CONECTE-SE CONOSCO

Cidades

Homem mais velho de Caiçara completa 106 anos e não tem notícias de parentes

Publicado há

em

Nesse domingo, dia 14, o Sr. Abel Galdino da Silva, morador da cidade de Caiçara completou 106 anos de idade, é a pessoa mais velha da cidade. Embora com a visão  e a mobilidade prejudicadas, Seu Abel escuta e, mais importante, tem a mente sã. Há muitos anos vive com o casal Fernando e Ivanilda, e não tem conhecimento do paradeiro dos seus parentes.

Nascido no Engenho Baixa Verde, em Serraria, filho de Tarcísio Galdino e de Josefa Maria da Conceição, ele teve cinco irmãos: Zé Galdino, Otacílio, Luiz, Maria e “Cila”. Em 1932 a família mudou-se para Pirpirituba com seu pai e uma madrasta, pois sua mãe falecera ainda em Serraria, onde também permaneceu seu irmão mais velho José Galdino.  Em 1936 a família mudou-se para Logradouro, seu pai foi trabalhar na recém instalada na Usina de beneficiamento de algodão. Em 1939, Seu Abel deixou a família e foi trabalhar no sertão. Sempre trabalhou na agricultura, durante muito tempo trabalhou com agave. Ele chegou a ter uma companheira com a qual viveu menos de um ano pois infelizmente ela e a criança que seria seu filho morreram no parto.

Desde os anos 60 ele passou a viver no Sítio Serrinha, município de Caiçara. A sra. Ivanilda, que criou-se nesse sítio o conheceu em 1972, quando tinha sete anos, e ele a considera uma filha. Ao ficar sozinho e muito idoso, Seu Abel passou a ficar sob os cuidados de Ivanilda e seu esposo Fernando, que são um exemplo de bondade e também de como lhe dar com um idoso. Seu Abel diz que ele “criou Ivanilda e ela agora está criando ele”.

O ativista cultural e pesquisador Jocelino Tomaz conheceu a história de Seu Abel há alguns anos. Recentemente conversou com ele sobre vários fatos relevantes da história da Paraíba do Brasil como a Revolta de Princesa Isabel, aqui na Paraíba; a morte de João Pessoa; a tensão entre Perrepistas e Liberais; a 2ª Guerra Mundial; o cangaço; o levante comunista de Natal/RN; Suicídio de Getúlio Vargas; Ditadura Militar,  e outros temas, dos quais Seu Abel sempre tinha algo a comentar.

Foi também recentemente que Jocelino soube que Seu Abel não tem contato com nenhum parente Há décadas. Assim, quem tiver algum parentesco com ele e quiser encontrá-lo, o que o deixará feliz, entre em contato pelo nº 99106-8924 (Ivanilda) ou 99175-6171 (Jocelino).

Comente com seu Facebook

Clique para comentar

Escreva sua Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Paraíba tem 2.034 novos casos de COVID-19 registrado nas últimas 24h

Publicado há

em

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Cidades

Brasil registra mais 3.808 mortes por Covid-19 em 24h

Publicado há

em

Nesta terça-feira (13), o Brasil registrou 3.808 novas mortes em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas.

Os números foram divulgados pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e, com isso, o Brasil chega a 358.425 o número total de óbitos em razão da doença.

De ontem para hoje, foram registrados mais 82.186 novos casos, levando o total de notificações da doença no País para 13.599.994.

NOTICIAS AO MINUTO

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Cidades

Em 1 ano, Guarabira soma 6332 casos de covid-19 e 92 mortos

Publicado há

em

A cidade de Guarabira soma a marca de 6332 casos de covid-19 e 92 óbitos  durante todo o período da pandemia, segundo a plataforma do painel Covid do Governo do Estado da Paraíba.
Nos últimos dias foram noticiadas aumento de mortes pelo coronavírus, e os cidadãos se viram com o sistema de saúde frágil e lotado, onde os pacientes que antes eram restritos a UPA tiveram que ser transferidos e atendidos no Hospital Regional de Guarabira.
A cidade está classificada como bandeira laranja pelo Governo do Estado.

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.