Portal Mídia

O maior portal de Guarabira e do Brejo

Equipe do Hospital Regional de Guarabira, recebe treinamento para atuar no Programa Coração Paraibano, da SES

Uma equipe de profissionais do Hospital Regional de Guarabira Antônio Paulino Filho, participou nesta segunda-feira (27), de um treinamento realizado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, na grande João Pessoa, unidade gerenciada pela equipe da Fundação PB SAÚDE, por ser a unidade referencia em cardiologia em toda Paraíba. O referido treinamento também foi ministrado para todos os profissionais dos hospitais da rede de saúde que irão atuar no Programa Coração Paraibano.

Os profissionais do HRG que participaram do treinamento são: Marcele Costa – gerente de enfermagem, Júlia Brilhante – coordenadora da clínica médica, Eribaldo Alves – coordenador de urgência e emergência e Cleiton Paiva – coordenador da clínica cirúrgica, além da diretora do HRG Polyana Torres.

As aulas foram ministradas por profissionais capacitados que já atuam no serviço de referência e da rede de hemodinâmica do Estado, e segue até amanha (terça-feira, 28), com temas como: síndrome coronariana aguda; aspectos gerais da Intervenção percutânea primária; acesso periférico e cuidados gerais ao paciente infartado; como realizar ecg e conduzir PCR; administração e cuidados relacionados a trombólise; entre outros.

De acordo com a dra Polyana Torres, a capacitação é direcionada para os profissionais que vão receber os pacientes, discutir os casos, definir condutas, ver a regulação e transferências desses pacientes nos hospitais de emergência em todo o estado.

Sobre o Programa Coração Paraibano

A dinâmica do programa vai funcionar por meio da telemedicina, onde os médicos de qualquer cidade da Paraíba que precisem atuar em situações de urgência cardiológica vão conversar com especialistas do Hospital Metropolitano para receber orientações sobre os cuidados imediatos que precisem realizar, além de receber informações relacionadas a prescrição de medicações e exames de imagem. Quando necessário, o paciente será encaminhado, pela Central de Regulação Estadual, para algum procedimento de intervenção nas hemodinâmicas que já existem no Estado via transporte, que pode ser feito pela base de ambulâncias exclusivas do programa ou pelo Grupo de Resgate Aeromédico (Grame), via aeronave de UTI aérea.

Graças aos avanços da tecnologia que possibilitam esse contato rápido via telemedicina, o programa Coração Paraibano vai interligar estes profissionais que atuam em vários serviços de saúde da Paraíba, entre eles as três hemodinâmicas gerenciadas pela PB Saúde, no Hospital Metropolitano, em Santa Rita, no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, e no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos; o Grupo de Resgate Aeromédico (Grame); a Central Estadual de Regulação.

 

 

curtida no instagram, comentário no instagram, seguidor do instagram-4294405.jpg

nossas redes sociais

%d blogueiros gostam disto: