CONECTE-SE CONOSCO

Notícias

RG Digital, desenvolvido pela Vsoft, fortalece empresa paraibana como referência nacional 

Publicado há

em

O Governo da Paraíba lançou ontem (quinta-feira) o RG Digital, uma versão otimizada do documento de identidade físico que, a partir de agora, pode ser acessado também pelo smartphone. A solução, desenvolvida pela Vsoft, empresa de tecnologia paraibana e parceira neste projeto, é 100% biométrico e busca simplificar a vida do cidadão e garantir mais segurança no acesso aos dados pessoais.

O RG Digital é um aplicativo que transforma o documento físico de identificação em um documento digital, que pode ser acessado pelo celular a qualquer momento, com o objetivo de integrar e padronizar informações pessoais, além de tornar a proteção aos dados de cada cidadão mais assertiva.

Com o lançamento, os paraibanos vão poder acessar a versão digital do documento a partir do download do aplicativo, que nesta primeira fase estará disponível apenas para aparelhos Android. O cadastro se inicia a partir da criação de uma conta pessoal, registrando nome, e-mail e senha e segue com a leitura do QR Code localizado atrás do Documento Nacional de Identificação (DNI), sendo a nova identidade física adotada pelos estados.

A partir da leitura do QR Code, o sistema, que utiliza inteligência artificial, identificação biométrica e cruzamento de dados geridos pelo Estado, realiza a checagem da identidade por meio da confirmação de informações pessoais e da captura da imagem facial, garantindo que o usuário que está acessando o documento no app é, de fato, o detentor dos dados.

Como explica Gisele Zambrano Cordeiro, Product Owner da Vsoft, a preocupação da empresa ao desenvolver o projeto foi entender a necessidade do cliente (Governo e cidadãos) para entregar um produto capaz de gerar valor, facilitar a navegação e garantir a segurança das informações, minimizando os casos de fraude no estado.

Recursos avançados

“Para isso, nosso sistema utiliza recursos avançados como leitura biométrica e blockchain. E é importante frisar que os QR Codes são individuais e integram uma chave de identificação única para cada usuário. Assim, no ato da impressão da 1.ª via do RG, o cidadão já tem acesso a esse QR Code específico para ativar seu RG Digital e, caso precise emitir uma 2ª via, um novo é gerado”, ressalta Zambrano.

Neste sentido, o cidadão cadastrado no aplicativo se torna parte da chave criptográfica para acesso, ou seja, seus dados biométricos e biográficos são cruciais para a inteligência artificial, fazendo com que burlar esse sistema seja mais difícil.

Mais documentos em um só lugar

Entre os destaques do RG Digital está a possibilidade de cadastro de uma série de informações úteis para o cidadão, permitindo que 11 números de documentos diferentes sejam integrados e, consequentemente, reduza problemas relacionados à perda de documentos físicos.

Assim, é possível cadastrar dados como CPF, CNH, PIS/PASEP, tipo sanguíneo, certidão de nascimento, carteira de trabalho, carteira de habilitação, título de eleitor, até quatro filiações, dados sobre acessibilidade, certidão militar e, até mesmo, o nome social, trazendo mais inclusão para aqueles(as) que se identificam com outro gênero.

“Estamos falando de um centralizador de informações para o usuário, que agora pode ter todos os seus dados na palma da sua mão. Como hoje vivemos em um mundo totalmente digital, por que não digitalizar a identidade? Portanto, temos um produto que foi pensado para acompanhar essa nova era e para que o usuário tenha confiança e praticidade, ou seja, um aplicativo que realmente será útil e não apenas mais um aplicativo em seu celular”, frisa Gisele.

Benefícios do RG Digital

Além de trazer mais praticidade e segurança para o cidadão, o RG Digital também permite que a administração estadual padronize a forma como os dados são armazenados e protegidos, o que abre espaço para que, em um futuro próximo, a Paraíba possa trabalhar de forma integrada com outros estados, o que também pode significar ganhos significativos para a segurança pública.

A tecnologia também abre alas para melhorias futuras no atendimento ao cidadão no que diz respeito aos serviços públicos e, ainda, pode simplificar a atualização cadastral no relacionamento entre empresas privadas e clientes.

“No processo de eleição, por exemplo, é necessário levar o título de eleitor e um documento com foto. Então, com o RG Digital, não será mais necessário levar dois documentos, já que todas as informações poderão ser consultadas pelo aplicativo. Na prática, a solução pode ajudar a diminuir as fraudes eleitorais causadas por documentos falsos”, esclarece a Product Owner da Vsoft.

