CONECTE-SE CONOSCO

Publicidade

Chegada do 5G deve expandir o uso da Internet das Coisas

Publicado há

em

Internet das coisas
© Arte/Agência Brasil

Equipamentos conectatos à internet já permitem a automação de lares

Faz tempo que o homem sonha com um mundo altamente tecnológico. Clássico dos anos 1980, o filme De Volta para o Futuro 2 trazia uma série de inovações que já se concretizaram nos dias de hoje: as videochamadas, TVs de tela plana, uso da biometria, além de serviços automatizados e acionados pela voz. Antes mesmo disso, na década de 1960, outro clássico também se passava no futuro: o desenho Os Jetsons. A animação também acertou em muitas previsões: robôs que ajudam a limpar a casa e relógios de pulso inteligentes (smartwatches) já são uma realidade nos dias de hoje.

Conectar o mundo físico ao tecnológico – o offline ao online – para facilitar o nosso dia a dia é o objetivo da Internet das Coisas (IdC) – também tratada pela sigla em inglês IoT (Internet of Things). A tecnologia permite que objetos se comuniquem graças à internet.

A expectativa é que a Internet das Coisas mude o nosso dia a dia. “Teremos a criação de um ecossistema digital onde tudo se comunica e a gente vai ganhar mais tempo”, diz o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, José Afonso Cosmo Júnior. “Vai chegar um momento em que minha roupa vai avisar à lavanderia que já está na hora de lavar”. A chegada da internet 5G ao Brasil deve consolidar esse processo.

Casa inteligente

Essa realidade já vem chegando de mansinho ao Brasil. Em Curitiba, o engenheiro William Padilha, por exemplo, tem o que se chama de smart home (casa inteligente, em tradução livre). Ele utiliza o Google Nest, um aparelho que comprou quando morava na Alemanha e que, pareado com seu celular, ajuda a fazer ligações, acessar notícias, checar lembretes, ouvir música e até conferir a previsão do tempo. “Ele já traz a música de que eu gosto e as notícias que quero ver. Tudo após um simples good morning, Google [Bom dia, Google]”, revela.

E não para por aí. Padilha colocou outro aparelho na casa dos pais, que ajuda na rotina com os remédios, por exemplo. “Eu consigo lembrá-los da minha própria casa sem ter a necessidade de estar com eles lá ou ter de fazer uma ligação”, diz.

O editor de imagens Roberto Maia usa o smart home Alexa para controlar vários equipamentos na sua casa: luzes, ar-condicionado e televisão. A casa é toda automatizada, e até o filtro da piscina é controlado pelo celular. Para ele, essa automação traz segurança: “Mesmo viajando, eu consigo ligar as luzes de casa pelo celular.” A tecnologia também ajuda com os cinco cachorros de estimação quando está de férias: pela câmera, ele mata a saudade dos pets.

Da cidade ao campo

Outro exemplo de como a Internet das Coisas pode facilitar o dia a dia é o smartwatch. Conectado ao celular, ele recebe mensagens e ligações. Mas pode ir muito além: com aplicativos, pode medir o batimento cardíaco e o nível de atividade física.

Calebe conta com o auxílio do smartwach para treinar.
Calebe conta com o auxílio do smartwach para treinar – Acervo pessoal/direitos reservados

É exatamente com esse propósito que o triatleta brasiliense Calebe Nunes da Silva utiliza seu relógio quando pratica natação, ciclismo e corrida. “É bom para saber como estou evoluindo em cada modalidade. Automaticamente, ele já passa tudo para o meu treinador saber onde estou tendo dificuldade”, diz o triatleta, que comenta que modelos mais avançados medem a oxigenação sanguínea e até já salvaram a vida de pessoas em início de infarto.

A Internet das Coisas também está presente na medicina, com monitoramento de estoques de sangue e da temperatura de armazenamento de medicamentos e vacinas. Caso os sensores identifiquem falhas na conservação, eles acionam as equipes para que tomem providências.

Na indústria, um exemplo é a utilização de óculos de realidade aumentada. No campo, a IdC auxilia no aumento da produtividade, redução de custos e diminuição de perdas. Rebanhos monitorados por chips que enviam informações sobre a saúde e o comportamento do animal, além de sua localização pelo GPS.

Na agricultura, é possível avaliar a umidade e as condições climáticas para programar a irrigação automatizada. Além disso, drones auxiliam, por exemplo, na verificação da existência de pragas.

Facilitação

O governo federal vem tomando algumas medidas para incentivar a expansão da Internet das Coisas no Brasil. Em 2019, foi sancionado o Plano Nacional de Internet das Coisas e criada a Câmara IoT, um grupo de trabalho para acompanhar a implantação desse plano.

No fim do ano passado, foi sancionada a Lei 14.108. Por meio dela, itens que fazem parte de sistemas de comunicação máquina a máquina tiveram isenção de alguns tributos. “Com essa desoneração, a gente abre um grande mercado e abre possibilidade para que esses aplicativos venham para o nosso país”, afirma o secretário de Telecomunicações.

Segundo ele, de 2019 para 2020, o mercado de IoT cresceu 9%. Nos dois primeiros meses após a desoneração, o crescimento foi de 6%. “Isso no meio de uma pandemia e com todas as limitações”, destaca Cosmo Júnior.

Segurança

Essas facilidades trazidas pela IdC podem esconder algumas armadilhas. De acordo com o especialista em cibersegurança Lucas Galvão, nem todos os fabricantes oferecem garantia em relação à proteção de informações pessoais que circulam nos dispositivos. “Um simples relógio inteligente hoje pode saber aonde você foi, qual é a sua média de batimentos – inclusive seu eletrocardiograma –, ouvir suas conversas e muito mais.”

