Nesta segunda-feira (29), às 8h30, em Guarabira (PB), o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, e a superintendente do Ministério da Saúde, Joelma Greicy Fernandes Lira, anunciaram o início dos atendimentos da carreta de saúde da mulher do programa Agora Tem Especialistas, do Governo do Brasil.
Voltadas para o diagnóstico precoce de câncer de mama e do colo do útero, as unidades móveis de saúde ofertarão consultas ginecológicas especializadas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, além de biópsias, para pacientes do SUS agendadas e encaminhadas pela secretaria de saúde local.
Totalmente estruturada com insumos, equipamentos e equipes multiprofissional, a carreta está posicionada na Rua Don Pedro II, s/n, Bairro Tibiri Fábrica, onde o lançamento vai acontecer.
Desde que começaram a rodar o país, principalmente em locais de difícil acesso, com vazios assistenciais, além de cidades-polo, as carretas de saúde da mulher, oftalmológicas e de exames de imagem têm ampliado a oferta de serviços de saúde especializados, reduzindo assim o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.
As unidades móveis já passaram por mais de 3 mil municípios, atendendo pacientes do SUS em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

https://www.instagram.com/reel/DaNhobbTO7z/?igsh=dmtuano1ZGhpamcz





