CONECTE-SE CONOSCO

Notícias

SUS terá exclusividade sobre a CoronaVac, afirma Ministério da Saúde

Publicado há

em

O Ministério da Saúde reafirmou, nesse sábado (9), em nota, que todas as doses da vacinas contra o novo coronavírus que o Instituto Butantan produzir ou importar serão adquiridas pelo governo federal e distribuídas exclusivamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a pasta, técnicos ministeriais e representantes do laboratório paulista reuniram-se na sexta-feira (8) para discutir a incorporação da CoronaVac ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. Ao fim do encontro, ficou acertado que o governo federal terá o direito de exclusividade de compra de todo imunizante que o Butantan produzir ou importar. Além disso, caberá ao ministério disponibilizar a CoronaVac para os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, simultaneamente e proporcionalmente ao tamanho da população de cada unidade federativa.

“Assim, brasileiros de todo o país receberão a vacina simultaneamente, dentro da logística integrada e tripartite, feita pelo Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde”, destaca a pasta, em nota divulgada nesta tarde.

Na quinta-feira (7), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tinha anunciado a assinatura de um contrato com o Instituto Butantan para adquirir até 100 milhões de doses da CoronaVac. Esse contrato, no entanto, previa a compra inicial de 46 milhões de unidades a serem entregues até abril deste ano e a possibilidade de aquisição de mais 54 milhões posteriormente.

O valor total da compra passa de R$ 2.677 bilhões, incluídas todas as despesas ordinárias diretas e indiretas decorrentes da execução contratual, inclusive tributos e/ou impostos, encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, taxa de administração, frete e seguro, entre outras. O contrato já assinado estabelece que o pagamento seja realizado após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceder ao laboratório o registro ou a autorização para uso emergencial da vacina.

Nova reunião deve ser realizada nos próximos dias, com a participação do ministro da Saúde e de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) dos estados e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Nesse encontro, serão detalhados os próximos passos da logística e do calendário da campanha de vacinação.

Ainda na quinta-feira, o governo de São Paulo, ao qual o Butantan é vinculado, anunciou que os testes realizados no Brasil demonstram que a taxa de eficácia mínima da vacina contra o novo coronavírus é de 78%. De acordo com o governo paulista, entre os voluntários que participaram dos testes e contraíram a Covid-19, nenhum desenvolveu a forma grave da doença. Também não foi registrada nenhuma morte entre eles.

A CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório farmacêutico chinês Sinovac.

portalcorreio

Comente com seu Facebook

Clique para comentar

Escreva sua Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa registra mais de 100 altas da área Covid-19

Publicado há

em

Covid.jpeg

A cada alta, os pacientes que deixam o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, recebem aplausos da equipe multiprofissional que os acolheu. A ação simboliza a vitória sob a doença. A unidade de saúde registrou, nesta segunda-feira (19), a marca de 103 pacientes que venceram a Covid-19, após 56 dias do início dos atendimentos regulados pela Secretaria de Estado da Saúde.

 A paciente de 62 anos, Vera Castro, não escondeu a felicidade. “Venci a Covid”, dizia o cartaz que carregava. Ela deu entrada no hospital no dia 19 de março e precisou ser encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), logo depois para Unidade de Decisão Clínica (UDC), onde permaneceu por três dias. Após melhora do quadro, ela recebeu alta e seguiu em casa com a fase final da recuperação.

O sucesso na recuperação dos pacientes se deve ao empenho da equipe multiprofissional da unidade de saúde que está na linha de frente de combate à doença, levando assistência segura aos internados. Com esse trabalho, os 103 pacientes curados passam a integrar a lista das mais de 194.389 pessoas recuperadas da Covid-19 na Paraíba.

Para o diretor geral do hospital, Laecio Bragante, toda equipe está empenhada em prestar o melhor atendimento hospitalar possível a todos os pacientes do Complexo Hospitalar. “As altas hospitalares da área Covid-19 são resultados de um trabalho desenvolvido com muita dedicação e excelência nos atendimentos realizados”, explicou.

O Hospital de Trauma dispõe de 45 leitos para atender casos de coronavírus, sendo 25 de UTI e 20 para UDC todos sendo regulados pela Secretaria de Saúde do Estado. Em toda Paraíba já são 1.201 leitos distribuídos nas três macrorregiões de Saúde, sendo 669 de enfermaria e 532 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

paraiba.pb

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Notícias

Paraíba tem menor número de pacientes internados por Covid-19 desde 07 de março

Publicado há

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta segunda-feira (19), 904 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 37 (4,09%) são casos de pacientes hospitalizados e 867 (95,90%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 280.967 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 801.522 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 34 novos óbitos desde a última atualização, sendo 21 nas últimas 24h. Os óbitos ocorreram entre os dias 06 e 19 de abril de 2021, sendo 04 deles em hospitais privados e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 6.478 mortes. O boletim registra ainda um total de 194.644 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 273 novos casos, o que corresponde a 30,19% dos casos registrados nesta segunda. São eles: João Pessoa, com 141 novos casos, totalizando 76.230; Campina Grande, com 44 novos casos, totalizando 25.718; Belém, com 41 novos casos, totalizando 1.712; Santa Rita, com 30 novos casos, totalizando 6.869; São João do Rio do Peixe, com 17 novos casos, totalizando 802.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 19/04/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta segunda, 215 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 34 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Alhandra (1), Cabedelo (1), Campina Grande (2), Catolé do Rocha (1), Diamante (1), Guarabira (1), João Pessoa (20), Pedras de Fogo (1), Santa Luzia (1), Santa Rita (2), Sapé (1), Soledade (1) e Umbuzeiro (1).

As vítimas são 18 homens e 16 mulheres, com idades entre 34 e 96 anos. Hipertensão e diabetes foram as comorbidades mais frequentes e 07 não tinham comorbidades.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 63%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 66%. Em Campina Grande estão ocupados 61% dos leitos de UTI adulto e no sertão 67% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 45 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 687 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 776.339 doses. Até o momento, 580.308 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 196.031 com a segunda dose da vacina. Um total de 1.029.630 doses já foram distribuídas.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Notícias

Prefeitura de Guarabira dá posse a novos professores e servidores municipais

Publicado há

em

A Prefeitura, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, deu posse a novos servidores municipais nesta sexta-feira (16/4). Assinaram o termo candidatos aprovados e convocados para o cargo de professor de nível médio, assistente social e um agente administrativo.

O concurso realizado em 2019 já conta com mais de 10 convocações. É o terceiro certame realizado em oito anos. Com a aposentadoria de servidores e vagas nos cargos existentes, a administração vem renovando o quadro efetivo com responsabilidade e planejamento, sempre para garantir o melhor serviço público aos guarabirense.

A solenidade ocorreu no auditório da Associação Comercial de Guarabira e contou com a presença do prefeito Marcus Diôgo, do vice-prefeito Wellington Oliveira, do Secretário de Administração e Recursos Humanos Aguiberto Alves, da Secretária de Educação Andréa Cavalcante e da Coordenadora Pedagógica Gracina Pontes.

 

Prefeitura de Guarabira

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.