Câncer de tireoide: veja sintomas da doença diagnosticada em João Neto

Cantor anunciou que passará por cirurgia e fará tratamento para se livrar de um tumor na glândula tireoide

João Neto, dupla com Frederico, é diagnosticado com câncer de tireóide
Reprodução/Instagram
O cantor João Neto, que faz dupla com Frederico, anunciou nesta quarta-feira (16/2) que está com um câncer na tireoide, diagnosticado em dezembro do ano passado através de exames de rotina.

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte anterior do pescoço, abraçando a traqueia. Os hormônios produzidos por ela (T3 e T4, triodotironina e tiroxina, respectivamente) agem no metabolismo do corpo desde a formação fetal até a senilidade.

O câncer de tireoide é um tipo de tumor que, na maior parte das vezes, tem cura quando seu tratamento é iniciado precocemente, sendo importante estar atento a sintomas que possam indicar o problema. Os principais são:

1. Nódulo ou caroço no pescoço, que normalmente cresce rapidamente;
2. Inchaço no pescoço devido a aumento das ínguas;
3. Dor na parte da frente da garganta que pode irradiar para os ouvidos;
4. Rouquidão ou outras alterações da voz;
5. Dificuldade para respirar, como se tivesse algo preso na garganta;
6. Tosse constante que não acompanha um resfriado ou gripe;
7. Dificuldade para engolir ou sensação de algo preso na garganta.

Embora este tipo de câncer seja mais comum a partir dos 45 anos de idade, sempre que surgir algum destes sintomas, sendo o mais comum o nódulo ou caroço no pescoço, é recomendado consultar um endocrinologista ou cirurgião de cabeça ou pescoço para fazer exames de diagnóstico.

Os sintomas também podem indicar outros problemas menos graves de saúde como refluxo gastroesofágico, infecções respiratórias, problemas nas cordas vocais, e até cistos ou nódulos na tireoide, que normalmente são benignos e não apresentam qualquer perigo para a saúde.

metropoles

Related posts

Deixe uma resposta