Celebrado pelo 2º ano consecutivo em João Pessoa, a comemoração do Dia Internacional do Jazz acontecerá mais uma vez no Parque Cultural Casa da Pólvora com produção da Toroh Música & Cultural em co-realização com a Funjope/Prefeitura de João Pessoa, dia 28 de abril, domingo, a partir das 16h. Na programação de comemoração deste gênero mundialmente famoso que já possui mais de 120 anos de história, estão os shows da banda Freetozz convidando Helinho Medeiros e do grupo Parahyba Ska Jazz.
Criada em 2014, a banda Parahyba Ska Jazz surge através da busca de seus membros em fazerem algo diferente no cenário musical paraibano, bebendo da fonte Jamaicana do Ska e da essência do Jazz. Com um naipe de metais cheio de frases fortes e uma cozinha consistente e marcante, o grupo instrumental se destaca também pelos improvisos que permeiam as músicas. Em seu repertório estão músicas autorais e grandes clássicos, sempre realizando uma mistura dos ritmos jamaicanos e nordestinos com a pegada “ska-jazz”, o que resulta um som cheio de energia e vibração dançante que contagia o público durante seus shows.
Freetozz é um grupo de música instrumental que une elementos da música brasileira com ritmos da tradição oral como Maracatu, Ciranda, Baião, Frevo, Afoxé e Caboclinhos, com a liberdade da experimentação do Jazz e da psicodelia. O grupo desenvolve desde 2017 um projeto de música instrumental semanal no centro histórico da capital paraibana, criando e fortalecendo uma cena que vem se ampliando a cada ano, realizando também intercâmbios com músicos que desenvolvem trabalhos de música instrumental em diversos segmentos e de outras localidades. No show de domingo no Dia Internacional do Jazz, o grupo convidou o pianista e sanfoneiro Helinho Medeiros para juntos realizarem uma apresentação inédita!
Helinho Medeiros fará participação especial no show da banda Freetozz
O multifacetado músico Helinho Medeiros é sanfoneiro, pianista, professor, produtor e compositor, possuindo um extenso currículo que inclui gravações em mais de 100 títulos,
entre CDs e DVDs. Durante sua carreira, tem atuado no cenário artístico brasileiro e internacional, tocando com diversos grupos e artistas, percorrendo Europa, África, Ásia, América Latina e Caribe. Desde 2013 faz parte da banda do Cantor e Compositor Chico César, tendo assinado conjuntamente a Direção Musical do álbum “O amor é um ato revolucionário” (2019). Seu primeiro álbum intitulado “Véu da Aurora”, com participações de Chico César, Oswaldinho do Acordeon, Guegué Medeiros, Xisto Medeiros e Julian Sanchez, tem lançamento previsto ainda para 2024.
Criado em 2012, o Dia Internacional do Jazz é comemorado em 30 de Abril e tem o objetivo de lembrar a importância do gênero musical, bem como a sua contribuição na promoção da cultura afrodescendente e na luta pela liberdade e abolição da escravatura. A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo seu Embaixador da Boa Vontade e pianista Herbie Hancock.
Outras Notícias
Corpo é encontrado com pedras no lugar do coração em Campina Grande
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente