De autoria de Raniery Paulino, ALPB aprova projeto que cria o Programa para Órfãos do Feminicídio na Paraíba
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, na sessão híbrida desta terça-feira (19), o projeto de Lei Indicativo 1077/2022, que cria o Programa para Órfãos do Feminicídio, com auxílio financeiro mensal e assistência psicossocial na Paraíba. O projeto de Lei é de autoria do deputado Raniery Paulino.
O projeto especifica que o Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. Suas motivações mais frequentes são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre a mulher. ” Diante dessa triste realidade, apresentamos esse importante Projeto para que as crianças e jovens que ficam sem lar, em desabrigo, sem qualquer proteção psicossocial e, sobretudo, sem condições financeiras para sobreviver possam garantir um auxílio financeiro mensal e assistência psicossocial na Paraíba”, pontuou Raniery.
Vale ressaltar que, segundo a CPI do Feminicídio da ALPB, João Pessoa e Campina Grande são os municípios paraibanos que mais registraram números de feminicídio, sendo 23 e 16 casos, respectivamente. Entre 2015 e 2020, a média do crime aumentou 36,4% na Paraíba, saindo de 2,06 para quase 3 vítimas por mês. Os dados revelam que, ao todo, foram 176 crimes reportados entre 2015 e 2020, sendo 44 deles com cenário em zonas rurais, o que representa 25% dos casos.
” Esses dados reforçam a necessidade de políticas públicas de atenção e proteção aos órfãos na Paraíba, oferecendo benefícios de assistência social para os órfãos e seus responsáveis legais”, finaliza Raniery.
Matéria será encaminhada para sanção do governador.
More Stories
Secretária de saúde de Guarabira cria Fake News ao dizer que Ministério da Saúde suspendeu repasse para pagamento do piso nacional da enfermagem
Roberto Paulino destacou os avanços do ECA durante evento no auditório da UEPB, e visitou novo diretor da Cagepa em Guarabira
CPMI do Golpe quer ouvir Braga Netto, Augusto Heleno e Anderson Torres