Vídeo mostra esgoto e baratas na cozinha de creche em área nobre do DF

Após crianças passarem mal com sinais de intoxicação alimentar, pais flagraram condições insalubres na cozinha da creche Casa da Nanny, no Sudoeste, bairro nobre do Distrito Federal, na noite de sexta-feira (10/5).

Vídeos feitos no local mostram esgoto correndo pela janela, baratas e mosquitos pelo local de preparo dos alimentos. Algumas mães deixaram a creche chorando após o flagrante.

Veja:

Diversas crianças começaram a passar mal a partir de quarta-feira (8/5) com sintomas de intoxicação alimentar, como vômitos e diarreia. Nos casos mais extremos, houve necessidade de internação hospitalar.

Pais questionaram a qualidade da alimentação para a direção da creche. A princípio, a equipe responsável pela instituição negou qualquer falha na merenda e ainda argumentou que as crianças teriam passado mal por causa de uma virose.

Segundo as famílias, aproximadamente 15 crianças tiveram sintomas de intoxicação alimentar. Além das condições insalubres da cozinha, os pais descobriram mofo em panos, babadores e muitos buracos nas paredes.

A direção da creche comunicou aos pais que pretende fechar a unidade durante uma semana para corrigir os problemas, sem oferecer alternativa de atendimento.

Cardápio em xeque

O cardápio da creche é semanal. Mas, segundo algumas famílias, a lista não foi apresentada na primeira semana de maio. Assim, os pais não souberam o que estava sendo servido para as crianças.

Na quinta-feira (9/5), o cardápio apresentado para a janta coincidiu com os alimentos que as crianças vomitaram: arroz, feijão e frango. A creche havia previsto galinhada e caldo de feijão.

O almoço de quinta-feira (9/5) previa um feijão preto com carne, beterraba, brócolis e arroz. As famílias tiveram acesso a um prato que só tinha arroz, feijão e metade de um brócolis.

elas redes sociais, uma das mães desabafou e pediu Justiça. Ela classificou as condições da creche como “uma cena de horrores”.

Ouça:

Dia das Mães cancelado

Às 20h de sexta-feira, a creche cancelou a comemoração dos Dia das Mães, prevista para este sábado (11/5).

Famílias também alegam que a creche ainda não entregou o material individual das crianças. Desde janeiro, pais contaram que pagaram 12 parcelas de 99,90 pelos itens pedagógicos e livros. Até maio, receberam apenas os livros.

Outro lado

 A instituição enviou nota e reforçou a tese de que o local passou por um surto de virose. Além disso, afirmou que enviou os alimentos para testes para averiguar a suposta intoxicação alimentar.

“Não há esgoto aberto na cozinha. Em relação ao cardápio servido, garantimos que é seguido todo o cronograma enviado aos pais pelo canal direto com os pais e responsáveis. Queremos deixar claro que a instituição possui toda a documentação válida para o funcionamento junto a vigilância sanitária”, ressaltou o comunicado.

A direção ainda destacou que segue o cardápio oferecido, bem como que possui toda a documentação válida para o funcionamento junto a vigilância sanitária. “Nossa principal preocupação é o bem-estar dos menores”, afiançou a direção da creche da Nanny.

 

metropoles