Destaque
Deputados aprovam projeto que obriga informar pais sobre doenças raras não detectáveis pelo teste do pezinho
Deputados aprovam projeto que obriga informar pais sobre doenças raras não detectáveis pelo teste do pezinho
“A limitação da detecção de doenças dos testes atualmente disponíveis hoje nos hospitais e maternidades da rede do estado da Paraíba, não podem ser acompanhadas da falta de informação aos pais. Entendemos que é obrigação do sistema público de saúde informar aos pais sobre as doenças não detectadas, para possibilitar a realização dos exames adicionais por seus próprios meios em outros locais. Tal obrigatoriedade encontra suporte no direito à informação, direito à transparência e, sobretudo, no direto à saúde e à vida”, destacou Tovar.
De acordo com Tovar, o objetivo da proposta é de possibilitar aos pais a opção de realizar os exames para a detecção das doenças raras em outro local. Ele explica ainda que a orientação aos pais será acompanhada da entrega de material impresso contendo orientações gerais sobre a triagem neonatal, a importância de obter o resultado do exame independentemente da quantidade de doenças detectáveis e da necessidade de retornar o mais breve possível em caso de convocação pelo laboratório ou serviço de saúde.
O projeto diz ainda que no material impresso deverá conter ainda a relação das doenças que são detectáveis pela metodologia utilizada para a triagem neonatal; a relação das doenças que não são detectáveis pela metodologia de triagem neonatal a ser realizada, tendo como parâmetro as diversas modalidades de triagem neonatal ampliada disponíveis no Brasil; e os sinais e sintomas compatíveis com erros inatos do metabolismo que devem ser observados e, caso detectados os pais devem procurar um serviço de saúde, independentemente do resultado dos exames.

Assessoria de Imprensa
Destaque
CONFIRA VÍDEO: Câmera escondida flagra momento em que delegada e escrivão recebem dinheiro de extorsão na Paraíba
“Você vai mostrar que a delegada apontou pelo arquivamento. E já está tudo pronto para ser arquivado. Agora é com você”, orientou delegada ao receber R$ 2,5 mil para ajudar denunciado.
Uma câmera escondida flagrou o momento em que a delegada Maria Solidade e um escrivão receberam R$ 2.500 de extorsão para amenizar a situação de um policial rodoviário federal em um inquérito da Polícia Civil da Paraíba. A delegada e o escrivão foram presos, por força de mandado de prisão, nesta quinta-feira (22), em ação conjunta do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP) e Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), ambos do Ministério Público da Paraíba.
Em um dos vídeos a delegada orienta o policial sobre como vai proceder com o parecer que ela deu em troca do dinheiro. “Você vai mostrar que a delegada apontou pelo arquivamento. Entendeu? E já está tudo pronto para ser arquivado. Agora é com você.”
O policial responde: “Nessas agonias eu já…”, ao dizer que já providenciou o dinheiro. “Aí é com Alexandre”, completa a delegada, orientando o homem a entregar o dinheiro ao escrivão. O profissional foi abordado pela equipe da operação que desmascarou o fato e contou o dinheiro em sua presença.
A delegada e o escrivão da Polícia Civil da Paraíba são acusados da prática do crime de concussão, que consiste na exigência de vantagens indevidas pelo agente público. Conforme informações a delegada alvo do mandado de prisão foi Maria Solidade de Sousa. Segundo a investigação, a delegada estava tentando extorquir um agente da Polícia Rodoviária Federal.
No ano de 2016, a mesma delegada já havia sido alvo de investigações. Naquela época, Maria Solidade de Sousa foi acusada de desviar valores provenientes do pagamento de fianças.

clickpb
Comente com seu Facebook
Destaque
Vacina contra a COVID-19: professores pedem para serem incluídos nos grupos prioritários
Comente com seu Facebook
Destaque
Polícia recupera dinheiro roubado de casa lotérica em Pirpirituba
Comente com seu Facebook
-
Policial1 dia
Corpo encontrado em estado de decomposição na praia de Intermares, em Cabedelo, é de pernambucano, diz perícia
-
Notícias1 dia
Morre Lilia das Mangueiras, ‘mulher que ensinou Cajazeiras a amar’, no Sertão da PB
-
Destaque1 dia
Dono da Autoescola Rainha da Paz morre de complicações da Covid-19, em João Pessoa
-
Policial1 dia
Distribuidora de gás é invadida três vezes no mesmo dia, em Pombal, na PB
-
Destaque1 dia
Ex-prefeito de Duas Estradas é levado às pressas para UPA de Guarabira após agravamento por causa da COVID-19
-
Notícias1 dia
Diagnosticado com Covid-19, cantor Augusto César morre aos 61 anos em hospital de Recife
-
Destaque8 horas
Guarabira: Bombeiro diz que acidente entre motos pode ter sido provocado pela vítima fatal
-
Notícias2 dias
”Não queremos ver outro março de 2021, foi uma tragédia”, diz Daniel Beltrammi
Comente com seu Facebook