No governo Bolsonaro o Brasil caiu para 13* lugar no PIB global, mas em um ano do governo Lula, com a atração de mais de 97 bilhões de dólares, com uma grande reaproximação do mercado mundial, o pais terminou o ano de 2023, na oitava posição no ranking de PIB’s, ultrapassando os PIB’s de países como: Inglaterra, França, Turquia, México, Itália, Coreia do Sul e Espanha, considerando o ranking das 15 maiores economias mundiais.
Só para termos uma ideia, o México ocupava o primeiro lugar em atração de investimento estrangeiros, cerca de 37 bilhões, mas o Brasil chegou a quase 100 bilhões de investimentos atraídos entre os países, mais de duas vezes as atrações de investimento para o México.
O Brasil do presidente Lula em 2023, ficou em primeiro lugar, como o país que mais atraiu investimentos.
Outra observação importante é observar os países do BRICS, que se destacaram em 2023. China, Rússia, Índia e Brasil ocuparam posições de destaque.
Para os pessimistas de plantão, Lula, seu governo, em um ano, já superou as grandes expectativas do mercado global.
Em 2023, as exportações brasileiras chegaram a quase 338,0 bilhões de dólares e as importações representaram 240,9 bilhões. Uma margem de quase 100 bilhões de dólares de superávit.
O país entrou nos eixos, os preços caíram, a inflação foi controlada e a satisfação da população melhorou bastante. Que em 2024, façamos por onde melhore ainda mais.
PS. Neste artigo não estão inclusos os investimentos atraidos pelo governo Lula para as questões ambientais e infraestrutura em cooperação com outros países.
Outras Notícias
Fla Penta da Copa do Brasil 2024
Eleições dos Estados Unidos é Tudo a Mesma Coisa?
Olhos de Cronos – Por Belarmino Mariano.