Novo Campo de Petróleo na China poderá acelerar as mudancas nos rumos da economia global.

O mundo agora vai se reequilibrar do ponto de vista dos combustíveis fósseis. As três grandes potências. EUA, Rússia e China possuem reservas internacionais. Resta lembrar que duas potências estão unidas e já influenciam o mundo árabe também.

Essa notícia reacende a importância do mundo petróleo para além dos combustíveis, pois globalmente existem mais de 500 subprodutos derivados do petróleo que ainda não têm substitutos.

O fator econômico também será importante, pois a China diminuirá sua dependência energética e poderá vender seus produtos ainda mais baratos.

De acordo com a reportagem da Spunik (02/02/2024), além de petróleo, gás natural e xisto, estas reservas estão em locais de bom acesso para o trabalho de extração, o que favorece o baixo custo de produção.

A manutenção de Guerras como a da Ucrânia e agora o genocídio contra os palestinos em Gaza e no Oriente Médio, revelam que os Estados Unidos, estão vivendo uma crise política sem precedentes em sua história.

O conflito na Europa Oriental a partir da Ucrânia arrastou toda a Europa e os países da União Europeia para uma crise política, econômica e energética, pois os países europeus são fortemente dependentes do Petróleo russo e do Oriente Médio.

A guerra americano-sionista contra os palestinos também é motivada pela descoberta de grandes jazidas de petróleo e gás natural, tanto na Faixa de Gaza, quando em outros territórios palestinos como na Cisjordânia.

O Brasil como principal parceiro comercial chinês poderá se beneficiar dessa descoberta petrolífera na China, pois a Petrobrás, já é a oitava maior empresa de petróleo do mundo. Vale lembrar que recentemente o Brasil revelou através da Petrobrás que novas jazidas de petróleo foram encontradas na foz do Amazonas e regiões adjacentes. Isso reforça ainda mais o BRICS+.

Outra importante notícia é a adesão da Arábia Saudita ao BRICS+. Com isso, esse aumento da capacidade de extração e processamento petroquímico fora das grandes multinacionais dos EUA e dos grupos políticos Norte-americanos, criam uma nova geoeconomia global.

A China que ainda é dependente da importação de petróleo, quando essa nova refinaria estiver em funcionamento, os preços e o mercado certamente sentirão o impacto da economia chinesa com maior independência.

 

Por Belarmino Mariano