CONECTE-SE CONOSCO

Politica

Paraíba registra 9 mil justificativas de votos

Publicado há

em

O estado da Paraíba registrou 8.882 justificativas de votos pelo aplicativo e-título no 2º turno das eleições municipais 2020. Esse número equivale a 1,36% da quantidade de pessoas que não compareceram às urnas.

No segundo turno das eleições municipais, foram 121.917 eleitores em abstenção.Outros 400.352 compareceram às urnas, sendo 15.164 eleitores que votaram branco e 37.103 pessoas votaram nulo.

Cícero Lucena foi eleito com 53,16% dos votos (185.055 votos). Nilvan Ferreira 46,84% dos votos (163.030 votos).

 

Comente com seu Facebook

Davi Carrero é jornalista (DTR 3342-PB). Acadêmico de Direito e atua no Tribunal de Justiça da Paraíba lotado na 3• Vara Mista de Sapé.

Clique para comentar

Escreva sua Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Politica

Com recorde de abstenções, eleições de 2020 impõem derrotas a Bolsonaro e ao PT

Publicado há

em

Concluídas nesse domingo (29), as eleições municipais de 2020 foram marcadas pelo enfraquecimento de forças políticas que rivalizaram a disputa presidencial de 2018: o PT e o presidente Jair Bolsonaro.

Os resultados da votação deste ano mostram que o partido, cuja maior liderança é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, perdeu influência e não comandará nenhuma capital brasileira pelos próximos quatro anos. Neste 2º turno, o PT assistiu à derrota de seus candidatos em duas capitais: Recife, onde Marília Arraes perdeu para João Campos (PSB); e em Vitória, onde Delegado Pazolini (Republicanos) venceu João Coser.

As novas derrotas do PT nas eleições de 2020 confirmam um processo de desgaste que a sigla vem sofrendo há, pelo menos, 6 anos. As denúncias de corrupção envolvendo o partido reveladas pela Operação Lava Jato, o impeachment de Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente de Lula, em 2017, contribuíram para o aumento do antipetismo em praticamente todas as regiões brasileiras.

Ao mesmo tempo, a maioria dos candidatos apoiados por Bolsonaro foi derrotada nas urnas, a exemplo de Marcelo Crivella, no Rio, e de Celso Russomanno, em São Paulo – ambos do Republicanos. Apesar das derrotas em capitais importantes, a força política de Bolsonaro ainda existe e está sustentada na vitória de alguns partidos aliados, como PSC, Republicanos, Podemos e Patriota. O Republicanos, por exemplo, venceu em Vitória, com Delegado Pazzolini. O Podemos conquistou a prefeitura de São Luis, com Eduardo Braide.

Outro fator marcante nas eleições de 2020 foi o desempenho do PSDB. Com a vitória de Bruno Covas em São Paulo, cidade mais populosa do país, a legenda passa a ser a que que tem o maior número de governador, com 16,6 milhões de pessoas sob sua gestão em todo o Brasil.

A vitória do PSDB em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, é estratégica para o partido, que pretende lançar a candidatura do hoje governador João Doria à Presidência da República em 2022.

As eleições de 2020 também ficaram marcadas pelo recorde do índice de brasileiros que não foram votar. Mais de 11 milhões de brasileiros se ausentaram, o que corresponde a 29,47%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se da maior taxa de abstenções dos últimos 20 anos.

t5

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Destaque

Candidatura de Prefeito eleito em Dona Inês é indeferida pelo TRE-PB

Publicado há

em

TRE-PB publica acórdão que indeferiu o Registro de Candidatura de Antonio Justino, determinando a realização de novas eleições para o município de Dona Inês.

 

A candidatura de Antônio Justino (PSD), prefeito eleito do município de Dona Inês, foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TER-PB) nesta segunda-feira, 23. Por 4X3 o TRE foi favorável ao parecer da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) que considerou o candidato inelegível com base na condenação do próprio TRE-PB, pela prática de abuso de poder político com viés econômico. Pela decisão do TRE-PB, Justino está impedido de concorrer a qualquer cargo público pelo prazo de 8 anos, a contar das eleições de 2016.

Com a decisão, o município pode ter novas eleições.

CONFIRA O ACÓRDÃO:

Acórdão

 

VÍDEOS:

 

 

 

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Politica

Prefeito promove show de forró com aglomeração de pessoas para comemorar vitória de sucessor na PB

Publicado há

em

Prefeito promove show de forró com aglomeração de pessoas para comemorar vitória de sucessor na PB

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.