Duas cidades paraibanas, Marcação e Baía da Traição, localizadas no Litoral Norte da Paraíba, estão entre os 10 municípios brasileiros com o maior percentual de pessoas indígenas residentes, conforme dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta segunda-feira (7).
Segundo o levantamento do instituto, a cidade de Marcação, que tem 8.999 habitantes, tem uma população indígena de cerca de 88,08%, na casa de 7.926 pessoas indígenas, o que a coloca na sexta posição no ranking de cidades brasileiras com maior percentual de pessoas indígenas residentes no Brasil.
Em relação a Baía de Traição, que tem 9.224 habitantes, cerca de 86,64% da população é composta por indígenas, na casa de 7.992, que coloca a cidade do Litoral Norte do estado na sétima posição de cidades brasileiras com o maior percentual de pessoas indígenas residentes no país.
Também conforme os dados divulgados pelo IBGE, somente a Paraíba tem cerca de 30.140 pessoas que são indígenas, o que corresponde a 0,76% da população total residente no estado.
Além disso, no território paraibano, 63,19% das pessoas residentes em terras indígenas são pessoas indígenas, o que representa o sexto maior percentual do tipo levando em consideração também números de outras cidades brasileiras.
Uma das terras indígenas na Paraíba, que é habitada pelo povo Potiguara, é a sétima região do país com mais pessoas indígenas no próprio território. Segundo o IBGE, 10.960 indígenas residem na terra Potiguara, o que significa um percentual de 93,69%.
Membros da comunidade indígena Aldeia Forte, localizada no município de Baía da Traição. — Foto: Valdith Lopes/Divulgação
Cidades com maior percentual de pessoas indígenas residentes no Brasil
Segundo o IBGE, as 10 cidades com maior percentual de pessoas indígenas no Brasil são as elencadas abaixo. A porcentagem indica a quantidade de indígenas em relação à população total de cada localidade. Os cinco primeiros municípios estão localizados na região Norte do país.
- Uiramutã (RR) – 96,60%
- Santa Isabel do Rio Negro (AM) – 96,17%
- São Gabriel da Cachoeira (AM) – 93,17%
- Amaturá (AM) – ,95%
- Normandia (RR) – 88,84%
- Marcação (PB) – 88,08%
- Baía da Traição (PB) – 86,64%
- Carnaubeira da Penha (PE) – 85,84%
- São Paulo de Olivença (AM) – 80,74%
- São João das Missões (MG) – 79,84%
Números nacionais
Em todo o Brasil, foram mapeadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) cerca de 573 terras indígenas declaradas, homologadas ou regularizadas até o dia 31 de julho de 2022.
Nacionalmente, são 4.832 municípios que têm alguma porcentagem de população indígena, como mostram os dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE. No levantamento anterior, em 2010, eram 4.480 cidades que se enquadravam nesses quesitos.
G1
Outras Notícias
DICAS DE NUTRICIONISTA: Alimentação e boa hidratação são essenciais para evitar a ressaca neste fim de ano
João Azevêdo lança Operação Verão 2025 e entrega duas novas viaturas para o Corpo de Bombeiros
Prefeitura de Sapé distribui 15 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social