CONECTE-SE CONOSCO

Destaque

Entenda o que estaria por trás da exoneração do chefe da PF

Publicado há

em

Entenda o que estaria por trás da exoneração do chefe da PF

O incômodo de Bolsonaro aumentou recentemente por causa de inquéritos que apuram um suposto esquema de fake news

Desde que assumiu o cargo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ensaiou em mais de uma oportunidade mudar o comando da Polícia Federal, minando a influência do ministro da Justiça, Sergio Moro, sobre a cúpula da corporação. Tentativas de ingerência se deram com a abertura e o avanço de investigações contra pessoas do entorno do mandatário.
 

O incômodo de Bolsonaro aumentou recentemente por causa de inquéritos que apuram um suposto esquema de fake news para atacar autoridades, entre elas alguns adversários, e atos pró-golpe militar promovidas por grupos bolsonaristas – no domingo (19), o presidente foi a um deles.

Os dois casos, no STF (Supremo Tribunal Federal) sob relatoria de Alexandre de Moraes, devem ser tocados pela mesma equipe de policiais, o que desagrada ao presidente.

A apuração sobre fake news, aberta pelo próprio STF, envolve a suspeita de que filhos de Bolsonaro, entre eles o vereador Carlos (Republicanos-RJ) e o deputado Eduardo (PSL-SP), estejam por trás de um gabinete do ódio supostamente mantido pelo Planalto para atacar desafetos.Essa hipótese também foi levantada em CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) sobre o caso no Congresso.

A investigação sobre os atos antidemocráticos, proibidos pela Constituição e a Lei de Segurança Nacional, foi aberta a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras. Ela mira empresários e ao menos dois deputados bolsonaristas por, possivelmente, terem organizado e financiado os eventos. Os nomes são mantidos em sigilo.

Um dos primeiros incômodos do presidente com a PF na gestão Moro se deu no início do mandato, com a instauração de inquérito contra o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), para apurar esquema de candidaturas laranjas em Minas Gerais, caso revelado pelo jornal Folha de S.Paulo.Em outubro, o ministro foi denunciado à Justiça.Apesar do constrangimento, o presidente manteve o aliado no cargo.

Em mais de uma oportunidade, demonstrou irritação com as conclusões sobre o caso.Ainda em outubro, ele disse que o responsável pela investigação na PF “agiu de má-fé”, que houve “exagero” no inquérito e que a intenção não foi atingir o ministro, mas o presidente da República.A reação se deu após a Folha de S.Paulo noticiar que um depoimento e uma planilha obtidos pela Superintendência da PF em Minas sugerem que recursos do laranjal foram desviados para abastecer, por caixa dois, a campanha de Bolsonaro.

Dois meses antes, o presidente havia gerado instabilidade na PF ao anunciar que trocaria o superintendente do órgão no Rio de Janeiro, Ricardo Saadi, por questões de gestão e produtividade.Foi rebatido por uma nota da própria corporação, que informou que a mudança havia sido solicitada pelo próprio policial. Bolsonaro subiu o tom e declarou que quem dava as ordens na polícia era ele próprio. “Se ele resolveu mudar, vai ter que falar comigo. Quem manda sou eu, vou deixar bem claro”, declarou. Na ocasião, Moro estava enfraquecido pela divulgação de mensagens que mostraram sua atuação em parceria com os procuradores em diferentes processos da Lava Jato e que colocaram em xeque sua atuação como juiz federal.

A crise aberta pela investida do presidente quase resultou na saída do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, mas amainou deois que Bolsonaro recuou e Moro manteve tanto o diretor quanto outras pessoas de sua confiança em cargos-chave da corporação.

A PF do Rio passava por momento delicado, especialmente após vir à toda o caso Fabrício Queiroz, PM aposentado e ex-assessor de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Ele é o pivô da investigação do Ministério Público do estado que atingiu o senador.

A apuração começou após um relatório do extinto Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) apontar movimentação de R$ 1,2 milhão na conta do ex-assessor entre 2016 e 2017. A suspeita é de que o dinheiro seja de um esquema de “rachadinha”. O caso não está com a PF, mas o órgão tocava na época investigações envolvendo personagens em comum.Flávio era alvo de um procedimento sobre falsidade ideológica eleitoral por suposta ocultação de patrimônio na declaração de bens à Justiça eleitoral em 2014.

Ao concluir a investigação, no início deste ano, o delegado Erick Blatt apontou que não havia indícios do crime eleitoral e de lavagem, que não era objeto inicial da apuração. A conclusão não afetou a apuração sobre “rachadinha”.

A superintendência no Rio tem aberto inquérito com base em relatório antigo do extinto Coaf em que o nome Queiroz é mencionado. Ele não é alvo da apuração, mas seu antigo advogado, Paulo Klein, protocolou pedido para ter acesso aos autos. Também está com a PF do Rio investigação sobre denunciação caluniosa contra Bolsonaro envolvendo o porteiro do condomínio em que o presidente morava.O funcionário afirmou, em depoimento no inquérito que apura as mortes da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, que foi o hoje presidente quem autorizou a entrada de um dos acusados pelo assassinato a entrar no condomínio para encontrar o PM aposentado Ronnie Lessa, também réu, no dia do crime. Ele depois afirmou à PF ter se equivocado no depoimento. A PF não informou se o inquérito foi concluído.

Em janeiro deste ano, Bolsonaro pôs novamente sobre a mesa a troca de comando na polícia, ao incentivar movimento que pedia a recriação do Ministério da Segurança Pública –desvinculando a corporação da Justiça. O presidente novamente voltou atrás. Bolsonaro também manifestou contrariedade ao tratar de inquérito sobre um de seus auxiliares mais próximos, o chefe da Secretaria de Comunicação Social, Fabio Wajngarten.

A pedido do Ministério Público Federal, a PF abriu a investigação no início do ano para apurar o envolvimento dele em supostas práticas de corrupção passiva, peculato e advocacia administrativa. Wajngarten nega irregularidades.

A apuração foi motivada por reportagens da Folha de S.Paulo mostrando que Wajngarten é sócio majoritário de empresa que recebe dinheiro de emissoras de TV e agências de publicidade contratadas pela própria Secom.Questionado, Bolsonaro chegou a negar que a PF tivesse aberto a investigação: “O MP pediu que ele fosse investigado. [É] completamente diferente do que você está falando, dá a entender que ele é um criminoso. Não é, não vi nada que atente contra ele”.

noticiasaominuto

Comente com seu Facebook

Clique para comentar

Escreva sua Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Ministério Público recomenda a Prefeita de Belém a não realizar rateio dos precatórios do FUNDEF

Publicado há

em

O Ministério Público da Paraíba emitiu recomendação para que o município não realize rateio dos recursos do FUNDEF. O MP entende que os recursos pertencem a municipalidade para investimentos na Educação, conforme plano estratégico que deve ser apresentando pela gestora.

A prefeita do Município de Belém, a senhora Aline Barbosa, já havia anunciado que iria realizar o rateio entre os professores que eram docentes na época do FUNDEF.

Há uma movimentação de todos os professores dos municípios para tentarem receber tais valores. Os docentes que não faziam parte dos quadros das prefeituras em meados dos anos 2000 também tentam receber, apesar de não estarem no quadro do município na época do FUNDEF.

O Ministério Público busca que os valores sejam utilizados para a melhoria dos serviços de educação e não para pagamento de professores e consequente os honorários dos advogados. O TCU e o TCE já se pronunciaram no mesmo sentido que o Ministério Público.

Caso descumpra a recomendação, a prefeita deverá responder uma Ação Civil Pública.

Confira a recomendação do Ministério Público CLICANDO AQUI!

portaldobrejo

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Destaque

VOTAÇÃO: TROFÉU TVMÍDIA MELHORES DO ANO 2021 GUARABIRA

Publicado há

em

Categoria Especial

VOTE CLICANDO AQUI!

——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————

Melhor Provedor de Internet

VOTE CLICANDO AQUI!

——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————

Melhor Site de Notícias

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Emissora de TV

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor PodCast

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Estúdio de Fotografia

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Emissora de Rádio FM

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Faculdade Presencial

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Faculdade EAD

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Escola Técnica

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Professor(a)

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Ensino Médio

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Ensino Infantil

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Curso Preparatório

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Colégio de Ensino Regular – Fundamental

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Clínica de Guarabira

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Clínica Estética

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Clínica Odontológica

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Clínica Radiológica e Diagnóstico por Imagem

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Laboratório Clínico

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Pediatra

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Enfermeiro(a)

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Médico Veterinário

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Dentista

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Psicólogo(a)

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Consultório Médico

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Farmácia

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Personal Trainer

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Academia

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Pet Shop

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Loja de Fardamentos

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Loja de Decoração de Festas

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Loja de Calçados

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Loja de Artigos de Festa e Descartáveis

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Loja de Acessórios e Bijuterias

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Lojas de Materiais de Construção

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Loja de Joias e Semijoias

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Lojas de Variedades

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Lojas de Vestuário Infantil

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Lojas de Maquiagem

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Loja de Roupas

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Perfumaria

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Salão de Beleza

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Indústria do Ramo Vestuário

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Relojoaria

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Loja de Móveis

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Ótica

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Papelaria

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Barbearia

VOTE CLICANDO AQUI!


Indústrias no Ramo Alimentício

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Pizzaria

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Frigorífico

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Super Mercado

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Panificadora

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Restaurante

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Casa de Recepção

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Parque de Vaquejada

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Posto de Combustíveis

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Agência de Veículos

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Motel

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Funerária

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Artista Plástico

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Engenheiro(a) Civil

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Escritório de Advocacia

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Advogado(a)

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Secretário Municipal

VOTE CLICANDO AQUI!


Melhor Vereador(a)

VOTE CLICANDO AQUI!

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Destaque

MATEUS FERNANDES FAZ COBERTURA COMPLETA DA FAROFA DA GKAY 2021

Publicado há

em

Nosso produtor e Influencer guarabirense Mateus Fernandes esteve presente em um dos maiores eventos do Brasil atualmente, a Farofa da Gkay, que é sua fiel parceira de trabalho há tantos anos. A quarta edição da farofa foi sediada na cidade de Fortaleza e fez a capital cearense parar com a presença de famosos de todo o Brasil.

Em seu Instagram, o Mateus postou um vlog mostrando seu trajeto até chegar no hotel do evento e mostrando todos os bastidores e acontecimentos, incluindo o “retorno” do aviões do forró, reconciliação da Gkay com Carlinhos Maia e muita fofoca dos famosos

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.