A deputada federal paraibana, Luiza Erundina, recebeu nesta sexta-feira (25), o título de Doutora Honoris Causa em reconhecimento à sua trajetória política e contribuição histórica à luta por justiça social no Brasil. A cerimônia, aberta ao público, foi realizada no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.
Em um momento de grande simbolismo, Erundina — natural de Uiraúna, no Sertão paraibano — recebeu a mais alta honraria concedida por uma universidade. Formada em Serviço Social pela própria UFPB, a deputada não escondeu a emoção ao relembrar os caminhos que a afastaram da Paraíba durante a ditadura militar, quando teve sua nomeação como docente vetada pelos militares por conta de sua militância em defesa dos camponeses. Durante o discurso da cerimônia, ela ainda destacou que vai continuar lutando pelas suas causas.
“Minha presença aqui, hoje (25), para receber o honroso título de Doutor Honoris Causa, reveste-se, para mim, de profundo significado e de forte simbolismo, considerando minha inusitada trajetória de vida e relação com esta respeitável Universidade (UFPB). No momento, estou me organizando para uma nova empreitada: juntar-me à população para retomarmos a luta pela construção do poder popular. Assim, retorno ao ponto de onde comecei, inspirada e movida pelo sonho de ajudar o nosso povo a fazer história, não só no sentido de mudar a sua própria comunidade de vida e o seu ambiente de trabalho, mas, sobretudo, unir-se a muitos outros. Conscientes de seus direitos e da própria força, para protagonizar a virada para um novo tempo e corpo social, um novo tempo, uma nova humanidade”, discursou.
A proposta para concessão do título foi aprovada por unanimidade durante reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) da UFPB, no dia 18 de março. A cerimônia foi marcada por homenagens, discursos emocionados e reflexões sobre a importância da democracia, da educação pública e do serviço à coletividade.
Com 90 anos, Erundina está em seu sétimo mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. Em sua trajetória política, foi vereadora, deputada estadual e, em 1988, tornou-se a primeira mulher prefeita da cidade de São Paulo.
A entrega do título de Doutora Honoris Causa é vista também como um ato de reconhecimento institucional à luta da parlamentar contra a repressão e pela inclusão social.





