O Hospital Regional de Guarabira (Antônio Paulino Filho) abriu nesta segunda-feira pela manhã (15) a campanha da Semana Estadual de Doação de Leite Materno. O lançamento aconteceu alojamento conjunto com a participação das mães, crianças e profissionais do HRG. De acordo com a enfermeira Lucélia Pereira, coordenadora do alojamento conjunto e do posto de coleta do Hospital Regional foi realizada ma palestra sobre a importância da doação de leite e de frascos de vidro para armazenar além de terem tirado dúvidas das puérperas. Após a palestra foi servido um coffee break.
“Hoje foi a abertura da Semana Estadual de Doação de Leite Humano, sexta dia 19 é o dia Mundial de Doação. Com o tema: “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe leite materno. Nossa equipe conta com o apoio da técnica de enfermagem Geyzelena, que faz todos os dias pela manhã o trabalho de ordenha e orientação com as puérperas do alojamento conjunto.” disse Lucélia.
A coordenadora do banco de leito humano, do HRG Danielle Meireles, salientou a importância da campanha e da consciencialização das mães.
Benefícios da amamentação
O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Ele é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite e funciona como uma vacina*, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. É limpo, está sempre pronto e quentinho. A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.
Benefícios para o bebê
O leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Crianças amamentadas no peito são mais inteligentes, há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo.
A campanha segue até a proxima sexta-feira, dia D da campanha.
More Stories
TSE marca julgamento de Bolsonaro para 22 de junho; Se for condenado, ex-presidente ficará inelegível por oito anos
Desenrola beneficiará famílias com dívidas de até R$ 5 mil
João Azevêdo discute pagamento do piso da enfermagem e destaca êxito dos programas Opera Paraíba e Coração Paraibano no Ministério da Saúde