O edital do concurso do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (28). No total, são oferecidas 1.100 vagas para soldado, sendo 900 para a PMPB (810 para o sexo masculino e 90 para o sexo feminino), e 200 para os bombeiros (180 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino).
As inscrições abrem na próxima terça-feira (1º) e devem ser feitas até o dia 30 de agosto, por meio do site da organizadora, o IBFC. A taxa de inscrição é de R$ 120. Doadores de sangue, de plasma sanguíneo, de medula, de leite materno e que estejam inscritos no CadÚnico podem pedir isenção da taxa de inscrição entre os dias 1º e 3 de agosto.
Conforme o edital, 20% das vagas do concurso são para pessoas declaradas negras. No total, as vagas são para as quatro regionais da Paraíba, que tem sedes em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira. Ao optar por uma das sedes, a pessoa aprovada no concurso vai prestar serviço em unidades abrangidas pela regional escolhida.
O concurso exige ensino médio completo e tem remuneração inicial de R$ 4.206,87, além de adicionais de plantão extra e gratificações específicas de funções. Os candidatos do sexo masculino precisam ter altura mínima de 1,60 m e as candidatas do sexo feminino precisam ter 1,55 m. Em ambos os casos, as pessoas candidatas precisam completar no mínimo 18 anos e no máximo 32 anos no ano da matrícula no curso de formação; não ter antecedentes criminais ou policiais e outros requisitos previstos no edital.
A seleção vai ser feita em quatro fases:
- Exame intelectual, com provas objetiva e discursiva
- Exame psicológico
- Exame de saúde
- Exame de aptidão física
As provas estão previstas para acontecer no dia 29 de outubro, com 80 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Os assuntos cobrados são: língua portuguesa; raciocínio lógico; geografia e história da Paraíba; língua estrangeira (inglês ou espanhol); noções de informática; e noções de direito e sociologia.
G1
Outras Notícias
Corpo é encontrado com pedras no lugar do coração em Campina Grande
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente