CONECTE-SE CONOSCO

Notícias

Mais de 250 pessoas na Paraíba foram vacinadas contra a Covid-19 com doses vencidas da AstraZeneca; saiba em quais municípios

Publicado há

em

Em todo País foram pouco mais de 26 mil pessoas vacinadas com doses fora do prazo de validade.

Doses de vacinas contra Covid-19 vencidas aplicadas na Paraíba entre março e junho deste ano. (Foto: Reprodução)

Pelo menos 253 doses de vacinas contra Covid-19 vencidas foram aplicadas na Paraíba, de acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde. O erro vacinal ocorreu aproximadamente em 50 municípios paraibanos. Em todo o país foram pouco mais de 26 mil pessoas vacinadas com doses fora do prazo de validade, conforme reportagem trazida, nesta sexta-feira (02), pela Folha de S.Paulo. A Secretaria de Saúde da Paraíba aponta que pode ter ocorrido erro de digitação ou os municípios terem vacinado após o prazo. Secretarias de Saúde de João Pessoa e de Campina Grande negam uso de doses vencidas.

De acordo com a Folha de S.Paulo, até o dia 19 de junho, as vacinas com o prazo vencido tinham sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. Lidera nessa estatística, o município de Maringá (Paraná). No local foram vacinadas 3.536 pessoas com a AstraZeneca fora da validade.

A Paraíba aparece entre os estados que vacinou com doses vencidas entre 251 e 800 doses. O município paraibano de Alagoa Grande lidera com 72 doses aplicadas nos dias 29 de março e 14 de abril no Hospital Municipal Ministro Osvaldo Trigueiro, seguidas por Patos (16), na Secretaria Municipal de Saúde e Esperança (15), sendo 14 na UBSF Campestre Maria Salomé Alves Torres no dia 29 de março e 1 na UBSF Portal Franisco Cláudio de Lima. Outros municípios aparecem com menos de 20 doses aplicadas, como observou o ClickPB.

Ainda de acordo com a reportagem, pelo menos 114 mil doses da Astrazeneca que haviam sido distribuídas aos estados ainda com o prazo de validade já venceram. Esse imunizante é está sendo o mais utilizado no País, o que representa 57% das doses aplicadas. Confira na tabela as datas de aplicação das vacinas vencidas na Paraíba.

Confira os locais onde as vacinas foram aplicadas:

Alagoa Grande: Hospital Municipal Osvaldo Trigueiro (72)

Patos: Secretaria Municipal de Saúde (16)

Esperança: UBSF Campestre Maria Salomé Alves Torres (14)

Triunfo: Unidade de Saúde da família I Centro (11)

Cajazeiras: Unidade de Saúde da família Francisco Valiomar Rolim (10)

Arara: Unidade de Saúde da Família III  (9)

Campina Grande: Centro de Saúde da Palmeira (8)

Pombal: Centro de Saúde Aavelino Queiroga (8 )

Campina Grande: Serviço Municipal de Saúde (7)

Campina Grande: Centro de Saúde Francisco Pinto (6)

Mulungu: UBS III Euclides Pereira Alves (6)

João Pessoa: Rede Frio Central Municipal de Imunobiológicos (5)

Sertãozinho: Unidade de Saúde da família PSF (5)

Alagoa Nova: Unidade Mista de Alagoa Nova (4)

Itapororoca: Unidade de Saúde da Família Centro (4)

Emas: Unidade de Saúde da Família de Emas (3)

Cabedelo: Hospital e Maternidade Municipal Pe. Alfredo Barbosa (3)

Santa Rita: Unidade de PSF Flávio Maroja (3)

Nova Floresta: Unidade de Saúde da Família PSF I Nova Floresta (3)

Rio Tinto: Unidade de Saúde da Família das Palmeiras (3)

Taperoá: ESF VII José Melquiades Vilar Primeiro (3)

Santa Terezinha: USF II Francisco de Assis Leite Nogueira (2)

Monte Horebe: Centro de Saúde Joaquim Saraiva de Moura  (2)

Santa Rita: Centro de Saúde Padre Malagrida (2)

Casserengue: Posto de Saúde de Casserengue (2)

Boa Vista: UBSF I Dra Maria Eugênia Farias Almeida (2)

Sapé: Unidade Saúde Da Família PSF XIX Castro Pinto II (2)

Santa Rita: Secretaria de Saúde de Santa Rita (2)

Santa Rita: Unidade de PSF Padre Paulo Koellen ( 2 )

Santa Rita: Unidade de PSF Barão do Abiay (2)

Sousa: Secretaria Municipal de Saúde de Sousa (2)

Salgadinho: UBSF Absolon Leite da Nóbrega (1)

Joca Claudino: Centro de Saúde Hermínio Francisco de Andrade (1)

Caiçara: UBS Regina Moreira Gomes ESF II (1)

Brejo dos Santos: PSF 2 (1)

São José de Piranhas: Unidade Básica de saúde de São José de Piranhas PSF II (1)

Santa Rita: Unidade de PSF Celeste Ribeiro (1)

Jacaraú: Unidade de Saúde da Família Daura Ribeiro da Silva (1)

Araçagi: UBS PSF I Santo Amaro (1)

Marizópolis: UBS I Jose Alcir Vitalino (1)

Campina Grande: Policlinica do Catole ( 1)

Campina Grande: Centro de Saúde da Liberdade (1)

São José dos Cordeiros: Unidade Mista de Saúde Maria Helena de Brito (1)

Caldas Brandão: PSF II Centro de Saúde de Cajá (1)

Itabaina: UBSF de Brejinho  (1)

Barauna: ESF I Severino Luiz Fernandes (1)

Vieirópolis: ESF Vieirópolis  (1)

Lagoa: PSF I Lagoa (1)

Alhandra: Unidade de Saúde da Familia Mata Redonda I (1)

Riachão do Poço: USF Frei Damião (1)

Itaporanga: Centro de Saúde do Município (1)

Massaranduba: UBS I Inês Rodrigues da Silva (1)

Itabaiana: UBSF Botafogo Itabaiana (1)

Queimadas: Secretaria municipal de Saude de Queimadas (1)

Remígio: UBSF VI João Fernandes Batista (1)

Uirauna: Unidade de saude da familia i dr raimundo barbosa oliveira  (1)

Mamanguape: Secretaria Municipal de Saúde de Mamanguape (1)

Caapoã: PSF Cupissura II (1)

Esperança: SF Portal Francisco Claudio de Lima  (1)

Santa Rita: Hospital metropolitano dom jose maria pires   1

Arara: Unidade de Saúde da Familia V (1)

Em resposta a Folha de S.Folha, o Ministério da Saúde disse faz o acompanhamento dos prazos de validade das vacinas que recebe e que encaminha aos estados. Além disso, informou que os estados devem, assim que recebem, encaminhar aos municípios para suas gerências.

Já a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) encaminhou nota, que diz: “A Folha publicou, hoje, matéria baseada na análise de dados do sistema de informação da imunização do Ministério da Saúde. Sobre isso, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que os municípios devem avaliar se foi erro de registro ou se não aplicou em tempo oportuno. Todas as doses são entregues em até 24h após o recebimento aos municípios, que são integralmente responsáveis pelo armazenamento, aplicação e informação aos sistemas de notificação do Ministério da Saúde. As orientações técnicas às equipes de vacinação ocorrem frequentemente”.

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa garante que não existem vacinas fora dos prazos de validade no município. “A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa à população que o município de João Pessoa não está incluído entre as cidades que, segundo uma matéria veiculada na imprensa nacional, supostamente aplicaram doses da vacina AstraZeneca fora da validade. De acordo com o chefe da Seção de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, a população da Capital não tem com que se preocupar, pois além da rapidez na distribuição das doses, há um rigoroso controle na validade dos lotes de vacinas que chegam à Rede de Frios e são imediatamente disponibilizados à população. Há muitas informações por aí que não condizem com a verdade e é preciso ter cuidado com tudo isso. Queremos tranquilizar a população e dizer que, com a rapidez e celeridade com que está sendo realizada a campanha de vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa, também há um rígido controle de verificação da validade dos lotes dos imunizantes. Nós recebemos, distribuímos e imediatamente são aplicadas as doses na população. Isto é um processo muito rápido”, garante Fernando Virgolino. João Pessoa é uma das cidades brasileiras em que o processo de imunização contra a Covid-19 pode ser considerado um dos mais rápidos. O avanço e a celeridade que a gestão municipal tem empreendido à vacinação é considerado como modelo para muitas cidades brasileiras.”

A Secretaria de Saúde de Campina Grande também emitiu nota sobre o caso. “A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que não houve registro de aplicação de doses após o prazo de vencimento na campanha de imunização da Covid-19 na cidade. De acordo com a Coordenação Municipal de Imunização, houve uma divergência entre o dia efetivo de aplicação e a data do cadastro no sistema, o Si-PNI, do Ministério da Saúde, sendo possível que o prazo de validade tenha expirado nesse intervalo. Contudo, o fato já foi notificado aos órgãos competentes. A Secretaria de Saúde de Campina Grande segue com rigoroso controle do acondicionamento das doses e aplicação dentro do prazo de validade. O Município executa a aplicação imediatamente após o recebimento das remessas de vacinas, sem abrir margem para o vencimento.”

clickpb

Comente com seu Facebook

Clique para comentar

Escreva sua Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Creci-PB realiza últimas entregas de carteiras e certificados em 2021

Publicado há

em

A última entrega de carteiras e certificados pelo Creci-PB a novos corretores de imóveis e imobiliárias se deu em dois momentos, através de sessões solenes realizadas na manhã e tarde desta segunda-feira, no auditório do Sebrae, no Bairro dos Estados.
O fracionamento fez parte de uma série de medidas preventivas ao contágio e à propagação da Covid-19, a exemplo de verificação de temperatura, exigência de uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social.
Pela manhã, a solenidade foi prestigiada pelos presidente e 1º vice-presidente Rômulo Soares e Lamarck Leitão, pelos 1º e 2º secretários Fabiano Cabral e Josemar Nóbrega, bem como pela 2ª diretora-tesoureira Carla Bezerra Cavalcanti.
Além de saudar os presentes, Rômulo traçou nas duas ocasiões, um breve histórico do Conselho, do Sistema Cofeci-Creci e da profissão, que completou no último 27 de agosto 59 anos de regulamentação. Ele falou ainda sobre a premiação recebida quinta-feira pelo Órgão, em reconhecimento mais uma vez à destacada atuação da fiscalização, 1º lugar na região Nordeste e 4º em nível nacional.
Ponto alto e diferenciais
O juramento em nome dos demais profissionais foi prestado pela nova corretora de imóveis Mariana Gentil Nery Dantas Cabral. Já a entrega simbólica de carteiras e certificados foi feita a Thiago José da Silva Alves (representante masculino) e Rosimeire de Bem Silva Gusmão Isidro (feminino) e o certificado à Fernanda de Assunção Santiago Rodrigues (Santiago Fernandes Empreendimentos Imobiliários Ltda.).
Ao usarem a palavra que lhes foi facultada, manifestaram orgulho, satisfação e confiança com a profissão. Fernanda Santiago enalteceu ainda os diferenciais do Creci-PB, por meio do programa de educação continuada Educacreci, de ações sociais, da especial atenção à categoria e do funcionamento do Órgão, pelo que parabenizou Rômulo pela excelência de gestão.
À tarde, também se fizeram presentes o 1” diretor-tesoureiro Flávio Passarinho, o diretor de ação social Augusto Seixas, o conselheiro federal e presidente eleito do Creci-PB, Ubirajara Marques, o conselheiro suplente Thomas Rodrigues e o coordenador da Coapin, Isaías Batista.
O juramento em nome dos demais profissionais foi prestado pela nova corretora de imóveis Rossana Ferreira de Souza. A entrega simbólica de carteiras e certificados foi feita a Luís Gustavo Almeida Simplício de Brito (representante masculino) e Lieska Freitas Ramalho Ramos (feminino) e o certificado à Lea Leal (Lea Simões Leal Imobiliária).

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Notícias

Procon inicia fiscalização da exigência do comprovante de vacinação em João Pessoa nesta semana; multa pode passar de R$ 100 milhões

Publicado há

em

De acordo com o órgão, estabelecimentos na capital já foram notificados sobre a ação.

Regulamento na Paraíba obriga apresentação de cartão de vacinação Covid com esquema vacinal completo para acesso a espaços fechados. (Foto: Gilberto Firmino / Secom-JP)

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) vai dar início nesta semana à fiscalização do cumprimento da lei que exige a comprovação de vacinação para acesso a espaços fechados como bares, restaurantes e casas de show.

De acordo com o secretário Rougger Guerra, os estabelecimentos em João Pessoa já foram notificados na última sexta-feira (3). O valor das multas pode variar de R$ 7.800, aproximadamente, a mais de R$ 100 milhões, dependendo da gravidade e do contexto da situação.

