CONECTE-SE CONOSCO

Destaque

Camila cobra sanção de projeto que assegura proteção social e enfrentamento a Violência contra mulher

Publicado há

em

Violência contra mulher cresce 36% e Camila cobra sanção de projeto que assegura proteção social e enfrentamento do problema

Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos mostram que o número de casos de violência contra a mulher aumentou 36% pelo Ligue 180. Este ano, houve um aumento de 15,6% das notificações quando comparado com o ano passado. A tendência de aumento se manteve a partir de março, quando o novo coronavírus chegou ao país. Para combater essa realidade, a deputada estadual e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Camila Toscano (PSDB), tem apresentado projetos que asseguram a proteção às mulheres vítimas de violência.
 
Entre as proposituras apresentadas pela tucana está o projeto de Lei 1.688/2020, aprovado pela ALPB, que institui proteção social e enfrentamento à violência contra mulher durante isolamento social, enquanto perdurar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do Covid-19, em consonância com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A matéria aguarda a sanção do governador do Estado e Camila cobra um posicionamento do Executivo.
 
De acordo com o projeto, serão adotadas pela autoridade competente as seguintes medidas: Concessão de auxílio de renda básica temporária e emergencial para mulheres vítimas de violência que não estejam contempladas por outros programas ou auxílios de caráter emergencial, além da proteção às mulheres em situação de risco e violência doméstica ou familiar.
 
A matéria assegura a garantia de acolhimento provisório destinado a mulheres em situação de violência que se encontrem sob ameaça e que necessitem de proteção em ambiente acolhedor e seguro; a implementação de políticas de acolhimento, que se articulem de maneira integrada com as áreas de saúde, educação, assistência, habitação, trabalho, direitos humanos e justiça e ainda a garantia do cumprimento das recomendações de segurança em saúde para o funcionamento das casas de apoio e abrigos já existentes.
 
De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, comparativamente, o número de denúncias registradas pelo Ligue 180 no País em março deste ano foi 15% superior ao de março de 2019. Segundo o ouvidor nacional de Direitos Humanos, Fernando César Pereira Ferreira, considerando o que acontecera em países atingidos pela doença antes do Brasil, os resultados de janeiro a março já eram, de certa forma, esperados. Mesmo assim, o desempenho registrado em abril surpreendeu negativamente: as denúncias de violações aos direitos e à integridade das mulheres aumentaram 36% se comparado a abril de 2019.
 
A deputada Camila Toscano destacou que ainda é preciso promover, especialmente por meio de campanhas publicitárias, ações que visem ao enfrentamento à violência contra a mulher em decorrência da situação de isolamento social no contexto da pandemia do coronavírus; uma ampla divulgação dos serviços da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, visando à prevenção, ao acolhimento e ao acesso a direitos das mulheres em situação de violência; além de ações de atenção integral à saúde das mulheres, ampliando a capacitação e o contingente de profissionais de saúde formados para abordar a temática da violência contra a mulher.

Assessoria de Imprensa

Comente com seu Facebook

Clique para comentar

Escreva sua Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Homem invade casa de idosa de 78 anos, agride e tenta estuprá-la, na PB

Publicado há

em

Homem invade casa de idosa de 78 anos, agride e tenta estuprá-la, na PB

Na madrugada desta quinta-feira um homem identificado apenas como Júnior invadiu a casa de uma idosa de 76 anos, a agrediu e tentou violentá-la. O crime aconteceu na cidade de Dona Inês, Paraíba.

A vítima identificada como Maria Pessoa estava dentro de casa, quando um de seus vizinhos quebrou o telhado da sala e conseguiu entrar na residência da idosa. Segundo familiares, a idosa resistiu durante 30 minutos, nesse tempo os dois travaram uma luta corporal. O suspeito bateu, e chegou a morder a vítima. Ao perceber que Maria Pessoa não desistiria fácil, o homem fugiu.

Após as agressões a idosa que mora próximo ao hospital da cidade, conseguiu ir até o local pedir socorro. A família foi chamada e a idosa conseguiu avisar que o vizinho teria cometido o crime.

De acordo a família a policia foi acionada, mas não fez buscas pelo suspeito. Na manhã desta quinta o agressor foi preso.

A vítima está no Hospital de Trauma de João Pessoa, e seu estado de saúde é regular

Ana Beatriz Neta de Maria Pessoa relata o ocorrido:

Vídeo mostra momento da prisão:

 

 

 

 

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Destaque

Maranhão vai à UTI após agravamento da Covid-19 e será transferido para São Paulo

Publicado há

em

Maranhão vai à UTI após agravamento da Covid-19 e será transferido para São Paulo

Segundo o último boletim médico, Maranhão segue consciente, em uso de oxigênio sob máscara

 

O senador José Maranhão (MDB) foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, nesta quinta-feira (3). Com Covid-19, o quadro do senador se agravou com febre e dispneia.

Segundo o último boletim médico, Maranhão segue consciente, em uso de oxigênio sob máscara.

De acordo com informações obtidas pelo Portal WSCOM, o senador já está em processo de transferência para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

 

fatoafato

 

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Destaque

Entrevista com Josa da Padaria Vereador eleito em Guarabira no Manhã de Notícias – 03/12/2020

Publicado há

em

Entrevista com Josa da Padaria Vereador eleito em Guarabira no Manhã de Notícias – 03/12/2020

VEJA TAMBEM:

Josa fala como foi reencontrar com os membros do PMDB

 

Josa fala sobre Roberto Paulino ser escolhido candidato a prefeito do MDB de Guarabira

 

Josa da sua opinião sobre o mandato de Renato Meireles

Josa diz que não tem problema de sentar com Marcus Diôgo e faz elogios a administração

 

 

 

Josa diz que vai construir um bom mandato

 

 

Josa comenta como foi disputar política com Zenóbio Toscano

 

Josa explica como foi esse tempo todo sem ter mandato politico

 

Josa fala das propostas que irá levar a Marcus Diôgo

 

 

Josa responde se vai ser candidato a presidente da Câmara Municipal

 

Josa comenta sobre as eleição 2020 e como fez sua campanha por Live

 

Josa avalia posse de Marcelo Bandeira a prefeito de Guarabira

 

Josa avalia a atuação do parlamento

 

Josa apresenta seus projetos para Guarabira

 

Josa responde se voltar a Casa Osório de Aquino é retrocesso ou recomeço

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.