Consumir uma colher de sopa de vinagre de maçã, logo pela manhã, pode levar à perda de peso em semanas, segundo estudo publicado nessa terça-feira (12/3), na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health.
Pesquisadores da Universidade do Espírito Santo de Kaslik, no Líbano, sugerem que a cidra de maçã tem efeitos benéficos para melhorar parâmetros metabólicos relacionados à obesidade.
Emagrecimento com vinagre de maçã
A pesquisa contou com a participação de 120 jovens com idade média de 17 anos e índice de massa corporal (IMC) entre 27 e 34, que compreendem sobrepeso e obesidade.
Os voluntários foram separados em quatro grupos. Cada grupo de 30 pessoas recebeu doses diárias de 5ml, 10ml ou 15ml de vinagre de maçã (esta última equivalente a uma colher de sopa) misturadas em 250ml de água ou de um placebo com água pela manhã ao longo de 12 semanas – cerca de três meses.
Os jovens também deveriam registrar tudo o que comiam em um diário alimentar e anotar suas rotinas de atividades físicas.
Os voluntários que beberam o vinagre de maçã perderam, em média, entre 6 e 9 quilos em três meses e reduziram o IMC de 2,7 a 3 pontos. Os melhores resultados foram observados entre aqueles que receberam maiores doses do ingrediente.
Para as pessoas que consumiram 15ml de vinagre de maçã, o peso médio passou de 77 kg para pouco mais de 70 kg. No grupo de 10ml, o peso foi de 79 kg para 72 kg. E no de 5ml, de 79 para 74kg. Os que receberam o placebo tiveram uma queda média de apenas 0,3 kg após as 12 semanas.
Exames de sangue mostraram que os participantes também melhoraram as taxas de açúcar e colesterol.
“Estes resultados sugerem que o vinagre de maçã pode ter benefícios potenciais na melhoria dos parâmetros metabólicos relacionados à obesidade e distúrbios metabólicos em indivíduos obesos”, escreveu o principal autor do estudo, Rony Abou-Khalil, no artigo.
Os pesquisadores acreditam que a descoberta pode contribuir com as intervenções dietéticas destinadas ao tratamento da obesidade. Mas eles também reconhecem que o número limitado de participantes e de semanas do experimento não foram suficientes para avaliar possíveis efeitos colaterais do consumo do ingrediente a longo prazo.
Pesquisadores independentes ponderam que, embora os resultados sejam animadores, o vinagre de maçã não deve ser visto como a “bala de prata” para o emagrecimento.
“Embora o vinagre de maçã possa oferecer alguns benefícios à saúde a curto prazo, especialmente para indivíduos jovens e com excesso de peso, não deve ser visto como uma solução para a epidemia de obesidade”, afirma a doutora Daisy Coyle, do Instituto George para Saúde Global, ao jornal britânico The Sun.
metropoles
Outras Notícias
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente
Datena faz alerta ao anunciar afastamento do SBT: “Vão pagar caro”