O enfermeiro Valber Frazão, especialista em urgência e emergência da equipe de cardiologia do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Metropolitano-PBSaúde, realizou nesta terça-feira (11/07) com toda a equipe de profissionais de enfermagem do Hospital Regional de Guarabira (Antônio Paulino Filho), um treinamento em realização de ECG de 12 a 19 derivações, além de uma apresentação do Protocolo de Doutorácica do Coração Paraibano, para intervenções desde o recohecimento precoce de um infarto agudo do miocárdio, até a administração de medicamento que pode tratar o paciente, até que ele seja removido para o Hospital Metropolitano, referência em tratamento de cardiopatias, na Paraíba.
Com o treinamento desses profissionais, Guarabira passa a integrar um dos 12 Centros Especializados em Cardiologia e Trombólise, do Estado. De acordo com Valber, esse tipo de treinamento é de extrema importância para Guarabira e Região do Brejo, pois o objetivo é reduzir mortalidade e morbidade desses pacientes.
Durante o treinamento Valber mostrou para os profissionais de enfermagem, que a cada minuto que uma pessoa passa sem ter o atendimento adequado ela vai perdendo as chances de sobreviver. Além do treinamento inicial, no dia 19/07 uma equipe formada por 5 médicos e 5 enfermeiros do Hospital Regional de Guarabira, deverão participar de um treinamento geral no Hospital Metropolitano, com o Dr João Moraes, renomado cardiologista de Pernambuco.
Para os enfermeiros e coordenadores dos setores da clínica cirúrgica, urgência e emergência do HRG, Eribaldo Alves, Vanessa Vieira e Jeane Francisco, “o treinamento é de fundamental importância para os profissionais de vários setores, pois a partir de então poderão detectar os primeiros sinais de um paciente com problema cardiovascular. Um treinamento como esse, é um presente para qualquer profissional de saúde”.
Para diretora do HRG Polyana Torres, o treinamento vai ajudar na preparação desses técnicos e enfermeiros e consequentemente oferecer uma abordagem mais adequada aos pacientes da região. Segundo ela, em média são cerca de 40 pacientes que dão entrada mensalmente do HRG com problemas cardíacos.
Outras Notícias
Corpo é encontrado com pedras no lugar do coração em Campina Grande
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente