CONECTE-SE CONOSCO

Cidades

LEVANTAMENTO: Paraíba é o 6º estado com maior número de prefeitas

Publicado há

em

A Paraíba é o sexto estado do Brasil com o maior número de mulheres na chefia do poder executivo municipal, se colocando acima da média nacional que é de 11,7%. O Estado conta com 40 prefeitas, o que equivale a apenas 18% dos 223 municípios paraibanos. Os dados são da pesquisa Perfil das Prefeitas no Brasil (2017-2020) realizada pelo Instituto Alziras. Os números ainda revelam a pequena participação feminina no comando das prefeituras e, como forma de apoiar a ampliação das mulheres na política, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) convoca as prefeitas para participarem da XXI Marcha dos Prefeitos que será realizada em Brasília nos dias 8 a 11 de abril, onde a temática será debatida.

O levantamento tem a finalidade de revelar um retrato de quem são as prefeitas brasileiras, suas trajetórias políticas e ambições, os desafios políticos e de gestão enfrentados e suas percepções sobre políticas públicas e as questões de gênero. Apesar de se manter acima do índice nacional em número de prefeitas, a presidente do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) na Paraíba, a prefeita de Monteiro, Anna Lorena, disse que o objetivo é fortalecer as práticas e ações que garantam um maior número de mulheres na política, principalmente nas eleições do próximo ano.

“É preciso que as mulheres participem da política de forma direta, para que essa realidade no nosso Estado possa mudar. Hoje somos 40 prefeitas no Estado, mas nosso objetivo é mudar essa realidade nas próximas eleições. Precisamos ocupar os nossos espaços dentro da política e faremos, principalmente a partir de agora com a criação do Movimento de Mulheres Municipalistas”, afirmou.

A Famup articulou a criação do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) e vem colaborando com a formação de novas lideranças. “Precisamos de igualdade, de mais mulheres comandando municípios paraibanos, por isso, também levaremos essa bandeira para a Marcha dos Prefeitos em Brasília. Convido todas as prefeitas a participarem desse movimento, pois será um momento importante para reivindicarmos, além das bandeiras das mulheres, ações para os nossos municípios”, disse o presidente da Famup, George Coelho.

No ranking, a Paraíba fica atrás de estados como Roraima, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão e Amapá. O Espírito Santo tem apenas 5,1% de mulheres nos Executivos, em um total de 78 municípios. O estado é seguido pelo Rio Grande do Sul e por Minas Gerais, com 6,2% e 7,6% de prefeitas respectivamente. Juntos, 11 estados apresentam percentual de Prefeitas abaixo da média nacional de 11,7%, incluindo todos os da Região Sudeste.

Já os estados com maior parcela de mulheres Prefeitas são Roraima e Rio Grande do Norte, com 26,7% e 26,3%, respectivamente. No entanto, Roraima é o estado da federação com menor número de municípios no total: somente 15, sendo quatro comandados por mulheres.

Comente com seu Facebook

Clique para comentar

Escreva sua Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Paraíba tem 2.034 novos casos de COVID-19 registrado nas últimas 24h

Publicado há

em

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Cidades

Brasil registra mais 3.808 mortes por Covid-19 em 24h

Publicado há

em

Nesta terça-feira (13), o Brasil registrou 3.808 novas mortes em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas.

Os números foram divulgados pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e, com isso, o Brasil chega a 358.425 o número total de óbitos em razão da doença.

De ontem para hoje, foram registrados mais 82.186 novos casos, levando o total de notificações da doença no País para 13.599.994.

NOTICIAS AO MINUTO

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Cidades

Em 1 ano, Guarabira soma 6332 casos de covid-19 e 92 mortos

Publicado há

em

A cidade de Guarabira soma a marca de 6332 casos de covid-19 e 92 óbitos  durante todo o período da pandemia, segundo a plataforma do painel Covid do Governo do Estado da Paraíba.
Nos últimos dias foram noticiadas aumento de mortes pelo coronavírus, e os cidadãos se viram com o sistema de saúde frágil e lotado, onde os pacientes que antes eram restritos a UPA tiveram que ser transferidos e atendidos no Hospital Regional de Guarabira.
A cidade está classificada como bandeira laranja pelo Governo do Estado.

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.