Politica
Araçagi elege “Kelinha de Naldo”, a primeira vereadora surda da Paraíba
A Câmara Municipal de Araçagi, no interior da Paraíba, terá que se adaptar e se preparar para a próxima legislatura que terá início a partir do dia 1º de janeiro de 2021, quando tomarão posse os vereadores eleitos no pleito do último dia 15. O plenário da Câmara terá que se adequar para a atuação da vereadora Kelinha de Naldo (Cidadania) – na foto -, provavelmente a primeira pessoa surda eleita vereadora em uma cidade paraibana.
Ana Kelly Nunes Bezerra, a Kelinha de Naldo, de 24 anos, recebeu 421 votos e irá compor o quadro de onze vereadores que atuarão pelos próximos quatro anos na Câmara de Araçagi. Quarenta e sete candidatos disputaram as onze vagas a vereador na cidade. Casada, estudante e natural de Guarabira, Ana Kelly é surda e só se comunica por meio de sinais. Pelo Facebook, ela gravou uma mensagem de agradecimento pelos votos recebidos na eleição do último domingo e que pode ser conferida.
Politica
Com recorde de abstenções, eleições de 2020 impõem derrotas a Bolsonaro e ao PT
Concluídas nesse domingo (29), as eleições municipais de 2020 foram marcadas pelo enfraquecimento de forças políticas que rivalizaram a disputa presidencial de 2018: o PT e o presidente Jair Bolsonaro.
Os resultados da votação deste ano mostram que o partido, cuja maior liderança é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, perdeu influência e não comandará nenhuma capital brasileira pelos próximos quatro anos. Neste 2º turno, o PT assistiu à derrota de seus candidatos em duas capitais: Recife, onde Marília Arraes perdeu para João Campos (PSB); e em Vitória, onde Delegado Pazolini (Republicanos) venceu João Coser.
As novas derrotas do PT nas eleições de 2020 confirmam um processo de desgaste que a sigla vem sofrendo há, pelo menos, 6 anos. As denúncias de corrupção envolvendo o partido reveladas pela Operação Lava Jato, o impeachment de Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente de Lula, em 2017, contribuíram para o aumento do antipetismo em praticamente todas as regiões brasileiras.
Ao mesmo tempo, a maioria dos candidatos apoiados por Bolsonaro foi derrotada nas urnas, a exemplo de Marcelo Crivella, no Rio, e de Celso Russomanno, em São Paulo – ambos do Republicanos. Apesar das derrotas em capitais importantes, a força política de Bolsonaro ainda existe e está sustentada na vitória de alguns partidos aliados, como PSC, Republicanos, Podemos e Patriota. O Republicanos, por exemplo, venceu em Vitória, com Delegado Pazzolini. O Podemos conquistou a prefeitura de São Luis, com Eduardo Braide.
Outro fator marcante nas eleições de 2020 foi o desempenho do PSDB. Com a vitória de Bruno Covas em São Paulo, cidade mais populosa do país, a legenda passa a ser a que que tem o maior número de governador, com 16,6 milhões de pessoas sob sua gestão em todo o Brasil.
A vitória do PSDB em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, é estratégica para o partido, que pretende lançar a candidatura do hoje governador João Doria à Presidência da República em 2022.
As eleições de 2020 também ficaram marcadas pelo recorde do índice de brasileiros que não foram votar. Mais de 11 milhões de brasileiros se ausentaram, o que corresponde a 29,47%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se da maior taxa de abstenções dos últimos 20 anos.
t5
Comente com seu Facebook
Politica
Paraíba registra 9 mil justificativas de votos
O estado da Paraíba registrou 8.882 justificativas de votos pelo aplicativo e-título no 2º turno das eleições municipais 2020. Esse número equivale a 1,36% da quantidade de pessoas que não compareceram às urnas.
No segundo turno das eleições municipais, foram 121.917 eleitores em abstenção.Outros 400.352 compareceram às urnas, sendo 15.164 eleitores que votaram branco e 37.103 pessoas votaram nulo.
Cícero Lucena foi eleito com 53,16% dos votos (185.055 votos). Nilvan Ferreira 46,84% dos votos (163.030 votos).
Comente com seu Facebook
Destaque
Candidatura de Prefeito eleito em Dona Inês é indeferida pelo TRE-PB
TRE-PB publica acórdão que indeferiu o Registro de Candidatura de Antonio Justino, determinando a realização de novas eleições para o município de Dona Inês.
A candidatura de Antônio Justino (PSD), prefeito eleito do município de Dona Inês, foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TER-PB) nesta segunda-feira, 23. Por 4X3 o TRE foi favorável ao parecer da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) que considerou o candidato inelegível com base na condenação do próprio TRE-PB, pela prática de abuso de poder político com viés econômico. Pela decisão do TRE-PB, Justino está impedido de concorrer a qualquer cargo público pelo prazo de 8 anos, a contar das eleições de 2016.
Com a decisão, o município pode ter novas eleições.
CONFIRA O ACÓRDÃO:
VÍDEOS:
Comente com seu Facebook
-
Notícias17 horas
Cerca de 500 funcionários da empresa Airbus ficam em quarentena após o surto de Covid-19
-
Notícias18 horas
Paraíba regista 819 novos casos de Covid-19 neste domingo; total de óbitos chega a 3.980
-
Notícias18 horas
Guarabira receberá 1949 doses da vacina de Oxford, confira a sua cidade
-
Notícias18 horas
Morre influencer digital após complicações da cirurgia de lipoaspiração
-
Notícias18 horas
Famoso cover do cantor Elvis Presley no Brasil morre de covid-19
-
Notícias1 dia
Paraíba confirma 1.134 novos casos de Covid-19 e 07 óbitos neste sábado
-
Notícias3 dias
Ambulante Paraibano é agredido por PMs em São Paulo
-
Religiosidade1 dia
Fé: um antídoto para a incerteza
Comente com seu Facebook