WhatsApp: veja dicas para manter as suas conversas longe de curiosos

home_gcom_150117_whatsappO WhatsApp possui algumas ferramentas de segurança que ajudam a proteger a privacidade dos usuários e de suas conversas. Há uma série de funcionalidades que podem ser habilitadas pelos próprios usuários, como ocultação da foto de perfil e arquivamento de conversas, além do bloqueio do app com senha e muito mais.

O site TechTudo fez uma lista das principais opções de segurança. Confira:

1. Verificação em duas etapas e código de bloqueio

Para ativar o código de segurança extra, vá para a tela de configurações, selecione “Conta” e depois “Verificação em duas etapas”. Toque em “Ativar”, digite um código PIN de 6 dígitos e clique em “Avançar”. Basta confirmar o código PIN e incluir um e-mail para recuperar este código, caso queira.

2. Notificação de criptografia

As conversas do WhatsApp são protegidas por criptografia de ponta a ponta. Porém, é possível adicionar notificações de quando esse código é alterado para garantir a ativação do recurso. A funcionalidade pode ser útil quando o seu contato trocar de celular, por exemplo.

Para habilitar, acesse “Conta” nas configurações do aplicativo e selecione “Segurança”. Por fim, ative a chave ao lado de “Mostrar notificações de segurança”.

3. Ocultar foto do perfil

Entre em “Conta” e “Privacidade”. Selecione “Foto de perfil” e escolha se quer que a foto fique disponível para “Todos” (qualquer pessoa pode ver, mesmo se não for seu contato no celular), “Meus contatos” (visível apenas para os seus contatos) ou “Ninguém”.

4. Data e horário da última vez em que esteve online

Volte para “Conta” e “Privacidade”. Lá, existe a opção “Visto poas. Selecione os contatos salvos no celular que quer bloquear.r último”. Aí, basta escolher se “Todos” podem ver, “Meus contatos” ou “Ninguém”.

Ao desativar essa função, o usuário também não terá mais como saber quando os amigos estiveram online pela última vez.

5. Remover os checks azuis de “mensagem visualizada”

Na mesma tela, em “Privacidade”, desmarque a opção “Confirmações de leitura”.

6. Bloquear contatos

Na mesma seção, selecione “Bloqueados”. Serão exibidos os seus contatos bloqueados no WhatsApp. Clique em “+” para adicionar novas pessoas.

7. Ocultar status

Ainda em “Privacidade” do WhatsApp, é possível limitar a visualização dos “stories” do WhatsApp. Para isso, encontre a opção “Status” e selecione “Meus contatos”, “meus contatos exceto…” (para excluir algum número salvo no seu celular da lista de quem pode ver os seus status) e “Compartilhar somente com…” (para escolher pessoas específicas para ver seus status, ocultando de todos os demais).

8) Apagar o histórico de conversas

Quer fugir dos curiosos? Vá em “Conversas” e “Histórico de conversas”. Por lá, poderá “Arquivar todas as conversas” (caso queira apenas esconder da tela inicial), “Limpar todas as conversas” (apaga o conteúdo) e “Apagar todas as conversas” (exclui todo o conteúdo e o atalho das suas conversas).

10. Senha no aplicativo

Há alguns aplicativos que incluem uma senha extra no WhatsApp, como é o caso do PSafe Total, do Whatslock e do ChatLock+.

Notícias ao Minuto

  • Comentar