CONECTE-SE CONOSCO

Notícias

Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue

Publicado há

em

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o lançamento da campanha de doação de sangue no Dia Mundial do Doador de Sangue.
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lançamento ocorre no Dia Mundial do Doador de Sangue

Com o lema Doe Sangue Regularmente – com a Nossa União a Vida se Completa, o Ministério da Saúde lançou hoje (14) uma campanha para incentivar a população a doar sangue regularmente. O objetivo é incrementar o estoque de sangue do país, que teve uma redução de 10% desde o início da pandemia de covid-19. O lançamento ocorre na data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Em 2019, foram realizadas 3.271.824 coletas de sangue no país e em 2020 o número caiu para 2.958.665. Segundo o ministério, a redução se deu em razão da diminuição na circulação de pessoas por conta da covid-19. Apesar da redução, a pasta não registrou desabastecimento.

 

Mesmo assim, durante a pandemia o ministério teve que acionar o Plano Nacional de Contingência de Sangue que possibilitou o remanejamento de bolsas de sangue entre os estados conforme a demanda e oferta em cada local. Nove estados fizeram solicitações e foram atendidos: São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Amapá, Rondônia, Paraná e Santa Catarina.

Em média, a disponibilização do sangue para o destino final leva até oito horas, considerando a maior distância entre o estado solicitante e o que doa.

Neste ano, até o mês de março foram coletadas 734.247 bolsas de sangue no país. Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lembrou que todo a manutenção do abastecimento dos hemocentros é possível graças à existência do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vamos aproveitar essa oportunidade não só para reafirmar as ações de enfrentamento à pandemia, mas também a necessidade contínua da cumprir o preceito constitucional da saúde como direito fundamental”, afirmou o ministro.

Assista à integra da transmissão:

Para doar sangue, é preciso ter de 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; e estar alimentado. No dia da coleta, o doador não deve ingerir alimentos gordurosos antes da doação; deve ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; e apresentar documento oficial de identificação com foto.

Uma única doação de sangue, de 450 mililitros, é suficiente para salvar a vida de até 4 pessoas. Além disso, essa quantidade é reposta no organismo em 24 horas.

A campanha deste ano também vai lançar mão do auxílio da tecnologia, por meio do Facebook. Basta acessar a página para se cadastrar como doador de sangue.

O ministro lembrou ainda que a doação voluntária de sangue, além de um ato de amor é um compromisso com a vida. “Vamos nos unir para mantermos nos nossos bancos de sangue reservas suficientes para atender a população brasileira”, pediu o ministro.

Agência Brasil

Comente com seu Facebook

Clique para comentar

Escreva sua Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Workshop sobre Missões Imobiliárias Internacionais tem inscrições gratuitas

Publicado há

em

composite of businessman pointing at graphics

O presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro da Silva, será o palestrante do Workshop online Trade Mission (Missões Imobiliárias Internacionais) – Importância e Oportunidade de Negócios, promovido pela The Solution consultoria imobiliária e que será transmitido pelo aplicativo Zoom às 19h desta terça-feira (3).

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do link https://bit.ly/missoes_imobiliarias ou clicando aqui e maiores informações podem ser obtidas por meio do Instagram  @thesolutionconsultoria.

 “As referidas Missões consistem em  pessoas ligadas ao mercado imobiliário se reunirem em grupo, combinar previamente países a serem visitados, serem atendidas por órgãos governamentais e organizações empresariais, trocar experiências  e promover intercâmbios de informações, despertando assim, interesse por negócios internacionais, que é um segmento bastante promissor e vem se movimentando de maneira muito acentuada no Brasil”, afirmou João Teodoro da Silva.

O evento, que conta com apoio da Homer Parcerias Imobiliárias e do Cofeci, será mediado pelo CEO da The Solution, David Montenegro e terá como convidados experientes profissionais na área, a exemplo de Ana Gazzara, Eliane Ribeiro, Lúcia Wanderley e Luíz Barcellos (este, vice-presidente de Avaliação Imobiliária do Cofeci).

Sobre David Montenegro

É ainda professor e coordenador do MBA Gestão Negócios Imobiliários; administrador de empresas e bacharel em direito; consultor empresarial com experiência internacional; corretor de Imóveis com VGV superior a R$2,4 milhões com 1°mês Creci.

Creci-PB

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Notícias

Bombeiros Militar resgatam homem que caiu de baixo da ponte sobre o Rio Jacaré em Araçagi

Publicado há

em

Na noite deste sábado (31), as equipes de Resgate (AR-53) e Busca e Salvamento (ABS-17), do 3° Batalhão de Bombeiro Militar, sediado em Guarabira, foram acionadas para uma grave ocorrência de queda de moto.

O acidente ocorreu na cidade de Araçagi, com a vítima caindo debaixo da ponte sobre o Rio Jacaré, ficando às margens, coberto parcialmente pela vegetação.

A guarnição de Resgate, composta pelo sargento Gonçalo, cabo Segundo e soldado Gerson, localizou, imobilizou e atendeu a vítima, que estava inconsciente, transportando a mesma para o Hospital Regional de Guarabira.

A motocicleta caiu no rio e foi retirada pela guarnição de Busca e Salvamento, composta pelo subtenente Pereira, cabo Max e soldado Fertonani, sob o comando do Tenente Danniel.

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Notícias

Paraíba recebe mais de 130 mil doses da Pfizer e Butantan neste sábado para aplicação da primeira e segunda dose

Publicado há

em

Em entrevista ao ClickPB, nesta sexta-feira (30), o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, disse que já no domingo (1º) a distribuição será feita para os 223 municípios paraibanos.

Conforme a 57ª e 58ª pauta de distribuição, os 11 volumes que guardam as vacinas da Pfizer serão enviados por volta das 11h55 com pouso previsto para 15h, juntamente com os cinco lotes da Butantan. (Foto: Secom-CG)

A Paraíba recebe neste sábado (31) dois lotes de vacinas contra a Covid-19. A remessa contempla 72.540 doses da Pfizer, que será utilizada para a aplicação da primeira dose do público geral e 59.600 da Butantan, destinada a primeira e segunda dose.

Conforme a 57ª e 58ª pauta de distribuição, os 11 volumes que guardam as vacinas da Pfizer serão enviados por volta das 11h55 com pouso previsto para 15h, juntamente com os cinco lotes da Butantan.

Em entrevista ao ClickPB, nesta sexta-feira (30), o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, disse que já no domingo (1º) a distribuição será feita para os 223 municípios paraibanos.

De acordo com último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, até esta sexta-feira (30), mais de 1,7 milhão de pessoas já foram imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 635 mil com a segunda dose. Além disso, 58.878 pessoas foram imunizadas com a dose única da Janssen.

ClickPB

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.