A figura que retrata amor, carinho e aconchego, também é, em maioria, a mesma que precisa de cuidados. Uma pesquisa da FGV apontou que 91,5% dos avós no Brasil são idosos. A fase de curtir os netos costuma ser também um momento de atenção com a saúde e precaução para evitar as temidas quedas, que podem causar diversos transtornos.
Nesta terça-feira (26), Dia dos Avós, o coordenador dos médicos da família do Hapvida, Bruno Sampaio, ressalta que as atitudes devem ser preventivas, para reduzir os riscos de queda e transformar a residência em um local seguro para os moradores acima dos 65 anos.
O especialista lista medidas simples para implementar na rotina, como retirar tapetes, instalar corrimão nos banheiros e, se necessário, em outros cômodos da casa. O idoso também deve optar por sandálias presas ao pé, pois garantem conforto e segurança e diminuem as chances de soltar e causar um tropeço. A depender da limitação, o especialista indica ainda o uso de bengalas ou andador.
“São medidas simples que podem ser implementadas no dia a dia e reduzem em muito o risco de quedas ou acidentes domésticos, além de garantir mais independência e autonomia ao idoso”, pontuou.
Uma queda pode levar a uma série de transtornos como escoriações, lesões, fraturas na região do fêmur ou de membros superiores; pode afetar a mobilidade e a independência, acarretar distúrbios psicológicos, gastrointestinais, alteração no fluxo sanguíneo e outras consequências, a depender da situação.
Bruno Sampaio alerta que em caso de queda, é indispensável o atendimento médico, mesmo quando o acidente não aparenta ter sido sério. “É necessário para descartar a fratura e também para que o idoso passe por uma análise completa”, explica o profissional, que aponta que uma situação, mesmo que não cause danos físicos, pode afetar o psicológico e trazer insegurança e medo, o que também deve ser revertido com acompanhamento profissional.
More Stories
Veja momento em que Sidney Magal passa mal durante show em SP
Juíza Gabriela Hardt pede para deixar vara de Curitiba e pode sair de casos da Lava Jato
Inscrições para segunda edição do Sisu 2023 começam em 19 de junho