ALPB homenageia o espiritualista Sérgio Beltrão e o escritor Emerson Barros

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, nesta segunda-feira (08), proposta pelo deputado Francisco Garcia, para outorga das medalhas: “Epitácio Pessoa”, ao espiritualista Sérgio Beltrão; e “Augusto dos Anjos”, ao escritor Emerson Barros Aguiar, “pelos relevantes serviços prestados à Paraíba”. Agentes públicos, intelectuais, parentes e amigos dos homenageados prestigiaram o evento que aconteceu no Plenário “Deputado José Mariz”.

Sobre os homenageados, o deputado disse que que Sérgio Beltrão, através do Centro Espírita Alvorada Nova, tem desempenhado um papel fundamental no amparo espiritual e assistencial à população paraibana. “Seu comprometimento e dedicação merecem ser reconhecidos com a mais alta distinção desta Casa Legislativa: a Medalha Epitácio Pessoa. Essa homenagem é uma forma de expressar a nossa gratidão pelos seus serviços prestados em prol do bem-estar e desenvolvimento espiritual de nossos cidadãos”, disse o deputado.

Com relação a Emerson Araújo, o deputado disse que o escritor tem desempenhado um papel fundamental na preservação e promoção da cultura paraibana, “enriquecendo-a com a sua vasta produção literária, que abrange, crônicas, artigos, ensaios e livros”. “Seu trbalho o credencia a ser reconhecido pela ALPB, através dessa honraria. Ao longo de três décadas, Aguiar tem contribuído de maneira inestimável para a riqueza cultural do nosso estado”, acrescentou.

Sensibilizado com a homenagem, Sérgio Beltrão disse que a Medalha Epitácio Pessoa reconhece o trabalho que realiza ao longo dos últimos 30 anos. “Um trabalho de amparo, de socorro, num sentido bem mais amplo, espiritual, material a uma sociedade carente. Nós damos assistência lá na comunidade do Taipa, nós temos um trabalho com pessoas na experiência do câncer, e nesse momento, essa medalha, eu compartilho a honra de recebe-la com todos aqueles que fazem frente a esse trabalho conosco, com os voluntários”, disse.

Já Emerson Barros disse estar muito honrado, lisonjeado com essa homenagem do povo paraibano, através da ALPB. Ele também fez questão de agradecer a homenagem ressaltando as virtudes do proponente. “O Professor Francisco é um homem que tem uma sensibilidade muito grande, trabalha em defesa dos animais. O seu mandato é, sobretudo, um mandato cidadão, porque antes ele já se desdobrava nessa defesa, nesse esclarecimento constante que ele faz pelos direitos dos animais e consequentemente pelos direitos humanos, porque sensibilizar as pessoas para a causa animal é também sensibilizar a humanidade para um contingente tão importante que nos envolve com os quais nós convivemos”, afirmou.

Também prestigiaram o evento, o procurador da República Guilherme Ferraz, representando o Ministério Público Federal; o procurador da Fazenda Nacional, Jaime César de Araújo Dantas; o delegado Severino Pedro, professor da UFPB; a ativista Paula Frassinete, ex-vereadora de João Pessoa; o vereador Marcos Henriques, representando a Câmara Municipal de João Pessoa; e a advogada Fabiana Colaço, coordenadora da unidade jurídica da CEAN.

PERFIL DOS HOMENAGEADOS

Sérgio Beltrão é líder espiritualista e presidente do Centro Espiritualista Alvorada Nova, que desempenha um papel fundamental no amparo espiritual e assistencial à população paraibana. Desenvolve um trabalho dos mais louváveis, não somente na sede da entidade, mas principalmente nas próprias casas das pessoas assistidas, nos mais variados cantos do Nordeste e até país afora.

Emerson Barros de Aguiar, 50 anos, é escritor, professor e pai de três filhos. Tem Diploma de estudos Avançados pela Universidade de Zaragoza, na Espanha, e Mestrado em Filosofia pela UFPB. É autor dos livros “Ética: Instrumento de Paz e Justiça” e “Ética, Bioética e Deontologia”, ambos publicados pela editora Sankoré, de São Paulo. É ganhador da Comenda Ariano Suassuna, concedida pela Câmara Municipal de João Pessoa, e apresenta o programa semanal “Panorama” na TV Brasil, junto com Agassiz Almeida Filho. Mantém uma coluna semanal no Jornal A União, e outra no Ambiente de Leitura Carlos Romero.