A gerência de enfermagem do Hospital Regional de Guarabira em parceria com o Serviço de Referência de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Seri Guarabira, promoveu uma capacitação em Língua Brasileira de Sinais para os profissionais da unidade de saúde. O curso integrou a programação da Semana da Enfermagem.
A capacitação no Hospital, foi ministrada pela pedagoga bilíngue Micaele Miguel, ela é professora do Seri, e elogiou a iniciativa do Hospital Regional de Guarabira em promover a inclusão no atendimento hospitalar.
A enfermeira Lucélia Pereira, que participou da formação, falou da importância de fornecer um atendimento de qualidade a população e em especial a comunidade com deficiência auditiva.
O que é a Língua Brasileira de Sinais (Libras)?
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua gestual e visual, viabilizada por meio de gestos, expressões faciais e corporais, utilizada na comunicação de pessoas surdas. Assim como a linguagem oral, a língua de sinais varia conforme o pais ou localidade onde ela é usada, assim como sofre modificações com o passar do tempo, possuindo estrutura gramatical e expressões próprias.
Importância da Libras na área da saúde. Este é um tema que requer comprometimento e atenção. O motivo não é por acaso. É preciso que locais públicos e privados atuantes na área da saúde ofereçam um atendimento de qualidade às pessoas que apresentam deficiência auditiva.
Direitos básicos e a importância da Libras na área da saúde
Compreender a importância da Libras na área da saúde envolve ter claro como o acesso aos serviços de saúde é determinante para a qualidade de vida das pessoas.
Um dos direitos mais básicos dos cidadãos é que todos, independentemente de suas condições específicas, tenham pleno acesso aos atendimentos que precisam ser realizados para garantir a saúde.
Entretanto, boa parte de clínicas médicas, hospitais, unidades básicas de saúde, postos de saúde, laboratórios e demais locais não estão devidamente preparados para realizar atendimentos às pessoas com surdez.
O papel da comunicação
Para que a Libras nos atendimentos de saúde se torne uma realidade cada vez mais comum é preciso entender a importância da comunicação. Para as pessoas surdas, é de suma importância que a Língua Brasileira de Sinais seja usada como principal recurso de comunicação.
Do contrário, o atendimento se torna bastante difícil e muitas vezes os surdos não conseguem compreender as orientações necessárias.
Para que a Libras seja adotada nos estabelecimentos da área da saúde é preciso que esses locais disponibilizem um tradutor ou intérprete da Língua Brasileira de Sinais.
Outra opção é investir nos cursos de formação em Libras para parte da equipe de atendimento, sobretudo enfermeiros e atendentes. Com essas ações, o atendimento se torna muito mais rápido e efetivo, feito de maneira padronizada.
More Stories
Edital de licitação para ampliação do Hospital Regional de Guarabira foi publicado no Diário Oficial deste sábado (27)
Pedro Régis apresenta rota cultural, artesanato e gastronomia na maior Feira de Turismo da Paraíba
Arcondicionados pedidos por Raniery já estão no “CEG” para serem instalados