A Copa do Mundo Feminina de 2023 está oficialmente iniciada. Após cerimônia de abertura, a bola rolou às 4h desta quinta-feira (de Brasília) para Nova Zelândia x Noruega, no estádio Eden Park, na cidade neozelandesa de Auckland. Em casa, a Nova Zelândia venceu por 1 a 0.
Esta é a primeira edição do Mundial realizada em dois países: além da Nova Zelândia, a Austrália também recebe jogos do torneio de 32 clubes, organizado pela Fifa.
As australianas, aliás, fazem o segundo jogo da Copa do Mundo, às 7h, contra a Irlanda, no Estádio Olímpico de Sydney, que vai receber a final em 20 de agosto. A partida terá arbitragem brasileira, comandada por Edina Alves.
Veja os jogos do primeiro dia da Copa do Mundo Feminina
- 4h: Nova Zelândia 1 x 0 Noruega, pelo grupo A. Estádio Eden Park (NZE)
- 7h: Austrália x Irlanda, pelo grupo B. Estádio Olímpico de Sidney (AUS)
- 23h30: Nigéria x Canadá, pelo grupo B. Estádio Melbourne Rectangular (AUS)
-
Primeira edição com 32 seleções
A edição de 2023 será a primeira que contará com a presença de 32 seleções desde que a competição foi criada, em 1991.
Serão seis representantes da Ásia, um da Oceania, doze da Europa, quatro da África, seis das Américas do Norte e Central, e três da América do Sul. Essas 32 participantes estão divididas em oito grupos com quatro seleções cada.
Horários dos jogos
Por ser disputada na Oceania, as partidas da Copa de 2023 serão, em sua maioria, no período da madrugada aqui no Brasil, com a maior parte dos jogos começando entre 00h e 06h30.
Outros confrontos acontecerão de noite no Brasil, entre 22h e 23h30, enquanto os demais embates acontecerão pela manhã, entre 7h e 9h.
A Seleção Brasileira estreia contra o Panamá, na segunda-feira (24), às 8h (horário de Brasília), no Hindmarsh Stadium, em Adelaide. Na fase de grupos, o Brasil ainda enfrenta a França, no dia 29 de julho, e a Jamaica, em 2 de agosto. Essas datas serão ponto facultativo para servidores públicos, assim como em Mundiais masculinos.
Grupos da Copa do Mundo Feminina 2023
Estádios
A Copa de 2023 terá 10 sedes espalhadas pela Austrália e pela Nova Zelândia.
Na Austrália, os seis estádios são: Estádio Olímpico de Sydney e Sydney Football Stadium, em Sidney; Suncorp Stadium, em Brisbane, AAMI Park, em Melbourne; Perth Rectangular Stadium, em Perth; e Hindmarsh Stadium, em Adelaide.
Já na Nova Zelândia, as partidas serão disputadas no Eden Park, em Auckland; no Wellington Regional Stadium, em Wellington; no Forsyth Barr Stadium, em Dunedin; e no Waikato Stadium, em Hamilton.
cnnbrasil
Outras Notícias
João Azevêdo garante que é pré-candidato ao senado para as eleições de 2026
Carroceria de caminhão se solta durante viagem e esmaga a própria cabine
Polícia Federal investiga fraudes no pagamento de seguro-defeso na Paraíba