Além disso, como a segurança é um item muito importante dessa nova solução, caso o usuário perca seu smartphone, as informações no app não poderão ser acessadas por terceiros, já que, a cada login, o sistema solicita uma nova verificação de identidade.

Conheça mais detalhes sobre as tecnologias por trás do RG Digital na página do Vsoft Certfy.

Assessoria

Comente com seu Facebook

Clique para comentar

Escreva sua Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Workshop sobre Missões Imobiliárias Internacionais tem inscrições gratuitas

Publicado há

em

composite of businessman pointing at graphics

O presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro da Silva, será o palestrante do Workshop online Trade Mission (Missões Imobiliárias Internacionais) – Importância e Oportunidade de Negócios, promovido pela The Solution consultoria imobiliária e que será transmitido pelo aplicativo Zoom às 19h desta terça-feira (3).

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do link https://bit.ly/missoes_imobiliarias ou clicando aqui e maiores informações podem ser obtidas por meio do Instagram  @thesolutionconsultoria.

 “As referidas Missões consistem em  pessoas ligadas ao mercado imobiliário se reunirem em grupo, combinar previamente países a serem visitados, serem atendidas por órgãos governamentais e organizações empresariais, trocar experiências  e promover intercâmbios de informações, despertando assim, interesse por negócios internacionais, que é um segmento bastante promissor e vem se movimentando de maneira muito acentuada no Brasil”, afirmou João Teodoro da Silva.

O evento, que conta com apoio da Homer Parcerias Imobiliárias e do Cofeci, será mediado pelo CEO da The Solution, David Montenegro e terá como convidados experientes profissionais na área, a exemplo de Ana Gazzara, Eliane Ribeiro, Lúcia Wanderley e Luíz Barcellos (este, vice-presidente de Avaliação Imobiliária do Cofeci).

Sobre David Montenegro

É ainda professor e coordenador do MBA Gestão Negócios Imobiliários; administrador de empresas e bacharel em direito; consultor empresarial com experiência internacional; corretor de Imóveis com VGV superior a R$2,4 milhões com 1°mês Creci.

Creci-PB

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Notícias

Bombeiros Militar resgatam homem que caiu de baixo da ponte sobre o Rio Jacaré em Araçagi

Publicado há

em

Na noite deste sábado (31), as equipes de Resgate (AR-53) e Busca e Salvamento (ABS-17), do 3° Batalhão de Bombeiro Militar, sediado em Guarabira, foram acionadas para uma grave ocorrência de queda de moto.

O acidente ocorreu na cidade de Araçagi, com a vítima caindo debaixo da ponte sobre o Rio Jacaré, ficando às margens, coberto parcialmente pela vegetação.

A guarnição de Resgate, composta pelo sargento Gonçalo, cabo Segundo e soldado Gerson, localizou, imobilizou e atendeu a vítima, que estava inconsciente, transportando a mesma para o Hospital Regional de Guarabira.

A motocicleta caiu no rio e foi retirada pela guarnição de Busca e Salvamento, composta pelo subtenente Pereira, cabo Max e soldado Fertonani, sob o comando do Tenente Danniel.

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Notícias

Paraíba recebe mais de 130 mil doses da Pfizer e Butantan neste sábado para aplicação da primeira e segunda dose

Publicado há

em

Em entrevista ao ClickPB, nesta sexta-feira (30), o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, disse que já no domingo (1º) a distribuição será feita para os 223 municípios paraibanos.

Conforme a 57ª e 58ª pauta de distribuição, os 11 volumes que guardam as vacinas da Pfizer serão enviados por volta das 11h55 com pouso previsto para 15h, juntamente com os cinco lotes da Butantan. (Foto: Secom-CG)

A Paraíba recebe neste sábado (31) dois lotes de vacinas contra a Covid-19. A remessa contempla 72.540 doses da Pfizer, que será utilizada para a aplicação da primeira dose do público geral e 59.600 da Butantan, destinada a primeira e segunda dose.

Conforme a 57ª e 58ª pauta de distribuição, os 11 volumes que guardam as vacinas da Pfizer serão enviados por volta das 11h55 com pouso previsto para 15h, juntamente com os cinco lotes da Butantan.

Em entrevista ao ClickPB, nesta sexta-feira (30), o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, disse que já no domingo (1º) a distribuição será feita para os 223 municípios paraibanos.

De acordo com último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, até esta sexta-feira (30), mais de 1,7 milhão de pessoas já foram imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 635 mil com a segunda dose. Além disso, 58.878 pessoas foram imunizadas com a dose única da Janssen.

ClickPB

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.