Começa nova rodada de negociação por um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia

Começa nova rodada de negociação por um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia

Esta é a segunda vez que os dois países irão discutir os termos para um fim do conflito que já dura oito dias

Teve início, na manhã desta quinta-feira (3/3), a segunda rodada de negociações entre a Rússia e a Ucrânia para terminar a guerra. De acordo com as agências de notícias russas, a reunião começou por volta das 11h30. As delegações dos dois países estão reunidas na fronteira com Belarus e Polônia. Entre os tópicos que serão discutidos está a criação de um corredor humanitário para que civis ucranianos possam deixar o país.

Ao todo, o presidente russo, Vladimir Putin,  enviou cinco pessoas para a negociação, já o ucraniano, Volodymyr Zelensky, enviou seis pessoas. A reunião ocorre um dia após a tomada da cidade portuária de Kherson pelas tropas russas, o que é considerado uma das maiores vitórias russas no conflito.

Nesta quarta-feira, o encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, disse que a Ucrânia está aberta a negociações, mas sem ultimatos por parte da Rússia.“Consideramos o que a parte russa levou para as negociações como ultimatos. Baixar as armas, retirar as tropas para dentro do país e aprovar uma decisão de que não vamos mais querer integrar a Otan. É uma rendição que eles estão solicitando”, disse.

As duas delegações já tinham se reunido na segunda-feira (28/2), porém a reunião terminou sem acordo entre as duas partes. “As partes discutiram a realização de mais uma rodada de negociações onde essas decisões podem ser desenvolvidas”, disse um assessor do presidente ucraniano à imprensa.

O conflito entre os dois países chegou ao oitavo dia nesta quinta-feira (3/3). Pelo menos 1 milhão de ucranianos saíram do país desde o início da guerra.

correiobraziliense

Related posts

Deixe uma resposta