CSGO: Conflito entre Ucrânia e Rússia pode abalar o melhor time do mundo

Counter Strike: Global Offensive (CSGO) é um dos maiores jogos da história, com milhões de jogadores mundo afora e um cenário profissional consolidado e que não para de crescer. Jogadores profissionais ganhando salários altos e contratos com multas rescisórias exorbitantes. O game alcançou um patamar gigantesco. E é dentro deste contexto que o time ucrâniano da Natus Vince (NAVI) atingiu o Top 1 do ranking mundial da HLTV. O futuro da equipe, formada por russos e ucranianos, porém, parece incerto, uma vez que o conflito entre Ucrânia e Rússia só aumenta.

Por ser o melhor time do mundo de CSGO atualmente, a NAVI por si só já chama atenção. São 14 títulos conquistados nos últimos 4 anos. Com a escalada da tensão no Leste Europeu, contudo, os olhos de torcedores e amantes do jogo se voltaram ainda mais para o campeão do último Major de Counter Strike: Global Offensive.

csgo ucrânia rússia
‘s1mple’ durante a IEM Katowice 2020. Divulgação/HLTV

Liderada por Oleksandr “s1mple” Kostyliev, ucraniano de origem russa considerado o melhor jogador do mundo e um dos maiores da história, a equipe conta com Valerii “b1t” Vakhovskyi, de Dnipropetrovsk, região central da Ucrânia; Denis “electroNic” Sharipov, de Cazã, na Rússia; Kirill Sergeevich “Boombl4” Mikhailov, de Moscou, capital russa; Ilya “Perfecto” Zalutskiy, também cidadão russo; e o técnico Andrii “B1ad3” Horodenskyi, cidadão ucraniano.

Nos casos de “b1t” e “s1mple”, a situação fica mais delicada. Ambos são da região mais ao centro da Ucrânia, onde já se escuta o hino do país ecoando pelas praças em forma de alerta para a possível guerra. Para entender como a equipe da NAVI está lidando com o momento, o Olhar Digital entrou em contato com a assessoria da organização, mas não obteve respostas.

É justo relembrarmos, porém, que a tensão entre os dois países não começou agora, mas sim em meados de 2014 com a anexação da Crimeia feita pela Rússia. De lá para cá, foram inúmeros tiroteios entre separatistas pró-russos e ucranianos. Segundo a ONU, mais de 13 mil pessoas morreram nestes confrontos. Nesses 8 anos, entretanto, a NAVI se reformulou, montou a equipe atual em 2020 e alcançou o topo logo depois.

A organização soube blindar seus jogadores do mundo externo, mas o medo de uma nova guerra nunca foi tão ameaçador, e a escalada da tensão entre Ucrânia e Rússia pode atrapalhar um projeto excelente que atingiu o auge tem pouco tempo. Um abalo na atual equipe Top 1 de CSGO seria uma perda enorme para o cenário do jogo.

olhardigital

Related posts

Deixe uma resposta