CONECTE-SE CONOSCO

Cidades

Chuvas: Corpo de Bombeiros orienta população sobre como prevenir alagamentos e outros incidentes

Publicado há

em

Tendo em vista a intensificação das precipitações na Grande João Pessoa e em várias cidades da Paraíba, nos últimos dois dias, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) orienta a população sobre como agir em caso de alagamentos e também como evitar esse e outros tipos de incidentes. Segundo informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), nesse período, na região mencionada, ainda não foram registrados chamados relacionados às chuvas, com exceção de um caso de alagamento em residência, sem maior gravidade, no Distrito Mecânico, na madrugada desta quarta-feira (06).

No entanto, conforme o chefe da seção de Relações Públicas do CBMPB, major Flaubert Barbosa, como a expectativa é de mais precipitações nos próximos dias, há a propensão de haver quedas de árvores (pelo acúmulo de água nas folhas e tronco) e pontos de alagamento. Por isso, quem precisa se deslocar a pé deve evitar andar próximo a árvores, postes ou cercas elétricas – sobretudo se as precipitações estiverem acompanhadas de raios. Além disso, evitar locais abertos como campos e praias, que não trazem proteção para as descargas elétricas.

Quanto aos riscos de alagamento, o major Flaubert alerta que as pessoas não devem colocar lixos nas calçadas, pois a água leva os resíduos até as galerias, provocando o entupimento delas e posterior alagamento. “Esse é um dos principais meios de prevenção e a mesma regra, de não despejar o lixo, serve para encostas, córregos, margens de rios ou em áreas verdes”.

Segundo ele, eletrodomésticos ou móveis em desusos também não devem ser abandonados nas ruas ou em terrenos baldios. “Tudo que é despejado nas vias públicas, quando as chuvas caem, acabam contribuindo para a obstrução dos córregos e bueiros e voltando para as residências”. Já nas ocorrências de alagamento, a população também precisa tomar cuidados preventivos para se manter segura. A orientação é nunca entrar na água.

“É preciso procurar um local seguro e ficar de olho nas crianças, pois o contato com a água suja também traz doenças. Se o nível da água ameaça subir demais e não tiver mais como sair do lugar, acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo 193, nosso número de emergência”, recomenda, ao enfatizar que “estamos com nossas equipes em alerta para atender a população em caso de emergências envolvendo chuvas”.

Comente com seu Facebook

Clique para comentar

Escreva sua Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Brasil registra mais 3.808 mortes por Covid-19 em 24h

Publicado há

em

Nesta terça-feira (13), o Brasil registrou 3.808 novas mortes em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas.

Os números foram divulgados pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e, com isso, o Brasil chega a 358.425 o número total de óbitos em razão da doença.

De ontem para hoje, foram registrados mais 82.186 novos casos, levando o total de notificações da doença no País para 13.599.994.

NOTICIAS AO MINUTO

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Cidades

Em 1 ano, Guarabira soma 6332 casos de covid-19 e 92 mortos

Publicado há

em

A cidade de Guarabira soma a marca de 6332 casos de covid-19 e 92 óbitos  durante todo o período da pandemia, segundo a plataforma do painel Covid do Governo do Estado da Paraíba.
Nos últimos dias foram noticiadas aumento de mortes pelo coronavírus, e os cidadãos se viram com o sistema de saúde frágil e lotado, onde os pacientes que antes eram restritos a UPA tiveram que ser transferidos e atendidos no Hospital Regional de Guarabira.
A cidade está classificada como bandeira laranja pelo Governo do Estado.

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Cidades

Governo da PB abre inscrições para cursos técnicos gratuitos, em Guarabira são 75 vagas

Publicado há

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), divulgou o edital com 1.125 vagas em cursos técnicos distribuídos em 27 municípios paraibanos. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23).

Os cursos serão ofertados pelos programas Pronatec-PB e Mediotec-PB. Os alunos selecionados para as vagas receberão uma bolsa equivalente a R$ 2 por hora de aula que estiverem presentes. As cargas horárias totais dos cursos variam entre 800 e 1200 horas.

Os interessados na seleção devem ser estudantes da Rede Pública Estadual que estejam cursando a primeira, segunda ou terceira série do ensino médio e com idade entre 15 a 19 anos completos no início das aulas.

Os estudantes que estejam cursando a primeira e a segunda série poderão fazer a inscrição nos cursos com carga horária igual a 800 horas, 1000 horas e 1200 horas. Já os estudantes que estejam cursando a terceira série do ensino médio poderão optar pelos cursos com carga horária igual a 800 horas e 1000 horas.

As inscrições podem ser feitas através do site do Mediotec. Os interessados podem se inscrever a partir desta terça-feira (23) até o próximo dia 16 de abril.

Cursos 

Os cursos oferecidos serão os de: Técnico em Administração, Técnico em Confeitaria, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eventos, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Marketing, Técnico em Programação de Jogos Digitais e Técnico em Segurança do Trabalho. A quantidade de vagas por curso está disponível em http://bit.ly/MediotecPB2021.

Cidades 

Os municípios onde os cursos serão ofertados são: Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Cabedelo, Cacimba de Dentro, Cajazeiras, Campina Grande, Conceição, Conde, Curral de Cima, Guarabira, Gurjão, Itaporanga, João Pessoa, Junco do Seridó, Lucena, Mamanguape, Mataraca, Monteiro, Patos, Pedro Régis, Pocinhos, Rio Tinto, São José de Piranhas, Sousa, Sumé, Tavares e Uiraúna.

Pronatec 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei nº 12.513, com a finalidade de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. Ao todo, o  investimento para a oferta das 1.125 vagas será de R$ 10,9 milhões.

O Mediotec, por sua vez, é uma das ações do Pronatec para formação de técnicos durante o ensino médio, ou seja, os alunos receberão dois diplomas na conclusão dos estudos. A gestão administrativa e pedagógica do Pronatec e do Mediotec é exclusivamente estadual, por meio da Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).

Assessoria

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.