A Operação Policial “Smurfing”, deflagrada na manhã desta segunda-feira (16/12/2024), mobilizou as Polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros em uma ação integrada para combater uma organização criminosa especializada em roubos e transferências ilegais via Pix. A quadrilha, que operava em Guarabira, no Brejo Paraibano, e também na capital, João Pessoa, utilizava armas de fogo para abordar as vítimas, mantê-las encarceradas e obrigá-las a realizar transferências para diversas contas vinculadas a membros do grupo.
Segundo as investigações, o bando já causou prejuízo superior a R$ 500 mil. Durante a operação, foram apreendidas munições de diversos calibres, drogas, cadernos com anotações ligadas às atividades criminosas e dinheiro proveniente do tráfico. Até o momento, cinco pessoas foram presas, e as ações continuam em andamento nas ruas de Guarabira e João Pessoa.
A operação recebeu o nome de “Smurfing”, termo que remete à prática de fracionar depósitos de dinheiro ilícito em pequenas quantias para dificultar a identificação das movimentações financeiras pelas autoridades. A ação é coordenada pelo Delegado Walter Brandão, gestor da 8ª Seccional em Guarabira, que está à disposição para fornecer mais informações.
Este caso reflete a crescente utilização de ferramentas digitais, como o Pix, por grupos criminosos, demandando estratégias policiais integradas e tecnológicas para combater esse tipo de crime.
Outras Notícias
Corpo é encontrado com pedras no lugar do coração em Campina Grande
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente