CONECTE-SE CONOSCO

Destaque

Deputados aprovam projeto que obriga informar pais sobre doenças raras não detectáveis pelo teste do pezinho

Publicado há

em

Deputados aprovam projeto que obriga informar pais sobre doenças raras não detectáveis pelo teste do pezinho

Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (6), o projeto de Lei 1.946/20, de autoria de Tovar Correia Lima (PSDB), que determina que as unidades de saúde são obrigadas a informar os pais, quando da coleta de material para o exame de triagem neonatal conhecido como “teste do pezinho”, sobre quais as doenças raras que são detectadas pela metodologia utilizada e as que não são detectadas.

“A limitação da detecção de doenças dos testes atualmente disponíveis hoje nos hospitais e maternidades da rede do estado da Paraíba, não podem ser acompanhadas da falta de informação aos pais. Entendemos que é obrigação do sistema público de saúde informar aos pais sobre as doenças não detectadas, para possibilitar a realização dos exames adicionais por seus próprios meios em outros locais. Tal obrigatoriedade encontra suporte no direito à informação, direito à transparência e, sobretudo, no direto à saúde e à vida”, destacou Tovar.

De acordo com Tovar, o objetivo da proposta é de possibilitar aos pais a opção de realizar os exames para a detecção das doenças raras em outro local. Ele explica ainda que a orientação aos pais será acompanhada da entrega de material impresso contendo orientações gerais sobre a triagem neonatal, a importância de obter o resultado do exame independentemente da quantidade de doenças detectáveis e da necessidade de retornar o mais breve possível em caso de convocação pelo laboratório ou serviço de saúde.

O projeto diz ainda que no material impresso deverá conter ainda a relação das doenças que são detectáveis pela metodologia utilizada para a triagem neonatal; a relação das doenças que não são detectáveis pela metodologia de triagem neonatal a ser realizada, tendo como parâmetro as diversas modalidades de triagem neonatal ampliada disponíveis no Brasil; e os sinais e sintomas compatíveis com erros inatos do metabolismo que devem ser observados e, caso detectados os pais devem procurar um serviço de saúde, independentemente do resultado dos exames.

Assessoria de Imprensa

Comente com seu Facebook

Destaque

Paraíba registra 758 novos casos de Covid-19 nesta segunda

Publicado há

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta segunda-feira (17), 758 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 18 (2,3%) são casos de pacientes hospitalizados e 740 (97,7%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 310.470 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 876.985 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 29 novos óbitos desde a última atualização, sendo 20 ocorridos nas últimas 24h. Os óbitos confirmados neste boletim aconteceram entre os dias 11 e 17 de maio de 2021, sendo 09 em hospitais privados e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 7.248 mortes. O boletim registra ainda um total de 214.055 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 319 novos casos, o que corresponde a 42% dos casos registrados nesta segunda. São eles: João Pessoa, com 118 novos casos, totalizando 82.525; Campina Grande, com 90 novos casos, totalizando 27.827; Santa Rita, com 43 novos casos, totalizando 7.417; Monteiro, com 37 novos casos, totalizando 2.995 e Patos, com 31 novos casos, totalizando 10.830.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 17/05/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta segunda, 217 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 29 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Arara (1), Bayeux (1), Cabedelo (1), Campina Grande (10), Cubati (1), Esperança (1), Itabaiana (1), João Pessoa (6), Massaranduba (1), Pedras de Fogo (1), Queimadas (1), São Mamede (1), Sousa (2) e Triunfo (1).

As vítimas são 17 homens e 12 mulheres, com idades entre 33 e 85 anos. Cardiopatia e Hipertensão foram as comorbidades mais frequentes e 08 não tinham comorbidades.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 68%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 68%. Em Campina Grande estão ocupados 67% dos leitos de UTI adulto e no sertão 83% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 96 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 831 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 1.158.579 doses. Até o momento, 771.147 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 387.432 com a segunda dose da vacina. A Paraíba já distribuiu um total de 1.408.168 doses de vacina aos municípios.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Destaque

Vereadora faz campanha para arrecadar peças usadas de enxoval de bebê

Publicado há

em

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Destaque

Taxista é assaltado no centro da cidade de Alagoinha

Publicado há

em

olic

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.