Portal Mídia

Home / Saúde / CARNAVAL: Nutricionista orienta como manter o equilíbrio alimentar na folia

CARNAVAL: Nutricionista orienta como manter o equilíbrio alimentar na folia

É comum que o período de Carnaval interfira na rotina alimentar das pessoas, seja para quem vai curtir blocos de rua, seja para quem aproveita os dias de descanso nas praias. Estudos apontam que irregularidades nas refeições, longos períodos em jejum, aumento no consumo de bebidas alcoólicas e preferência por alimentos gordurosos ou ultraprocessados podem impactar diretamente o funcionamento do organismo.

A nutricionista Adilla Almeida, da Hapvida, aponta que, entre os principais erros cometidos durante o período de folia, estão os jejuns prolongados, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a baixa ingestão de água e a escolha por alimentos de procedência duvidosa. “Essa combinação pode ocasionar problemas gastrointestinais, como diarreia, além de desidratação severa e até gripes e resfriados pela baixa da imunidade”, alerta a profissional.

Para quem vai passar horas em blocos de rua ou festas, a orientação é não sair de casa em jejum. A escolha adequada antes da folia faz toda a diferença no desempenho e na disposição ao longo do dia. “O ideal é ingerir alimentos que forneçam energia de forma gradual, como carboidratos complexos, presentes em tubérculos, raízes e cereais, além de boas fontes de proteína, como frango e ovos”, reforça.

A hidratação também deve ser prioridade durante o Carnaval, especialmente diante do calor intenso e das longas horas de exposição ao sol. Adilla recomenda beber água regularmente ao longo do dia, e não apenas quando surgir a sensação de sede. Já para quem consome bebidas alcoólicas, a nutricionista lembra que é necessário intercalar cada copo da bebida com um copo de água. Essa prática ajuda a reduzir os efeitos da desidratação e diminui a sobrecarga no organismo, principalmente no fígado, contribuindo para um pós-folia mais equilibrado.

A profissional alerta ainda para a relação direta entre sono, metabolismo e alimentação durante o período carnavalesco. A inversão da rotina impacta no funcionamento do organismo e pode influenciar diretamente o apetite e as escolhas alimentares.

“Com a tendência de dormir menos e ter menor recuperação física, alguns hormônios, principalmente os relacionados à fome, podem ser afetados. A inversão da rotina, associada ao consumo do álcool, desregula o metabolismo e pode levar a escolhas alimentares de pior qualidade”, pontua.

Depois da folia – Após o período de festas, a nutricionista recomenda que a retomada da rotina deve acontecer de forma gradual, inclusive depois de dias de excessos. Ela aponta que alguns cuidados podem ajudar o corpo a se recuperar mais rapidamente, como a reposição de líquidos e nutrientes, que é fundamental para amenizar os sintomas da ressaca.

“Alimentos ricos em eletrólitos, como a água de coco, auxiliam na reidratação do organismo. Frutas com alto teor de água, como melancia, laranja e abacaxi, também contribuem para repor líquidos e fornecer vitaminas importantes nesse processo. Além disso, manter a ingestão regular de água ajuda o fígado a desempenhar melhor sua função no processo de eliminação das toxinas”, reforça Adilla.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *