A cegueira pode ser tida como uma condição irreversível para a maioria das pessoas – mas não para a ciência.
Pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, conseguiram restaurar a visão de 20 pessoas que tinham problemas na córnea após um experimento piloto que usou implantes feitos de um material nada óbvio: pele de porco.
Entre os voluntários do estudo, 14 pessoas que eram cegas conseguiram voltar a enxergar totalmente em até dois anos depois do procedimento.
Em um relatório da própria universidade, professores do departamento de Ciências Clínicas e Biomédicas explicaram que o implante de córnea é feito através de um processo de bioengenharia que extrai a proteína de colágeno da pele do porco.
Além dos ótimos resultados com os pacientes, os pesquisadores também descobriram que as próteses podem ser produzidas em larga escala e armazenadas por até dois anos, o que pode ajudar a diminuir as filas de espera por uma doação de córnea humana ao redor do mundo.
Insetos serão a comida do futuro?
Com o aumento da população mundial e o aquecimento global, problemas como insegurança alimentar e fome tendem a ser cada vez mais frequentes.
E justamente para tentar enfrentar esse problema e contribuir para uma indústria mais sustentável, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo alimentos feitos a partir de larvas de mosca.
Tem pãozinho feito de farinha de larvas e salsichas de mosca. Quem arrisca experimentar?
Nesse sentido, até mesmo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que é uma das agências das Nações Unidas, já alertou que os insetos serão grandes aliados da alimentação humana no futuro.
Aqui vai mais um spoiler: tem uma entrevista especial com o advogado Leonardo Muylaert, o Super-Homem brasileiro, que usa seus “poderes” de herói para espalhar o bem, e um vídeo emocionante de uma pequena Mulher Maravilha.
Parceria com o AdoteViCa
A cada programa, cães disponíveis para adoção do AdoteViCa marcam presença no estúdio.
Em 2017, descontentes com a venda de filhotes em uma franquia de petshop que haviam comprado, o casal Amanda Senna e Marcos Vieira da Cunha decidiu transformar a estrutura do negócio em um ponto de adoção.
Desde então, mantendo a oferta normal de serviços de um petshop, eles já mudaram a vida de mais de seis mil animais e famílias que optaram por adotar. Os gatos e cachorrinhos chegam ao ViCa, em sua maioria, pela parceria com a Recanto Bicho Feliz, uma ONG que reúne animais resgatados do abandono ou de situações de risco.
A página do Instagram, abastecida com os pets e suas histórias e também com os retratos das novas famílias de cada um, já conta com quase 190 mil seguidores – entre eles, alguns famosos. As chefs Paola Carosella e Bela Gil são exemplos de personalidades que passaram pelo centro de adoção e levaram pra casa novos membros da família.
Como fazer para adotar?
Além de ter muita vontade de ter um parceiro para a vida e, claro, responsabilidade para cuidar dele por muitos anos, o Adote ViCa tem algumas regras.
Para levar um animal para a casa, o centro de adoção exige que a pessoa seja maior de 18 anos de idade, e que leve o seu RG e comprovante de residência na hora de adotar.
O centro de adoção ViCa fica na Rua Pamplona, 1481, no bairro Jardins, em São Paulo. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 9h às 18h.
cnnbrasil
Outras Notícias
Diferente do grupo de Léa, Raniery afirma que oposição está unida
Além de Deda, Raniery diz que há mais insatisfeitos no grupo de Léa Toscano
Colisão entre três motocicletas deixa um homem morto no Centro de Guarabira