Sambista Zé Katimba é o homenageado no desfile deste ano
O Muriçocas do Miramar, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de João Pessoa e da Paraíba, se prepara para mais um tradicional desfile que completa quatro décadas de história. O bloco sai nesta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, com o objetivo de valorização dos ritmos tradicionais da cultura brasileira, como o samba, maracatu, axé e frevo. Entre as atrações estão Mestre Fuba, Alceu Valença, Juzé, Myra Maya, Capilé, Axé do Yuri, Beleza Pura e 10 grupos de cultura popular. A concentração começa a partir das 19h, na Praça da Muriçocas.
CULTURA POPULAR – Os primeiros a passarem na avenida são os grupos de cultura popular, a partir das 20h00, com o Urso Amigo Batucada; seguido do Urso Macaco Louco; Grupo de Percussão de Bruxelas/Bélgica Batuqueria; Maracatu Baque de Raiz; Nação Maracahyba; Maracatu Baque Mulher JP; Maracatu Nação Pé de Elefante; Maracatu Quilombo Nagô; Maracatu Maracastelo e As Calungas.
“Chegamos aos 40 anos preservando nosso maior compromisso, que é a valorização dos nossos ritmos, como o samba, o frevo, o maracatu e, evidentemente, dos nossos artistas locais e grupos de cultura popular. Não vamos abrir mão disso. Eles são os principais anfitriões da festa”, explicou o presidente do Muriçocas do Miramar, Mestre Fuba.
A festa, que atrai anualmente centenas de foliões, contará com a participação de sete trios elétricos e 10 grupos de cultura popular, saindo do bairro do Miramar e desfilando na Via Folia, na Avenida Epitácio Pessoa. A ala dos estandartes, que tradicionalmente se concentra em frente à casa dos fundadores do bloco, na Rua José Liberato, no Miramar, inicia o ritual a partir das 21h30, com a apresentação da obra de arte em forma de estandarte, que este ano tem a assinatura do artista plástico Demetrius Montenegro.
Ao som de orquestra de frevo, o cordão do abre-alas, com foliões fantasiados e uma verdadeira galeria de arte com estandartes de 40 artistas paraibanos, sai do Miramar até o emocionante encontro com o primeiro trio, sendo recebido com o canto do clássico hino e o grito do Mestre Fuba, que ecoa por toda avenida: Alô alô Paraíbaaa… Viva o Muriçocas do Miramaaarrr.
“Muitos anos que esperei por este momento de cantar no Muriçocas. Esse dia chegou, e estou radiante por estar participando. Felicidade me define”, declarou Myra Maya.
“Tudo que sou devo a esse bloco. O Muriçocas é meu combustível. Me deu régua e compasso. A emoção que sinto é diferente. Minha alma é Muriçocas do Miramar. Fazer parte dessa história é orgulho que carrego no peito”, disse Juzé.
“Antes de ser cantor, sou folião, e amanhã vou sentir pela primeira vez a emoção de poder cantar no Muriçocas. Eu sempre nutri esse sonho. Aqui estou. Vai ser lindo demais!”, comentou Yuri Carvalho.
Confira a ordem e atrações dos trios elétricos:
21h30 – Saída do Cordão dos Estandartes com a Orquestra Pop Frevo, Boi Vermelho e a Jardineira da Velha Guarda
22h00 – Mestre Fuba
22h20 – Juzé / convidada: Natascha Falcão, Manu Lima
22h40 – Alceu Valença
23h00 – Myra Maya / convidada: Nathalia Bellar
23h20 – Capilé
23h40 – Axé do Yuri / convidado: Romero Ferro
00h00 – Beleza Pura





