ALPB concede cidadania paraibana ao sensei Hayashi Kawamura

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quarta-feira (16), para outorga do Título de Cidadão Paraibano ao mestre de artes marciais Shihan Hayashi Kawamura. A honraria, proposta pelo deputado Hervázio Bezerra, aconteceu no Plenário “Deputado José Mariz” e reuniu agentes públicos, desportistas, atletas e familiares do homenageado. A prefeita Michele Ribeiro, de Pedro Régis, e o historiador Marco Mondaini, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), prestigiaram o evento.

O deputado Hervázio Bezerra justificou a homenagem lembrando que sempre foi extremamente criterioso com relação à concessão desse tipo de honraria. “Então, o que nós estamos fazendo aqui hoje é simplesmente prestar uma homenagem a um japonês, que chegou aqui já há um bom tempo, e foi o precursor, foi quem implantou as artes marciais em João Pessoa e em parte da Paraíba, já que vinha de Campina Grande. Foi, em tudo, um grande professor, de grandes professores que se tornaram, após ele já praticamente se aposentar”, disse.

Atualmente, o sensei Hayashi Kawamura reside na cidade do Recife e tem 90 anos. “Para mim é motivo de muita alegria, é uma honra mesmo, poder homenagear um japonês que escolheu João Pessoa e que deu uma contribuição efetiva para esse esporte tão importante e hoje muito apreciado no mundo inteiro e no Brasil, que tem grandes atletas. E, sem dúvida, ele foi um dos incentivadores desse esporte, trazendo do Japão para cá. Então, eu fico lisonjeado e agradecido a Deus por me dar essa oportunidade de homenagear, como cidadão paraibano, um ilustre japonês que, como eu disse, escolheu a Paraíba para fazer um grande trabalho para o esporte pessoense, paraibano e brasileiro”, afirmou o deputado Heervázio Bezerra.

Raul Kawamura, filho do homenageado e sucessor do legado de Hayashi Kawamura, fez m breve relato da vida do pai e de sua dedicação às artes marciais, lembrado que o sensei, no início dos anos de 1960, fincou raízes na Paraíba. “Aqui, onde, inclusive, eu nasci, o meu pai teve muitos alunos, que deram prosseguimento aos ensinamentos dele, até os dias de hoje”, disse.

Ainda de acordo com Raul Kawamura, o pai dele chegou do Japão em 1960 e desembarcou na Paraíba em 1963, onde casou, constituiu família e fixou a base e tudo que construiu, pessoalmente e profissionalmente. Sobre a homenagem, ele declarou que a propositura do deputado Hervázio Bezerra “é um reconhecimento a alguém que se preocupou a vida toda pelo esporte”. “Isso é um agradecimento muito importante do deputado, uma iniciativa importantíssima, enquanto meu pai está em vida, e nós somos muito gratos a esse reconhecimento”, finalizou.

PERFIL DO HOMENAGEADO

Shihan Hayashi Kawamura Nasceu em Toba, no Japão, em 1936. É casado com a paraibana Elizabeth Córdula Kawamura e tem dois filhos: Raul Kawamura e Sue Kawamura. É um mestre de artes marciais, referência local no caratê, judô e técnicas de defesa pessoal. Ele é o fundador da Federação Kawamura, a academia de lutas mais antiga em atividade em Pernambuco.

Hayashi Kawamura saiu de Tóquio, no Japão, para ensinar judô no Brasil, com o objetivo de difundir os ensinamentos das artes marciais. Ele inaugurou a Federação Kawamura em 1969, na Rua do Sossego, em Pernambuco, e a academia se tornou um local para se aproximar da cultura japonesa. A Federação Kawamura pratica o estilo Shotokan de caratê, que surgiu há 100 anos.