OPERA PARAÍBA: Hospital Regional de Guarabira realiza mutirão de cirurgias de catarata, nesta terça (27) e quarta-feira (28)

Aproximadamente 250 pacientes serão atendidos pelo programa Opera Paraíba, que estará com sua caravana no Hospital Regional de Guarabira, Antonio Paulino Filho, nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28). A maioria das cirurgias serão realizadas em pacientes idosos e portadores da diabetes.

A catarata, é uma doença dos olhos em que a visão fica opaca. A cataraca ocorre principalmente em pessoas de mais idade, porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriados.

Os seguintes sintomas são característicos da catarata:
Diminuição da acuidade visual: dificuldade de enxergar;
Visão embaçada/nublada/esfumaçada/confusa/turva;
Visão dupla;
Dificuldade para ler, dirigir e andar;
Sensibilidade à luz;
Alteração da percepção de cores;
Mudanças frequentes no grau dos óculos;
O único tratamento para catarata é a cirurgia, pela qual o cristalino opaco é substituído por uma lente intraocular. Tal procedimento cirúrgico devolve não só a visão dos pacientes, como também a autoestima deles.

Para a diretora do Hospital Regional, Polyana Oliveira, poder realizar esses procedimentos é dar qualidade de vida as pessoas, e o cumprimento de uma obrigação profissional enquanto instituição pública de saúde. “É gratificante poder ver a felicidade de quem volta a enxergar”. Completou.

Related posts

Deixe uma resposta