Celebrado pelo 2º ano consecutivo em João Pessoa, a comemoração do Dia Internacional do Jazz acontecerá mais uma vez no Parque Cultural Casa da Pólvora com produção da Toroh Música & Cultural em co-realização com a Funjope/Prefeitura de João Pessoa, dia 28 de abril, domingo, a partir das 16h. Na programação de comemoração deste gênero mundialmente famoso que já possui mais de 120 anos de história, estão os shows da banda Freetozz convidando Helinho Medeiros e do grupo Parahyba Ska Jazz.
Criada em 2014, a banda Parahyba Ska Jazz surge através da busca de seus membros em fazerem algo diferente no cenário musical paraibano, bebendo da fonte Jamaicana do Ska e da essência do Jazz. Com um naipe de metais cheio de frases fortes e uma cozinha consistente e marcante, o grupo instrumental se destaca também pelos improvisos que permeiam as músicas. Em seu repertório estão músicas autorais e grandes clássicos, sempre realizando uma mistura dos ritmos jamaicanos e nordestinos com a pegada “ska-jazz”, o que resulta um som cheio de energia e vibração dançante que contagia o público durante seus shows.
Freetozz é um grupo de música instrumental que une elementos da música brasileira com ritmos da tradição oral como Maracatu, Ciranda, Baião, Frevo, Afoxé e Caboclinhos, com a liberdade da experimentação do Jazz e da psicodelia. O grupo desenvolve desde 2017 um projeto de música instrumental semanal no centro histórico da capital paraibana, criando e fortalecendo uma cena que vem se ampliando a cada ano, realizando também intercâmbios com músicos que desenvolvem trabalhos de música instrumental em diversos segmentos e de outras localidades. No show de domingo no Dia Internacional do Jazz, o grupo convidou o pianista e sanfoneiro Helinho Medeiros para juntos realizarem uma apresentação inédita!
Helinho Medeiros fará participação especial no show da banda Freetozz
O multifacetado músico Helinho Medeiros é sanfoneiro, pianista, professor, produtor e compositor, possuindo um extenso currículo que inclui gravações em mais de 100 títulos,
entre CDs e DVDs. Durante sua carreira, tem atuado no cenário artístico brasileiro e internacional, tocando com diversos grupos e artistas, percorrendo Europa, África, Ásia, América Latina e Caribe. Desde 2013 faz parte da banda do Cantor e Compositor Chico César, tendo assinado conjuntamente a Direção Musical do álbum “O amor é um ato revolucionário” (2019). Seu primeiro álbum intitulado “Véu da Aurora”, com participações de Chico César, Oswaldinho do Acordeon, Guegué Medeiros, Xisto Medeiros e Julian Sanchez, tem lançamento previsto ainda para 2024.
Criado em 2012, o Dia Internacional do Jazz é comemorado em 30 de Abril e tem o objetivo de lembrar a importância do gênero musical, bem como a sua contribuição na promoção da cultura afrodescendente e na luta pela liberdade e abolição da escravatura. A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo seu Embaixador da Boa Vontade e pianista Herbie Hancock.
Outras Notícias
Padre faz postagem fúnebre horas após ser indiciado pela PF
Operação cumpre mandado contra investigado por usar imagens de jornalistas em site de conteúdo adulto na Paraíba
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025