O vereador do munícipio de Guarabira, Nal Fernandes (republicanos), é o autor do projeto Tendas Violetas, de combate a violência contra as mulheres. O projeto foi aprovado pelos seus colegas parlamentares.
O Tendas Viletas, visa prevenir e combater a violência contra as mulheres, promovendo ações educativas, de acolhimento e orientação, com ênfase no mês de agosto, período em que a campanha Agosto Lilá é desenvolvida em todo o país.
De acordo com os números da pesquisa feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), mais de 21 milhões de brasileiras com 16 anos ou mais relataram ter sofrido algum tipo de violência nos últimos 12 meses. É o que aponta a pesquisa “Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”. O número corresponde a 37,5% das mulheres ouvidas, a maior prevalência já verificada na série histórica e 8,6 pontos percentuais acima do resultado da última pesquisa.
Outro dado alarmante do estudo refere-se aos casos de abuso sexual. Uma em cada dez mulheres relatou ter sofrido abuso ou ter sido forçada a manter relação sexual contra a própria vontade, no período analisado.
Baseando-se nesses índices, o vereador enxergou a necessidade de cada vez mais o poder público criar alternativas de combate a violência. Veja a abaixo como o projeto deverá ser desenvolvido:






