No início da tarde desta quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que foram encontrados destroços nas áreas de buscas pelo submarino Titan. De acordo com a BBC, os destroços foram localizados pelo robô americano Odysseus 6K, parte do navio canadense Horizon Arctic.
A embarcação canadense chegou ao local das buscas na madrugada desta quinta-feira e o robô submergiu por volta das 8 horas da manhã.
O Odysseus 6K, da empresa Pelagic Research Services, é um veículo submarino operado remotamente (ROV, na sigla em inglês) e é usado para fins científicos, como observações e pesquisas nas profundezas dos oceanos.
Ele consegue capturar imagens estáticas e em vídeo debaixo da água, além de ser usado para recolher amostras biológicas e geológicas e outros itens no fundo do oceano.
Robô Odysseus 6K, equipamento que auxilia nas buscas de submarino desaparecido — Foto: Reprodução/Pelagic Research Services
O robô pode chegar a 6 mil metros de profundidade. Segundo a Pelagic Research Services, a Força Aérea dos Estados Unidos fez a transferência do ROV para a embarcação canadense na terça-feira (20).
Além do Odysseus 6K, as buscas também são feitas pelo Victor 6000, que consegue gerar reconstruções 3D ópticas das áreas de observação. O equipamento, criado pela empresa canadense International Submarine Engineering (ISE), é utilizado para pesquisas oceanográficas, estudos geológicos e exploração de recursos naturais.
G1
Outras Notícias
Padre faz postagem fúnebre horas após ser indiciado pela PF
Operação cumpre mandado contra investigado por usar imagens de jornalistas em site de conteúdo adulto na Paraíba
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025