Cidades
Conselho do DER reduz proposta de 21% e reajuste médio nas tarifas dos transportes intermunicipais é de 7%
O Conselho Executivo do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, em reunião realizada nessa sexta-feira (25), reduziu o percentual proposto pelas empresas integrantes do sistema de transporte coletivo intermunicipal – 21,7% para linhas de características urbanas e 19,6% para linhas de características rodoviárias – e aprovou um reajuste médio de 7% no valor das tarifas praticadas nestas linhas de transporte de passageiros e para a travessia hidroviária Cabedelo/Costinha. As novas tarifas entrarão em vigor a partir de zero hora deste domingo (27).
Para aprovar os novos índices de reajuste, o Conselho Executivo do DER, sob a presidência do engenheiro Carlos Pereira de Carvalho e Silva, após analisar reivindicações das empresas que operam o sistema, levou em consideração diversos fatores para a concessão de um reajuste possível tanto para as empresas como para os usuários.
Foi feita uma análise detalhada de aumento de preços dos insumos básicos formadores do custo operacional dos ônibus, principalmente do óleo diesel, superior aos índices inflacionários oficiais e, ainda, a redução anual na quantidade de passageiros transportados pelo Sistema. Foram consideradas, também, a necessidade de renovação e ampliação da frota, a melhoria da qualidade dos serviços prestados e, por fim, a garantia da segurança da população usuária dos transportes intermunicipais de passageiros.
Cidades
Brasil registra mais 3.808 mortes por Covid-19 em 24h
Nesta terça-feira (13), o Brasil registrou 3.808 novas mortes em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas.
Os números foram divulgados pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e, com isso, o Brasil chega a 358.425 o número total de óbitos em razão da doença.
De ontem para hoje, foram registrados mais 82.186 novos casos, levando o total de notificações da doença no País para 13.599.994.
NOTICIAS AO MINUTO
Comente com seu Facebook
Cidades
Em 1 ano, Guarabira soma 6332 casos de covid-19 e 92 mortos
A cidade de Guarabira soma a marca de 6332 casos de covid-19 e 92 óbitos durante todo o período da pandemia, segundo a plataforma do painel Covid do Governo do Estado da Paraíba.
Nos últimos dias foram noticiadas aumento de mortes pelo coronavírus, e os cidadãos se viram com o sistema de saúde frágil e lotado, onde os pacientes que antes eram restritos a UPA tiveram que ser transferidos e atendidos no Hospital Regional de Guarabira.
A cidade está classificada como bandeira laranja pelo Governo do Estado.
Comente com seu Facebook
Cidades
Governo da PB abre inscrições para cursos técnicos gratuitos, em Guarabira são 75 vagas
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), divulgou o edital com 1.125 vagas em cursos técnicos distribuídos em 27 municípios paraibanos. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23).
Os cursos serão ofertados pelos programas Pronatec-PB e Mediotec-PB. Os alunos selecionados para as vagas receberão uma bolsa equivalente a R$ 2 por hora de aula que estiverem presentes. As cargas horárias totais dos cursos variam entre 800 e 1200 horas.
Os interessados na seleção devem ser estudantes da Rede Pública Estadual que estejam cursando a primeira, segunda ou terceira série do ensino médio e com idade entre 15 a 19 anos completos no início das aulas.
Os estudantes que estejam cursando a primeira e a segunda série poderão fazer a inscrição nos cursos com carga horária igual a 800 horas, 1000 horas e 1200 horas. Já os estudantes que estejam cursando a terceira série do ensino médio poderão optar pelos cursos com carga horária igual a 800 horas e 1000 horas.
As inscrições podem ser feitas através do site do Mediotec. Os interessados podem se inscrever a partir desta terça-feira (23) até o próximo dia 16 de abril.
Cursos
Os cursos oferecidos serão os de: Técnico em Administração, Técnico em Confeitaria, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eventos, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Marketing, Técnico em Programação de Jogos Digitais e Técnico em Segurança do Trabalho. A quantidade de vagas por curso está disponível em http://bit.ly/MediotecPB2021.
Cidades
Os municípios onde os cursos serão ofertados são: Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Cabedelo, Cacimba de Dentro, Cajazeiras, Campina Grande, Conceição, Conde, Curral de Cima, Guarabira, Gurjão, Itaporanga, João Pessoa, Junco do Seridó, Lucena, Mamanguape, Mataraca, Monteiro, Patos, Pedro Régis, Pocinhos, Rio Tinto, São José de Piranhas, Sousa, Sumé, Tavares e Uiraúna.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei nº 12.513, com a finalidade de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. Ao todo, o investimento para a oferta das 1.125 vagas será de R$ 10,9 milhões.
O Mediotec, por sua vez, é uma das ações do Pronatec para formação de técnicos durante o ensino médio, ou seja, os alunos receberão dois diplomas na conclusão dos estudos. A gestão administrativa e pedagógica do Pronatec e do Mediotec é exclusivamente estadual, por meio da Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).
Assessoria
Comente com seu Facebook
-
Politica3 dias
Parlamentares buscam acordos para vetos e mudança no Orçamento
-
Notícias3 dias
PREFEITA JOSILDA MACENA EMITE NOVO DECRETO COM AS NOVAS MEDIDAS EMERGENCIAIS NO COMBATE AO CORONAVÍRUS
-
Notícias3 dias
Guarabirense pede ajuda para custear tratamento
-
Notícias3 dias
Morre, aos 30 anos, vereador vítima da Covid-19, na Paraíba, após uma semana de intubação
-
Notícias3 dias
NOVO NORMAL PB: Guarabira retorna a fase amarela
-
Destaque3 dias
Jean de Lula Mijão morre vítima de Covid-19
-
Entretenimento3 dias
Neymar deixa portas abertas para Santos e Flamengo, mas diz que não jogaria no São Paulo
-
Notícias3 dias
CFM diz no Senado que não aprova tratamento precoce contra covid-19
Comente com seu Facebook