CONECTE-SE CONOSCO

Notícias

ALERTA: No verão, pais devem ter cuidado redobrado para evitar picada de escorpião em crianças

Publicado há

em

Neste período de verão é comum o aparecimento de escorpiões, o clima úmido e quente é considerado ideal para o aparecimento desse tipo de animal. Ele costuma se abrigar em esgotos, entulhos, dentro de calçados e roupas. Para prevenir picadas desse bicho peçonhento, é preciso adotar hábitos simples, como verificar qualquer objeto antes de utilizá-lo e cuidar melhor da limpeza dos ambientes.

O infectologista do Hapvida, Fernando Chagas, orienta um cuidado especial com as crianças, pois a picada de escorpião nelas acaba sendo mais grave, podendo levar à morte em alguns casos. Ele recomenda verificar e sacudir roupas e sapatos antes de usar e olhar de forma minuciosa o local de brincadeira dos pequenos.

Entre os sintomas após a picada, o especialista destaca: dor no local e o surgimento de sensação de queimação, dormência ou coceira, diminuição ou aumento da temperatura corporal, náuseas, vômitos, arritmias cardíacas, agitação e até sonolência e confusão mental. Segundo ele, caso desconfie que a criança foi picada, o ideal é procurar de imediato atendimento médico.

O analista de sistemas Thiago Ramos tem dois filhos de 3 e 5 anos e mora no segundo andar de um prédio localizado no Bairro dos Estados, em João Pessoa. Ele foi surpreendido com dois escorpiões dentro do seu apartamento, inclusive um deles passeava no quarto das crianças. “Eu entrei em pânico. Tinha encontrado um escorpião no banheiro na toalha de rosto e uma semana depois, tinha outro passeando no quarto dos meus filhos”, relata.

Para acabar com o risco de aparecer mais escorpiões, Thiago adotou algumas medidas. Comprou ralos novos que abre e fecha e colocou soleiras nas portas. “Também fizemos uma super faxina na casa, arrastando todos os móveis, limpando gavetas e armários”, explica.

O Ministério da Saúde não recomenda o uso de produtos químicos como pesticidas para o controle de escorpiões. Estes produtos, além de não possuírem eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes. Outra recomendação é manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2018, foram contabilizados 141,4 mil casos de acidentes com escorpiões no Brasil. Em 2017, foram 125 mil registros. Em 2016, foram 91,7 mil notificações. Em relação às mortes, 115 óbitos foram registrados em 2016 e 88 em 2017.

Medidas para evitar acidentes: 

– Usar luvas de couro para manipular entulho e material de construção;
– Não mexer em lixo ou entulho acumulado;
– Limpar terrenos baldios próximos à sua casa;
– Colocar telas nos ralos, pias e protetores nas portas;
– Evitar acúmulo de lixo;
– Olhar antes de calçar sapatos e botas;
– Evitar a presença de baratas em casa (alimento dos escorpiões);
– Não deixar grama alta ou mato;
– Evitar manipular escorpiões, e quando necessário, usar pinças e material adequado.

Comente com seu Facebook

Clique para comentar

Escreva sua Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Em Araçagi: Prefeita Josilda verifica as instalações que em breve irão receber ações e serviços da Secretaria de Ação Social

Publicado há

em

Na manhã desta quarta-feira (21), a Prefeita Josilda Macena esteve com sua comitiva formada pelas secretárias de Ação Social, Danielly Pessoa, de Saúde, Valquíria Ferreira, de Comunicação, Cristiano Santos, dos vereadores Beto Mariano e Melqui Gomes e alguns assessores na região sul do nosso município.
No Assentamento Maria Preta a Prefeita Josilda verificou as instalações que em breve irão receber o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo naquela localidade, o espaço servirá para levar ações e serviços da Secretaria de Ação Social, para que as pessoas do assentamento e das localidades vizinhas não precisem se deslocar até a cidade para resolver questões como as do bolsa família por exemplo.
O Espaço também será um apoio administrativo para a prefeitura e demais secretarias, servindo como local de atendimento ao público da região sul em datas Programadas da Prefeita

Josilda Macena

e secretários, essa é uma maneira de descentralização da gestão para ficar mais próximo da população e facilitar o contato dos cidadãos da região sul com o poder executivo do Município de Araçagi.

Na ocasião as instalações foram analisadas e em breve será iniciado o processo de estruturação e adequação final do local para iniciar esse trabalho naquela região.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇAGI
De mãos dadas com o povo!
ASSESSORIA

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Notícias

Pepê chega a acordo para deixar o Flamengo e acerta com o Cuiabá

Publicado há

em

Pepê chega a acordo para deixar o Flamengo e acerta com o Cuiabá

O volante Pepê chegou a um acordo para deixar o Flamengo, faltando dois meses para o fim de seu vínculo. O clube carioca vai manter 20% dos direitos econômicos em uma futura venda do atleta.

O destino do jogador será o Cuiabá – ele assinará nos próximos dias um contrato de três anos, como informou o “Uol” e foi confirmado pelo ge.

O contrato de Pepê com o Flamengo se encerrava em junho. A diretoria planejava uma renovação com o jogador até o fim de 2022, mas não houve avanço no tema. Ele se despediu dos companheiros na manhã desta quinta-feira, no Ninho do Urubu.

Pepê em ação pelo Flamengo no Campeonato Carioca — Foto: André Durão

Pepê em ação pelo Flamengo no Campeonato Carioca — Foto: André Durão

Pepê ficou fora da lista de relacionados do Flamengo para a estreia na Libertadores, contra o Velez, nesta terça-feira, por opção técnica. Ele foi titular no empate em 2 a 2 com a Portuguesa, pelo Campeonato Carioca, no último sábado.

O meio-campista tem 23 anos e foi criado nas divisões de base do Flamengo. Após muito tempo sem oportunidades, voltou a ser utilizado por Rogério Ceni no último Campeonato Brasileiro e teve o contrato renovado até junho. Na atual temporada, participou de seis partidas.

Ge

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Notícias

Figueirense posta como se estivesse classificado, mas é eliminado, e rivais zoam

Publicado há

em

O Figueirense empatou sem gols com o Marcílio Dias pela última rodada do Campeonato Catarinense e saiu de campo classificado para o mata-mata, mas viu a vaga à segunda fase ir pelos ares por conta de um gol nos acréscimos do Hercílio Luz contra o Joinville. A eliminação não passou em branco nas redes sociais.

A equipe alvinegra postou no Twitter a classificação, indicando até o adversário das quartas de final, mas apagou na sequência devido à vitória do Hercílio. Porém, em tempos de internet, os prints são eternos, e o clube de Tubarão não perdoou.

A Chapecoense brincou com a situação e confirmou que o compromisso no próximo domingo será com o Hercílio Luz, que terminou a primeira fase na oitava colocação.

Quem também lembrou da eliminação precoce do Figueirense foi o Avaí, que destacou o famoso meme do “hoje não, hoje sim” de Cléber Machado narrando a Fórmula 1.

Com a despedida no estadual, o Figueirense volta a campo somente na estreia da Série C do Campeonato Brasileiro, no dia 29 de maio, contra o Novorizontino, fora de casa.

Ge

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.