CONECTE-SE CONOSCO

Destaque

17ª avaliação aponta 200 cidades paraibanas classificadas como bandeira amarela no Plano Novo Normal

Publicado há

em

O Governo da Paraíba publicou, neste sábado (23), a 17ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba que passa a vigorar a partir desta segunda-feira (25) (https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb ). O documento aponta que 90% das cidades paraibanas (200) estão classificadas na cor amarela; 20 municípios devem ter a mobilidade restrita, uma vez que estão classificados em bandeira laranja; e os municípios de Cacimba de Dentro, Mulungu e Tacima são os únicos classificados na bandeira verde. Não há municípios avaliados na bandeira vermelha, que indica mobilidade impedida.

O secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, atribui a estabilidade nesta fase da avaliação às medidas preventivas adotadas em dezembro pelo Governo da Paraíba e ratificadas pelos Ministérios Públicos e Poder Judiciário, que “foram capazes de mitigar parte considerável dos efeitos negativos cumulativos das grandes aglomerações que se dariam em função das festividades de final de ano”.

Os esforços para que se contenham as evoluções da situação pandêmica para pior devem ser mantidos e dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus. Beltrammi alerta para os cuidados que ainda devem ser adotados na temporada de veraneio e carnaval:  “Merecem máximo empenho de todas as paraibanas e paraibanos no sentido de seguirem usando máscaras com frequência, não se aglomerar”

Taxa de Reprodução Viral – Os números efetivos de reprodução viral (Rt) têm assumido trajetória de crescimento estável no estado. Os dados são do Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (https://obsrpb.shinyapps.io/rt_estim/ ).

O Brasil, em 22/01/2021, apresentou comportamento da média móvel dos últimos 14 dias de Rt de 1,1046; acima de 1,0; logo demonstrando alto potencial de disseminação viral sustentada e com tendência de estabilidade. A Paraíba apresentou, em 22/01/2021, comportamento da média móvel dos últimos 14 dias de Rt 1,0604; e Rt diário de 1,0803, o que representa tendência de transmissibilidade ativa do novo coronavírus no estado.

A análise dos dados indica que “há riscos reais e sustentados de crescimento persistente dos números de casos, internações hospitalares e óbitos nas próximas duas quinzenas, no Estado da Paraíba”, afirma Daniel.

O relatório também faz menção ao início da campanha de vacinação contra a Covid-19 que já começou em todas as cidades da Paraíba, porém o secretário reforça que “a chegada das vacinas representa uma importante ferramenta para combatermos este inimigo invisível, mas não pode ser motivo para que abandonemos o uso de máscaras, manutenção do distanciamento social e lavagem das mãos. Não é tempo para aglomerações em festas, celebrações, almoços e jantares, mesmo que ao ar livre durante o verão. Os riscos de contágio pela Covid-19 seguem elevados em toda Paraíba. É tempo de cuidado e autoproteção!”

Comente com seu Facebook

Clique para comentar

Escreva sua Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Josa da Padaria é o líder da bancada da oposição, declara Renato Meireles

Publicado há

em

Por

No uso da tribuna, o vereador Renato Meireles (Cidadania) declarou, na tarde desta quinta-feira (25), que a bancada da oposição já tem sua formação e liderança.

“Sempre fui muito questionado por Raelson, por Pedro, por Roberto, nessa discussão da liderança da oposição aqui em nosso município. E eu sempre dizia que lideranças de grupos, de partidos não é apontada por mesa, é conquistada”, pontou.

Renato conclamou que faz parte da bancada composta pelos vereadores: Ramom Menezes (MDB), Rosane Emídio (PROS), Nal Fernandes (MDB) e José da Padaria (Cidadania) – este o líder.

“Eu não tenho problema nenhum de seguir um cara companheiro que eu já tive a oportunidade de votar nele pra prefeito. Gesto se paga com gesto. A partir de hoje o líder da oposição é o nosso companheiro Josa da Padaria”, finalizou.

 

Por: Pedro Júnior

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Destaque

Zé do Empenho diz que “Centrão” vai dar 6 meses de prazo para Marcus impor seu ritmo

Publicado há

em

Por

A bancada do Centrão (que não pretende fazer uma oposição raivosa à administração do prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo (PSDB), foi anunciada na sessão ordinária dessa quinta-feira (25) na Câmara Municipal de Guarabira. Um documento assinado pelos vereadores; Gerson do Gesso, Zé do Empenho, Marcelo Bandeira e Saulo de Biu, foi entregue ao presidente da casa Wilson Filho (PL) informando a formação que terá como líder o vereador Saulo de Biu (MDB).

O vereador Zé do Empenho (PDT), um dos integrantes da nova bancada foi à tribuna da casa dizer que de sua parte ele dará um prazo de 6 meses, para que o prefeito Marcus Diôgo, possa implantar seu ritmo de trabalho.

 

 

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Destaque

Vereadores definem bancada do CENTRÃO na Câmara de Guarabira

Publicado há

em

Por

Os vereadores de Guarabira definiram nesta quinta-feira (25) a formação do centrão, uma nova bancada na Casa Osório de Aquino. Com isso, o parlamento passa a contar com três blocos; situação, oposição e centrão. A bancada será liderada pelo vereador Saulo de Biu (MDB).

O bloco ficou definido pelos os vereadores Saulo de Biu (MDB), Marcelo Bandeira, Zé do Empenho e Gerson do Gesso, ambos do PDT. A ideia do grupo é decidir votações importantes e garantir espaço durante as discussões na Casa Osório de Aquino.

Saulo lançou a proposta e buscou o apoio da base pedetista, concordaram e assinaram o oficio criando o bloco de forma definitiva. O centrão de Guarabira conta com vereadores experientes e carregam entre si um longo período dentro do legislativo do município.

Oposição

O vereador Josa da Padaria foi escolhido como líder da bancada de oposição. Renato Meireles, filiado ao Cidadania, sacramentou o nome do ex-prefeito na liderança do bloco.

A bancada é composta por Josa da Padaria, Renato Meireles, Ramon Menezes, Nal do São José e Rosane Emídio. Por outro lado, o bloco situacionista segue sem definir o líder.

Raelson Galdino

 

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.