sol, naturalmente acumulada com a idade, também afeta o aspecto dos poros.

Hereditariedade:  A predisposição genética também pode ser um fator para o aparecimento de poros dilatados. Caso um de seus pais apresente poros dilatados, você também pode herdar a mesma característica.

Cuidado com a maquiagem

Quem tem os poros muito abertos deve usar somente maquiagem líquida e oil free em vez da versão em pó. Os produtos em pó penetram mais profundamente e obstruem os poros, o que pode levar à formação de espinhas e bolinhas. O cuidado também deve ser redobrado na hora da retirada: o ideal é passar primeiro o demaquilante e depois lavar o rosto. O demaquilante limpa a pele mais profundamente e evita que você fique esfregando demais o rosto, movimento que provoca o aumento de oleosidade.

Alguns cuidados para melhorar a aparência dos poros dilatados

– Nunca esprema espinhas

– Sempre retire a maquiagem antes de dormir

– Evite muita exposição solar

– Use produtos específicos na hora da limpeza

– Utilize produtos como primer facial, eles são essenciais para controlar a oleosidade

– Aplique máscaras faciais de argila verde e branca. Elas reduzem a oleosidade da pele sem descamar e melhoram os poros

– Faça esfoliação semanal, que ajuda a retirar as impurezas, deixando a pele “respirar” melhor

Tratamento para os poros dilatados
Para tratar os poros, opte em conversar com um dermatologista para indicar o tratamento mais adequado para seu caso.

Normalmente os especialistas indicam fórmulas com ácido retinoico para utilizar uma semana por mês, descamando suavemente e assim refinando sensivelmente os poros. O profissional avaliará a possibilidade de usar o medicamento via oral isotretinoina – que faz enorme diferença na pele oleosa e mista, tornando-a praticamente normal. Peelings especiais de ácidos suaves, como o ácido retinoico, são um método simples e eficiente para fechar os poros e dar aspecto aveludado.

Microdermoabrasão/Peeling de Cristal

Esse tratamento consiste no uso de pequenos cristais que, em contato com a pele, promovem uma esfoliação leve. No mesmo aparelho existe um sistema de vácuo que aspira as células mortas e o óleo que podem obstruir os poros.

Peeling Químico de Ácido Retinoico

O tratamento de poros dilatados com peeling químico tem ótimos resultados, assim como a microdermoabrasão. Pode-se utilizar o ácido retinoico a 5%, em uma sessão semanal, de quatro a seis sessões para um tratamento completo.

Luz pulsada

A luz intensa pulsada reduz as glândulas sebáceas e o diâmetro do poro. Mas atenção: como a pele fica mais sensível, é preciso aplicar protetor solar e evitar o sol nos primeiros dez dias após o tratamento. Do contrário, os poros voltam a ficar abertos. A aplicação de luz pulsada pode ser feita uma vez por mês e tem resultados gradativos, ou seja, repetindo o tratamento com frequência, os poros tendem a permanecer menores. Em casos mais acentuados, em que há associação com cicatrizes de acne, o ideal é tratar com o laser de CO2 fracionado, que penetra nas camadas mais profundas da pele e acelera a renovação celular e a recuperação das áreas marcadas pela acne.

Produtos que ajudam melhorar o aspecto de poros dilatados

1 – Primer L’Oréal Studio Secrets: Deixa a pele suave com um toque aveludado disfarçando rugas, poros dilatados e melhorando a textura irregular da pele. Disfarça imperfeições e elimina a oleosidade da pele. Disponível na Dafiti.

2 – Primer facial para poros dilatados Contém 1g: sua fórmula livre de óleo e com microesferas de sílica proporciona uma sensação única de conforto através de um toque macio e aveludado à pele. (resenha aqui)

3 – Creme Pré-Maquiagem The POREfessional, Benefit: Antes da maquiagem, aplique na pele com os dedos e capriche em regiões mais problemáticas. Vale levar o produto na bolsa para retoques ao longo do dia. Disponível na Sephora.

4 – Correcting Serum, Clinique : Com textura bem fininha, promete reduzir a aparência dos poros em até 58%, em apenas duas semanas. A marca também conta com hidratante e primer para o problema. Disponível na Época Cosméticos e Sephora.

5 – Egg Pore Silky Smooth Balm Tony Moly: É um primer que esconde poros dilatados, rugas finas e cicatrizes para dar à pele aspecto liso, macio e sedoso.

 

Beleza e Saúde

  • Comentar