Segundo ele, os riscos existem em todas as partes, entretanto, hoje o usuário final pode fazer uma análise antes de adquirir um dispositivo IdC, verificando que tipos de informações serão processadas e utilizadas. Para Galvão, fabricantes, órgãos reguladores e profissionais de segurança da informação possuem um papel importante a ser desempenhado na garantia da segurança cibernética desses dispositivos.

Em setembro de 2020, entrou em vigor no país a Lei Geral de Proteção de Dados. O texto define direitos de indivíduos em relação às suas informações pessoais e regras para quem coleta e trata esses registros.

Semana Nacional das Comunicações

De segunda-feira (3) a domingo (9), os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) publicam o Especial Conecta, com conteúdos sobre a Semana Nacional das Comunicações. O especial reúne reportagens sobre história das telecomunicações, 5G, Internet das Coisas, o impacto das novas tecnologias na educação e no agronegócio, entre outros temas.

agenciabrasil

Comente com seu Facebook

Publicidade

IV SEMANA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM: CUIDANDO DA ENFERMAGEM NUMA ERA DE DESAFIOS

Publicado há

em

Durante o ano de 2020 muitas mudanças aconteceram na sociedade, pois o período pandêmico, vivenciado mundialmente, acelerou e transformou processos na humanidade. Dentro desse contexto a enfermagem vivencia uma era de desafios na profissão sejam eles tecnológicos, sociais, políticos e culturais.

Nesse ano, a Enfermagem Brasileira mais uma vez ganha papel grande visibilidade e terá um marco positivo para a história da profissão, pois a esperança de 2021 vir por meio da vacinação coloca o Enfermeiro em papel de destaque pois historicamente todo processo de gestão e cuidado é realizado pela Enfermagem.

A IV Semana Acadêmica de Enfermagem acontecerá nos dias 12 e 13 de maio, no formato virtual e trará temas em atenção a conjuntura atual a partir do contexto pandêmico, com o objetivo de fortalecer a Enfermagem enquanto profissão comprometida com o Direito Universal à Saúde.

Nesses dias, estaremos conectados nas redes sociais, plataformas, trazendo minicursos, palestras, mesas redondas, disponibilizando materiais que nos fazem refletir sobre as diversas possibilidades para o profissional enfermeiro ter papel de destaque frente a uma era de desafios. 👩‍⚕️👨‍⚕️🏥💉

Inscreva-se agora: https://www.eesap.edu.br/eventos/iv-semana-de-enfermagem/

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Entretenimento

A Igreja de Jesus Cristo celebra ‘O Menino Jesus’

Publicado há

em

Credit: Intellectual Reserve, Inc.

A história do nascimento de Jesus Cristo é bem conhecida. Repetida e recontada constantemente por dois milênios através das escrituras, histórias, peças de teatro, concursos, filmes, fotos e mais, é uma história central para a celebração da época de Natal pelo Natal ao redor do mundo.

Este ano, como parte da campanha Seja A Luz do Mundo, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com BonCom, publicou um novo vídeo destacando a história da Natividade. “O Menino Jesus” conta uma história conhecida do nascimento de Cristo – mas numa forma supreendentemente nova e significativa.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias celebra o Natal

Os feriados que relembram o nascimento, a morte e a ressurreição do Salvador Jesus Cristo são celebrados por membros da Igreja de Jesus Cristo. Porém, os períodos que antecedem esses feriados, como a Quaresma, não são celebrados. Apesar disso, as famílias e os indivíduos podem incluir nessas comemorações costumes e tradições locais. Durante esses períodos festivos não são realizados serviços de adoração adicionais. No entanto, as famílias são encorajadas a estudar as escrituras, com suas famílias, acerca dessas ocasiões especiais.É comum que sejam incluídas músicas relacionadas ao feriado durante as reuniões na Igreja, bem como palestras ou sermões sobre a vida e a missão de Jesus Cristo. As congregações locais também podem promover festas de Natal fora dos cultos normais de adoração.

Esse ano a Igreja está com a campanha SEJA A LUZ DO MUNDO demonstrando gratidão por uma série de coisas.

QUER SABER MAIS sobre como o Nascimento de Jesus Cristo mudou a vida dos homens e mulheres nessa terra?

Para falar com um missionário, CLIQUE AQUI ou chame diretamente no whatsapp 83 9 9135-5996.

Fontes: Vinde A cristo, thechurchnews, mais fé.

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Destaque

Semana da Criança é na Pontes Calçados. Confira os modelos e promoção!

Publicado há

em

Por

Semana da Criança é na Pontes Calçados. Novidades para a criançada da linha de calçados Ortopé. A loja Pontes Calçados em parceria com a loja Molekada, realizou sessão fotográfica para mostrar os lançamentos e novidades. Escolha o look para sua(s) criança(s).

PROMOÇÃO DA SEMANA: Sapatos da Bibi com 50% de desconto.

A loja Pontes Calçados aceita todos os cartões de crédito e débito.

A loja Pontes Calçados na cidade  de Guarabira fica localizada na Rua Cônego João Gomes Maranhão, no centro de Guarabira – fone: (83) 3271-8241 e no Shopping Cidade Luz em Guarabira. Na cidade de Mari fica localizada na Rua Gentil Lins, 220, Centro, fone: (83) 3287-1023. Siga Pontes Calçados no instagram: @pontescalcados.

Corra, e garanta já o presente da sua(s) criança(s) na Pontes Calçados!

Pontes Calçados, tudo de bom para os seus pés!

Fonte: Texto e fotos Brejo.com

 

 

 

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.