“Dentro da Operação Verão, o Procon municipal, assim como outros órgãos de fiscalização como a Vigilância Sanitária e o Procon estadual, incluirão nas suas rondas e operações a visitação a esses ambientes a fim de garantir que, para ingresso dos clientes e consumidores, esteja sendo exigido o passaporte de vacinação”, explicou.

Apesar de não estarem inclusos no texto da lei (com exceção do Executivo Estadual), alguns órgãos públicos já estão estão replicando a exigência do passaporte para acesso às dependências tanto de servidores quanto de visitantes, conforme apurou o ClickPB.

Confira a lista:

  • Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP)
  • Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado (Procon-PB)
  • Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB)
  • Casas da Cidadania
  • Batalhões da Polícia Militar da Paraíba (PMPB)
  • Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB)
  • Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)

As assessorias da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) informaram ao portal que ainda não exigem o comprovante. A Polícia Civil afirmou que as centrais de polícia também não estão exigindo passaporte, apenas aplicando medidas preventivas.

clickpb

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

Notícias

Paraibana Juliette Freire recebe prêmio de Mulher do Ano

Publicado há

em

Emocionada, Juliette agradeceu e contou um pouco de sua história.

Juliette foi eleita a mulher do ano (Foto: Reprodução)

A vencedora do BBB21 recebeu seu prêmio diretamente das mãos de ninguém menos que Grazi Massafera, também ex-BBB. Emocionada, Juliette agradeceu e contou um pouco de sua história.

“É mágico e me sinto honrada por estar sendo vista, homenageada e principalmente ouvida. Não tem nem nada mais libertadores do que está sendo homenageada pelo que você é. Eu vim de uma família pobre, fiz escola e faculdade pública. Trabalho desde criança, tive uma infância difícil. Minha história é de muita luta”, começou ela.

E acrescentou: “E isso não tem nada de extraordinário, porque essa história é a mesma de milhares de mulheres. (…) Sobrevivo todos os dias ao machismo, feminicídio, às desigualdades, que enfrentamos por nascer mulher. Queria ser vista hoje não por uma pessoa que se destacou num programa, que tem milhões de seguidores, mas quero que minha voz lembre o quanto somos fortes. Vou fazer de tudo para que outras mulheres sejam vistas e ouvidas. Esse prêmio não é meu, mas de todas as mulheres.”

E como Mulher do Ano, Juliette estampa a campa da edição da revista de dezembro e janeiro da GQ Brasil.

Além dela, outros nomes também ganha uma edição especial dos meses de dezembro/janeiro. O surfista Italo Ferreira, por exemplo, foi anunciado como Homem do Ano de 2021 no Esporte. O Men Of The Year também elege as categorias de Música, TV,  Literatura, Responsabilidade Social, Empreendedorismo, Liderança ESG, Ciência e Influência Digital

Um fenômeno chamado Juliette

Natural do interior da Paraíba, cidade de Campina Grande, Juliette Freire Feitosa conquistou o Brasil com sua participação no reality show Big Brother Brasil 2021. A advogada e maquiadora, se tornou também cantora e influenciadora digital.

Juliette conseguiu um feito que nem ela poderia imaginar: se tornar a ex-BBB mais seguida da história, ultrapassando nomes como o de Grazi Massafera e Sabrina Sato. Orgulhosa da sua origem nordestina, a artista levanta importantes bandeiras sociais.

Ela conseguiu fechar contrato com a TV Globo (e Globoplay), além de ser a garota propaganda de outras marcas. Chutando baixo, a influenciadora triplicou seu prêmio milionário angariado no BBB.

Nova “queridinha do Brasil”, Juliette foi agenciada por Anitta – o que o documentário “Você Nunca Esteve Sozinha” mostrou com detalhes – e já tem um EP musical para chamar de seu.

 A conversa com Juliette é uma das capas da edição de dezembro e janeiro da revista, que começa a chegar às bancas a partir desta sexta-feira (3) e na nossa loja virtual. Além da Grande São Paulo, a loja passa a entregar nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Campinas. A partir de sábado (4) também no aplicativo Globo+.

Revista Quem

Comente com seu Facebook

CONTINUE LENDO

⚡EM ALTA

Copyright © 2021 Portal Mídia Orgulhosamente criado com ❤️ por FNX CORPORATION.