CONECTE-SE CONOSCO

Entretenimento

Areia, na PB, é a quarta cidade com mais estabelecimentos produtores de cachaça no Brasil

Publicado há

em

O município de Areia, no Brejo paraibano, é a quarta cidade brasileira em número de estabelecimentos produtores de cachaça registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O dado faz parte do Anuário da Cachaça, com dados pioneiros da bebida que é produzida no país. Segundo o estudo, Areia possui sete estabelecimentos registrados no Mapa, perdendo apenas para os mineiros Belo Horizonte (19) e Salinas (9) e São Roque do Canaã, em Sergipe, que tem 10 estabelecimentos.

O Anuário da Cachaça, divulgado na última terça-feira (28), revelou, ainda, que a Paraíba é o sexto estado em número de estabelecimentos, empatado com o vizinho Pernambuco, ficando entre os dez estados com mais estabelecimentos produtores de cachaça registrados no Brasil.

Conforme levantamento realizado até o final de dezembro de 2018, os produtores de cachaça totalizam 951 estabelecimentos registrados no Mapa. Deste montante, a liderança fica com o estado de Minas Gerais, bem acima dos demais, com 421 estabelecimentos, sendo que na sequência aparecem os estados de São Paulo (126), Espírito Santo (74) e Rio de Janeiro (50), evidenciando a concentração da produção de cachaça na região Sudeste com 671 estabelecimentos, representando mais de 70% da produção nacional.

Em seguida aparece a região Nordeste com 138, correspondendo a 14,5%, a região Sul com 99, portanto 10,4%, a região Centro-Oeste com 33, cerca de 3,5% e, por fim, a região Norte, com apenas 10 produtores, com a fatia de 1,05%.

Produtos

Ainda segundo o levantamento, a Paraíba tem 145 produtos cadastrados junto ao Ministério. Entre eles, 36 são produzidos em Areia e outros 33 em Campina Grande, que também entram na lista dos dez municípios com maior número de registros do produto.

O anuário classifica as bebidas também de acordo com padrões de produção e de envelhecimento, por categorias. Também faz a distinção entre a cachaça, que é feita a partir do mosto (líquido) fermentado do caldo da cana-de-açúcar, enquanto a aguardente pode ser também um destilado alcoólico simples. Outro diferencial, é que no primeiro caso, a composição alcoólica pode variar entre 38% e 48%, e no segundo, entre 38% e 54%. A classificação leva em conta aromas e sabores, como a adoçada, envelhecida, premium, extra premium.

fonte: G1 – Paraíba/ foto: Confraria Paulista de Cachaça

Comente com seu Facebook

Clique para comentar

Escreva sua Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

MATEUS FERNANDES FAZ COBERTURA COMPLETA DA FAROFA DA GKAY 2021

Publicado há

em

Nosso produtor e Influencer guarabirense Mateus Fernandes esteve presente em um dos maiores eventos do Brasil atualmente, a Farofa da Gkay, que é sua fiel parceira de trabalho há tantos anos. A quarta edição da farofa foi sediada na cidade de Fortaleza e fez a capital cearense parar com a presença de famosos de todo o Brasil.

Em seu Instagram, o Mateus postou um vlog mostrando seu trajeto até chegar no hotel do evento e mostrando todos os bastidores e acontecimentos, incluindo o “retorno” do aviões do forró, reconciliação da Gkay com Carlinhos Maia e muita fofoca dos famosos

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Entretenimento

Zé Felipe e Virgínia estreiam como apresentadores da MTV

Publicado há

em

Em Pimpa Meu Insta, fruto de parceria inédita entre MTV e Instagram, os pais da Maria Alice ajudam usuários da plataforma a criarem conteúdo

Virgínia e Zé Felipe estreiam como apresentadores da MTV
Kevin Frighetto/Divulgação

Zé Felipe e Virgínia estreiam como apresentadores em Pimpa Meu Insta, fruto de parceria inédita entre MTV e Instagram. No novo programa, os pais da Maria Alice ajudam usuários da plataforma a criarem conteúdos do seu jeito, partindo de inspirações de dentro do próprio Instagram, e fugindo dos estereótipos de que existe um jeito certo de ser e fazer nas redes sociais. Pimpa Meu Insta estreia dia 07 de dezembro, às 17h50, na MTV e às 19h redes sociais da emissora.

No primeiro episódio, é Bira quem ajuda especial do casal. “Tô amando o feed do Bira, mas tenho uns pitacos para dar porque a gente gosta de falar da vida alheia, né?”, dispara Virgínia. “Maria Fifi, né, gata?”, completa Zé.

A dupla analisa nome do perfil, descrição, looks, conteúdo do Reels, produção das fotos e depois recebe Bira para um papo descontraído e para darem dicas sobre como ele pode pimpar seu Instagram, trazendo mais lifestyle para o perfil e dividindo seus looks criativos.
O objetivo é ajuda-lo a aproveitar e investir em seus talentos. E, para terminar, os três arrasam em um desafio especial e, assim, criam novo conteúdo para o Bira postar.
Metropoles

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Entretenimento

Após prisão, DJ Ivis comparece ao Garota Vip. Veja fotos

Publicado há

em

DJ Ivis fez sua primeira aparição pública desde agressões que cometeu contra a ex-esposa Pâmella Holanda

DJ Ivis no Garota Vip

Após dois anos de saudade, o Garota Vip está de volta em uma edição ainda mais especial! O festival de música comandado por Wesley Safadão marca a retomada do setor de entretenimento afetado pela pandemia. O evento está confirmado para 4 de dezembro, na Arena Anhembi, em São Paulo!

DJ Ivis fez sua primeira aparição pública desde agressões que cometeu contra a ex-esposa Pâmela Holanda e sua saída da prisão pública no Ceará. O compositor compareceu na tarde deste sábado (4/12) ao Garota Vip.

Segundo fontes da coluna, o produtor musical chegou e se direcionou para o palco aonde permaneceu e assistiu ao show de Leo Santana.

O DJ já vem ensaiando o seu retorno à mídia e lançou na sexta-feira (3/12) seu primeiro trabalho após a polêmica.

metropoles

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.