CONECTE-SE CONOSCO

Cidades

FIM DOS LIXÕES: Famup e MPPB realizam audiência em Sobrado para discutir Política Nacional de Resíduos Sólidos

Publicado há

em

A Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) continuaram nesta quinta-feira (14) a série de audiências com municípios paraibanos para discutir a implementação de ações previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, como a educação ambiental da população e a implantação do sistema de coleta seletiva para o reaproveitamento de resíduos sólidos em suas cidades, através da compostagem e reciclagem de materiais. Desta vez a audiência aconteceu no município de Sobrado.

As ações são tidas como alternativa social, econômica e ambiental mais adequada para acabar com os lixões a céu aberto e diminuir significativamente a quantidade de rejeitos a serem destinados a aterros sanitários. Estiveram presentes à capacitação técnica promovida pelos promotores de Justiça Raniere Dantas e José Farias, e pelo engenheiro ambiental do MPPB, Caio Sampaio, além do prefeito de Sobrado e presidente da Famup, George Coelho; do prefeito de Salgado de São Félix, Adjailson Pedro Silva de Andrade, do secretário municipal de Riachão do Poço, Abraão Dias; o secretário-executivo da Famup, Pedro Dantas; e o secretário de Relações Institucionais, Normando Paulo.

“Essa é uma ação de muita importância para a população paraibana. Estamos dando passos históricos rumo ao fim dos lixões em nosso Estado. Envolver a população nessa discussão, junto com o poder público e órgãos de controle e fiscalização é o melhor caminho para chegarmos a uma solução sustentável e executável”, comentou George Coelho.

O calendário de audiências começou a ser executado em fevereiro deste ano e, a princípio deve atender, até abril, 25 municípios dos 67 que assinaram o acordo de não-persecução penal proposto pelo MPPB, comprometendo-se a acabar com os lixões existentes em suas cidades no prazo de 365 dias (a contar da assinatura do acordo).

“A receptividade tem sido muito boa e importante registrar a participação da Famup na articulação com os municípios para adesão dos prefeitos e secretários, que têm se comprometido em fazer a educação ambiental da população, capacitando-a a fazer a adequada separação dos resíduos sólidos em três grupos: orgânicos, recicláveis e rejeito. Esses 25 municípios decidiram ir além e implementar a coleta seletiva, priorizando inclusive a questão dos catadores, gerando postos de trabalho e renda às pessoas”, disse o promotor.

Comente com seu Facebook

Clique para comentar

Escreva sua Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Paraíba tem 2.034 novos casos de COVID-19 registrado nas últimas 24h

Publicado há

em

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Cidades

Brasil registra mais 3.808 mortes por Covid-19 em 24h

Publicado há

em

Nesta terça-feira (13), o Brasil registrou 3.808 novas mortes em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas.

Os números foram divulgados pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e, com isso, o Brasil chega a 358.425 o número total de óbitos em razão da doença.

De ontem para hoje, foram registrados mais 82.186 novos casos, levando o total de notificações da doença no País para 13.599.994.

NOTICIAS AO MINUTO

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Cidades

Em 1 ano, Guarabira soma 6332 casos de covid-19 e 92 mortos

Publicado há

em

A cidade de Guarabira soma a marca de 6332 casos de covid-19 e 92 óbitos  durante todo o período da pandemia, segundo a plataforma do painel Covid do Governo do Estado da Paraíba.
Nos últimos dias foram noticiadas aumento de mortes pelo coronavírus, e os cidadãos se viram com o sistema de saúde frágil e lotado, onde os pacientes que antes eram restritos a UPA tiveram que ser transferidos e atendidos no Hospital Regional de Guarabira.
A cidade está classificada como bandeira laranja pelo Governo do Estado.

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.