O ex-participante do reality britânico Love Island Theo Campbell curtia férias em Ibiza, na Espanha, quando foi atingido no olho por uma rolha de champanhe. O artefato tirou a visão dele momentaneamente e, mesmo depois de quatro anos, ele ainda não se sente totalmente recuperado.
Ao ser ejetada da garrafa de champanhe, a rolha pode chegar a 80 km/h de velocidade. Apesar de, na maioria dos casos, ela voar sem direção, oftalmologistas alertam para a possibilidade de ela acertar em cheio os olhos de alguém.
“Pra quem não sabe, uso tapa-olho desde o meu acidente em 2019. Na ocasião. Alguém estourou um champanhe e a rolha me acertou no olho direito. Faz muito tempo, mas continuo me recuperando e retirando os pontos das duas cirurgias. Minha visão nunca mais será a mesma”, afirmou Campbell, em um vídeo no Instagram.
Em entrevista ao Daily Mail, o oftalmologista Amir Hamid explica que os ossos do crânio protegem os olhos, mas a rolha é pequena o suficiente para atingir o globo ocular.
“Ela viaja tão rápido que pode causar danos e arranhões na córnea, a parte mais exterior do olho, assim como feridas em partes muito frágeis do interior do globo ocular. Em alguns casos, é preciso de uma cirurgia para corrigir”, alerta Hamid.
No caso de Campbell, a rolha deslocou a retina e as complicações incluíram, além da perda parcial da visão, problemas de movimento da pupila, separação da íris e degeneração macular.
Abra o champanhe com segurança
Para evitar episódios como o do rapaz, a dica é não abrir o champanhe na direção de outras pessoas e mantê-lo na temperatura ideal – de 6ºC a 10ºC – para que a rolha não saia em velocidade muito alta.
metropoles
Outras Notícias
Corpo é encontrado com pedras no lugar do coração em Campina Grande
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente