Debate 01: Verso Vivo da Borborema: Cinema e Pertencimento
16h – Exibição e debate com o diretor Hipolito Lucena (PB)
Filmes: A rima e o compasso de Jessier Quirino.
A poesia de Chico Pedrosa
Hipolito Lucena e Rebeca Souza (Campina Grande – PB)
Dia 25, quarta-feira, às 16h50
Local: Auditório da UEPB – Campus Guarabira
Após a exibição, o debate propõe refletir sobre a poesia popular como uma força viva da cultura nordestina, capaz de atravessar o tempo sem perder o ritmo nem o sentido. Os filmes de Hipólito Lucena revela uma abordagem sobre os poetas e declamadores Jessier Quirino e Chico Pedrosa, como guardiães da memória e da palavra falada, onde rima, humor e afeto constroem identidade.
A conversa com o diretor aborda o processo de pesquisa e os caminhos do documentário que mistura verso e cinema. O encontro também provoca uma escuta atenta sobre tradição e contemporaneidade. Que lugar essa poesia ocupa hoje.
Debate02: Território, Memória e Cinema Paraibano
Inspirado em fatos, o filme O Rebanho de Quincas resgata uma história antiga e revela o interior da Paraíba como espaço de memória e imaginação. Após a exibição, o debate propõe pensar o cinema paraibano a partir da paisagem do interior do estado, onde suas histórias e cotidianos constroem narrativa. A atuação do sertanejo Buda Lira reforça a força dos nossos atores na criação de personagens profundamente humanos. Este bate papo com os diretores do filme abordará o processo de pesquisa, as escolhas estéticas e o valor simbólico desses territórios. Um encontro para refletir sobre a Paraíba não apenas como cenário, mas como personagem do cinema.
16h30 – O Rebanho de Quincas
Dir. Rebeca Souza (PB)
Classificação: livre. Duração: 45min.




